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Seu veículo está pronto para 2025? Novas lei dos retrovisores exige visibilidade ampliada, ESC, DRL e mais 4 tecnologias essenciais

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 20/09/2025 às 20:01
Adicionar post Ícone do site Seu veículo está pronto para 2025? Novas lei dos retrovisores exige visibilidade ampliada, ESC, DRL e mais 4 tecnologias essenciais · Post Ctrl+K Salvar rascunho 30/100 Publicar Lista Estrutura Aviso de erro É necessário selecionar pelo menos 1 estados. É necessário definir uma imagem destacada. Aviso de erro É obrigatório associar uma Pauta para salvar este post. Alterar tipo ou estilo do bloco Mover bloco Parágrafo da posição 35 para a posição 34 O bloco Parágrafo está no final do conteúdo e não pode ser movido para baixo Mudar alinhamento do texto Mostra mais ferramentas do bloco Seu veículo está pronto para 2025? Novas lei dos retrovisores exige visibilidade ampliada, ESC, DRL e mais 4 tecnologias essenciais A partir de 2025, veículos novos no Brasil precisam atender a normas mais rígidas de segurança, incluindo retrovisores com campo de visão ampliado, controle eletrônico de estabilidade e sistemas de iluminação obrigatórios, aproximando o país dos padrões internacionais. As regras brasileiras de segurança veicular entram em 2025 com duas frentes principais. De um lado, o Conselho Nacional de Trânsito ampliou as exigências para retrovisores e sistemas equivalentes no transporte escolar, com foco na redução de pontos cegos ao redor de vans e micro-ônibus. De outro, o pacote de equipamentos obrigatórios em veículos 0 km — já válido para automóveis desde janeiro de 2024 — passa a alcançar os veículos de maior porte com a entrada definitiva do controle eletrônico de estabilidade (ESC) a partir de 1º de janeiro de 2025. Retrovisores no transporte escolar Para veículos destinados ao transporte coletivo de escolares, o Contran consolidou normas que determinam a utilização de espelhos retrovisores, sistemas câmera-monitor ou dispositivos equivalentes que garantam visão indireta adequada do entorno do veículo. O objetivo é ampliar o campo visual do condutor e mitigar áreas sem visibilidade, especialmente em manobras de embarque e desembarque. Essas diretrizes estão reunidas em resolução específica voltada ao segmento escolar. Além da consolidação normativa para o transporte escolar, há requisitos técnicos gerais para espelhos retrovisores aplicáveis a diversos tipos de veículos, incluindo ônibus e micro-ônibus. A regulamentação define parâmetros de desempenho e fixação, buscando assegurar estabilidade do espelho, ausência de distorções na imagem e capacidade de ajuste pelo motorista na posição de condução. No caso de ônibus e micro-ônibus que entrarem em produção a partir de 18 de outubro de 2025, novos veículos devem sair de fábrica adequados aos padrões técnicos atualizados de retrovisores. Para a frota já fabricada e registrada, as regras consolidadas vêm sendo aplicadas desde 2022. O recorte temporal visa permitir adaptação da indústria sem interromper a oferta de modelos homologados. Itens obrigatórios nos carros 0 km Desde 1º de janeiro de 2024, automóveis 0 km vendidos no Brasil precisam atender a um conjunto de recursos mínimos de segurança. Entre eles, estão: Controle eletrônico de estabilidade (ESC) Luzes diurnas de rodagem (DRL) Alerta de cinto de segurança Indicador de frenagem brusca Repetidores laterais de seta Teste de impacto lateral O pacote aproxima o padrão brasileiro de mercados com requisitos mais rígidos e busca reduzir colisões por perda de controle, aumentar a visibilidade diurna e melhorar a comunicação luminosa entre veículos. A presença do DRL foi incorporada ao regulamento nacional de iluminação veicular e passou a constar como exigência para novos modelos no país. O alerta de cinto de segurança combina aviso visual no painel e sinal sonoro quando o condutor roda sem o cinto afivelado. A obrigatoriedade desse alerta para o assento do motorista foi incorporada ao conjunto de exigências que entraram em vigor para os carros novos em 2024. Já o indicador de frenagem brusca utiliza o piscar intermitente das luzes de freio ou o acionamento automático do pisca-alerta em desacelerações intensas. Em paralelo, os repetidores laterais de seta — instalados nos retrovisores ou nos para-lamas — melhoram a sinalização da mudança de direção, sobretudo em ultrapassagens e conversões em vias multilane. O teste de impacto lateral passou a ser exigido na homologação de novos projetos, elevando o patamar mínimo de proteção estrutural. Segurança ampliada em vans, ônibus e caminhões A partir de 1º de janeiro de 2025, o ESC torna-se obrigatório também para vans, ônibus e caminhões novos saídos de fábrica. O sistema identifica tendência de derrapagem e atua nos freios de cada roda e na gestão do motor para ajudar o condutor a manter o veículo na trajetória, especialmente em desvios repentinos ou curvas feitas acima do limite de aderência. Em outras palavras, o cenário de 2025 cruza duas agendas: a de visão indireta aprimorada em veículos de transporte escolar e a de segurança ativa ampliada em veículos de maior porte. Para proprietários e frotistas, isso significa verificar a conformidade do veículo conforme sua categoria e ano-modelo, observando manual, etiquetas e especificações informadas pelo fabricante no ato da venda. O que observar na prática No ambiente escolar, condutores e gestores devem se certificar de que os espelhos ou sistemas câmera-monitor estejam corretamente ajustados à posição de condução e firmemente instalados. A checagem diária antes de iniciar o transporte — com atenção para o entorno do veículo em 360 graus — reduz a chance de incidentes em pátios e vias próximas às escolas. Para quem vai adquirir um 0 km, vale confirmar a presença de DRL, o funcionamento do alerta de cinto, a existência do indicador de frenagem brusca e dos repetidores laterais de seta, além de verificar a conformidade com os ensaios de impacto lateral e a disponibilidade do ESC. Nos veículos de carga e de transporte coletivo novos, o ESC passa a ser elemento obrigatório a partir deste ano. Sua frota — pessoal ou profissional — já cumpre as exigências de retrovisores e de segurança ativa que o Brasil exige em 2025? Mover para cimaMover para baixoAlternar painel: Fontes Nome do site https://monitordomercado. URL do artigo https://monitordomercado.com.br/noticias/307250-nova-lei-dos-retrovisores-ja-esta-em-vigor-para-todos-os-motoristas-brasileiros/# Exibir publicamente Adicionar Mover para cimaMover para baixoAlternar painel: Yoast SEO Premium SEO Legibilidade Dados estruturados Social Notícias Frase-chave de focoAjuda sobre a escolha da frase-chave de foco perfeita(Abre numa nova aba do navegador) retrovisor Obtenha frases-chave relacionadas(Abre numa nova aba do navegador) Aparência de pesquisa Determine como seu post deve aparecer nos resultados da pesquisa. Pré-visualizar como: Resultado para dispositivos móveisResultado para computadores Pré-visualização de URL: CPG Click Petroleo e Gas clickpetroleoegas.com.br Prévia do título de SEO: Seu veículo está pronto para 2025? Novas lei dos retrovisores exige ... Pré-visualização da metadescrição: set 20, 2025 - Novas regras de 2025 exigem retrovisores ampliados, ESC e DRL em veículos no Brasil. Veja as tecnologias obrigatórias de segurança. Título SEO Generate SEO title Inserir variável Título Separador Título do site Slug seu-veiculo-esta-pronto-para-2025-novas-lei-dos-retrovisores-exige-visibilidade-ampliada-esc-drl-e-mais-4-tecnologias-essenciais Metadescrição Generate meta description Inserir variável Novas regras de 2025 exigem retrovisores ampliados, ESC e DRL em veículos no Brasil. Veja as tecnologias obrigatórias de segurança. Análise de SEO premiumOK retrovisor Sinónimos da frase chaveAjude em sinônimos de palavras-chave(Abre numa nova aba do navegador) lei Resultado da análise Problemas (7) Links de saída: nenhum link de saída aparece nesta página. Adicione alguns! Frase-chave em atributos alt de imagem: Esta página não tem imagens, uma frase-chave ou ambos. Adicione algumas imagens com atributos alt que incluam a frase-chave ou sinônimos! Atributo alt da imagem: Nenhuma imagem encontrada nesta página. Adicione alguma! Links internos: Nenhum link interno aparece nesta página, Adicione alguns links! Frase-chave na introdução: Sua frase-chave, ou algum sinônimo, não está no primeiro parágrafo do texto. Certifique-se de que o assunto seja identificado imediatamente. Frase-chave usada anteriormente: Você já usou esta frase-chave várias vezes antes. Não use sua frase-chave mais de uma vez. Largura do título de SEO: O título de SEO é maior do que o limite visível. Tente encurtá-lo. Melhorias (2) Distruibuição de frase-chave: Desigual. Algumas partes do seu texto não contém a frase-chave ou algum sinônimo. Melhore sua distribuição no texto todo. Frase-chave no título de SEO: não contém a correspondência exata. Tente escrever a correspondência exata da sua frase-chave no título SEO e colocá-la no início do título. Bons resultados (10) Densidade da frase-chave: A frase-chave foi encontrada 8 vezes. Isso é ótimo! Tamanho da frase-chave: Bom trabalho! 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Novas lei dos retrovisores exige visibilidade ampliada, ESC, DRL e mais 4 tecnologias essenciais Definir imagem destacada Adicionar um resumo… 820 palavras, tempo de leitura de 4 minutos. Última edição um segundo atrás Status Rascunho Publicar Imediatamente Slug seu-veiculo-esta-pronto-para-2025-novas-lei-dos-retrovisores-exige-visibilidade-ampliada-esc-drl-e-mais-4-tecnologias-essenciais Autor Alisson Ficher Discussão Aberto Mover para a lixeira MonsterInsights Exclude page from Google Analytics Tracking Toggle to prevent Google Analytics from tracking this page. 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Novas lei dos retrovisores exige visibilidade ampliada, ESC, DRL e mais 4 tecnologias essenciais A partir de 2025, veículos novos no Brasil precisam atender a normas mais rígidas de segurança, incluindo retrovisores com campo de visão ampliado, controle eletrônico de estabilidade e sistemas de iluminação obrigatórios, aproximando o país dos padrões internacionais. As regras brasileiras de segurança veicular entram em 2025 com duas frentes principais. De um lado, o Conselho Nacional de Trânsito ampliou as exigências para retrovisores e sistemas equivalentes no transporte escolar, com foco na redução de pontos cegos ao redor de vans e micro-ônibus. De outro, o pacote de equipamentos obrigatórios em veículos 0 km — já válido para automóveis desde janeiro de 2024 — passa a alcançar os veículos de maior porte com a entrada definitiva do controle eletrônico de estabilidade (ESC) a partir de 1º de janeiro de 2025. Retrovisores no transporte escolar Para veículos destinados ao transporte coletivo de escolares, o Contran consolidou normas que determinam a utilização de espelhos retrovisores, sistemas câmera-monitor ou dispositivos equivalentes que garantam visão indireta adequada do entorno do veículo. O objetivo é ampliar o campo visual do condutor e mitigar áreas sem visibilidade, especialmente em manobras de embarque e desembarque. Essas diretrizes estão reunidas em resolução específica voltada ao segmento escolar. Além da consolidação normativa para o transporte escolar, há requisitos técnicos gerais para espelhos retrovisores aplicáveis a diversos tipos de veículos, incluindo ônibus e micro-ônibus. A regulamentação define parâmetros de desempenho e fixação, buscando assegurar estabilidade do espelho, ausência de distorções na imagem e capacidade de ajuste pelo motorista na posição de condução. No caso de ônibus e micro-ônibus que entrarem em produção a partir de 18 de outubro de 2025, novos veículos devem sair de fábrica adequados aos padrões técnicos atualizados de retrovisores. Para a frota já fabricada e registrada, as regras consolidadas vêm sendo aplicadas desde 2022. O recorte temporal visa permitir adaptação da indústria sem interromper a oferta de modelos homologados. Itens obrigatórios nos carros 0 km Desde 1º de janeiro de 2024, automóveis 0 km vendidos no Brasil precisam atender a um conjunto de recursos mínimos de segurança. Entre eles, estão: Controle eletrônico de estabilidade (ESC) Luzes diurnas de rodagem (DRL) Alerta de cinto de segurança Indicador de frenagem brusca Repetidores laterais de seta Teste de impacto lateral O pacote aproxima o padrão brasileiro de mercados com requisitos mais rígidos e busca reduzir colisões por perda de controle, aumentar a visibilidade diurna e melhorar a comunicação luminosa entre veículos. A presença do DRL foi incorporada ao regulamento nacional de iluminação veicular e passou a constar como exigência para novos modelos no país. O alerta de cinto de segurança combina aviso visual no painel e sinal sonoro quando o condutor roda sem o cinto afivelado. A obrigatoriedade desse alerta para o assento do motorista foi incorporada ao conjunto de exigências que entraram em vigor para os carros novos em 2024. Já o indicador de frenagem brusca utiliza o piscar intermitente das luzes de freio ou o acionamento automático do pisca-alerta em desacelerações intensas. Em paralelo, os repetidores laterais de seta — instalados nos retrovisores ou nos para-lamas — melhoram a sinalização da mudança de direção, sobretudo em ultrapassagens e conversões em vias multilane. O teste de impacto lateral passou a ser exigido na homologação de novos projetos, elevando o patamar mínimo de proteção estrutural. Segurança ampliada em vans, ônibus e caminhões A partir de 1º de janeiro de 2025, o ESC torna-se obrigatório também para vans, ônibus e caminhões novos saídos de fábrica. O sistema identifica tendência de derrapagem e atua nos freios de cada roda e na gestão do motor para ajudar o condutor a manter o veículo na trajetória, especialmente em desvios repentinos ou curvas feitas acima do limite de aderência. Em outras palavras, o cenário de 2025 cruza duas agendas: a de visão indireta aprimorada em veículos de transporte escolar e a de segurança ativa ampliada em veículos de maior porte. Para proprietários e frotistas, isso significa verificar a conformidade do veículo conforme sua categoria e ano-modelo, observando manual, etiquetas e especificações informadas pelo fabricante no ato da venda. O que observar na prática No ambiente escolar, condutores e gestores devem se certificar de que os espelhos ou sistemas câmera-monitor estejam corretamente ajustados à posição de condução e firmemente instalados. A checagem diária antes de iniciar o transporte — com atenção para o entorno do veículo em 360 graus — reduz a chance de incidentes em pátios e vias próximas às escolas. Para quem vai adquirir um 0 km, vale confirmar a presença de DRL, o funcionamento do alerta de cinto, a existência do indicador de frenagem brusca e dos repetidores laterais de seta, além de verificar a conformidade com os ensaios de impacto lateral e a disponibilidade do ESC. Nos veículos de carga e de transporte coletivo novos, o ESC passa a ser elemento obrigatório a partir deste ano. Sua frota — pessoal ou profissional — já cumpre as exigências de retrovisores e de segurança ativa que o Brasil exige em 2025? Mover para cimaMover para baixoAlternar painel: Fontes Nome do site https://monitordomercado. 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Frase-chave na introdução: Sua frase-chave, ou algum sinônimo, não está no primeiro parágrafo do texto. Certifique-se de que o assunto seja identificado imediatamente. Frase-chave usada anteriormente: Você já usou esta frase-chave várias vezes antes. Não use sua frase-chave mais de uma vez. Largura do título de SEO: O título de SEO é maior do que o limite visível. Tente encurtá-lo. Melhorias (2) Distruibuição de frase-chave: Desigual. Algumas partes do seu texto não contém a frase-chave ou algum sinônimo. Melhore sua distribuição no texto todo. Frase-chave no título de SEO: não contém a correspondência exata. Tente escrever a correspondência exata da sua frase-chave no título SEO e colocá-la no início do título. Bons resultados (10) Densidade da frase-chave: A frase-chave foi encontrada 8 vezes. Isso é ótimo! Tamanho da frase-chave: Bom trabalho! Frase-chave na metadescrição: Frase-chave ou sinônimo aparece na metadescrição. Bom trabalho! Tamanho da metadescrição: Bom trabalho! Single title: You don’t have multiple H1 headings, well done! Frase-chave na slug: bom trabalho! Frase-chave em subtítulo: 2 dos seus subtítulos H2 ou H3 correspondem ao tópico do seu texto. Bom trabalho! Competing links: There are no links which use your keyphrase or synonym as their anchor text. Nice! Text length: The text contains 820 words. Good job! Título: Sua página tem um título. Bom trabalho! Adicionar frase-chave relacionada Rastrear desempenho de SEO Sugestão de links internos Conteúdo estrutural Avançado Insights Mover para cimaMover para baixoAlternar painel: Informações do artigo play_circle Vídeos Incorporação de vídeo do artigo, isso substituirá a imagem de destaque. Vídeos URL do vídeo (YouTube) Mover para cimaMover para baixoAlternar painel: Gerar imagem para posts Gerar imagem para posts Post Bloco Seu veículo está pronto para 2025? Novas lei dos retrovisores exige visibilidade ampliada, ESC, DRL e mais 4 tecnologias essenciais Definir imagem destacada Adicionar um resumo… 820 palavras, tempo de leitura de 4 minutos. Última edição um segundo atrás Status Rascunho Publicar Imediatamente Slug seu-veiculo-esta-pronto-para-2025-novas-lei-dos-retrovisores-exige-visibilidade-ampliada-esc-drl-e-mais-4-tecnologias-essenciais Autor Alisson Ficher Discussão Aberto Mover para a lixeira MonsterInsights Exclude page from Google Analytics Tracking Toggle to prevent Google Analytics from tracking this page. 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A partir de 2025, veículos novos no Brasil precisam atender a normas mais rígidas de segurança, incluindo retrovisores com campo de visão ampliado, controle eletrônico de estabilidade e sistemas de iluminação obrigatórios, aproximando o país dos padrões internacionais.

As regras brasileiras de segurança veicular entram em 2025 com duas frentes principais.

De um lado, o Conselho Nacional de Trânsito ampliou as exigências para retrovisores e sistemas equivalentes no transporte escolar, com foco na redução de pontos cegos ao redor de vans e micro-ônibus.

De outro, o pacote de equipamentos obrigatórios em veículos 0 km — já válido para automóveis desde janeiro de 2024 — passa a alcançar os veículos de maior porte com a entrada definitiva do controle eletrônico de estabilidade (ESC) a partir de 1º de janeiro de 2025.

Retrovisores no transporte escolar

Para veículos destinados ao transporte coletivo de escolares, o Contran consolidou normas que determinam a utilização de espelhos retrovisores, sistemas câmera-monitor ou dispositivos equivalentes que garantam visão indireta adequada do entorno do veículo.

O objetivo é ampliar o campo visual do condutor e mitigar áreas sem visibilidade, especialmente em manobras de embarque e desembarque.

Essas diretrizes estão reunidas em resolução específica voltada ao segmento escolar.

Além da consolidação normativa para o transporte escolar, há requisitos técnicos gerais para espelhos retrovisores aplicáveis a diversos tipos de veículos, incluindo ônibus e micro-ônibus.

A regulamentação define parâmetros de desempenho e fixação, buscando assegurar estabilidade do espelho, ausência de distorções na imagem e capacidade de ajuste pelo motorista na posição de condução.

No caso de ônibus e micro-ônibus que entrarem em produção a partir de 18 de outubro de 2025, novos veículos devem sair de fábrica adequados aos padrões técnicos atualizados de retrovisores.

Para a frota já fabricada e registrada, as regras consolidadas vêm sendo aplicadas desde 2022.

O recorte temporal visa permitir adaptação da indústria sem interromper a oferta de modelos homologados.

Itens obrigatórios nos carros 0 km

Desde 1º de janeiro de 2024, automóveis 0 km vendidos no Brasil precisam atender a um conjunto de recursos mínimos de segurança.

Entre eles, estão:

  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
  • Luzes diurnas de rodagem (DRL)
  • Alerta de cinto de segurança
  • Indicador de frenagem brusca
  • Repetidores laterais de seta
  • Teste de impacto lateral

O pacote aproxima o padrão brasileiro de mercados com requisitos mais rígidos e busca reduzir colisões por perda de controle, aumentar a visibilidade diurna e melhorar a comunicação luminosa entre veículos.

A presença do DRL foi incorporada ao regulamento nacional de iluminação veicular e passou a constar como exigência para novos modelos no país.

O alerta de cinto de segurança combina aviso visual no painel e sinal sonoro quando o condutor roda sem o cinto afivelado.

A obrigatoriedade desse alerta para o assento do motorista foi incorporada ao conjunto de exigências que entraram em vigor para os carros novos em 2024.

Já o indicador de frenagem brusca utiliza o piscar intermitente das luzes de freio ou o acionamento automático do pisca-alerta em desacelerações intensas.

Em paralelo, os repetidores laterais de seta — instalados nos retrovisores ou nos para-lamas — melhoram a sinalização da mudança de direção, sobretudo em ultrapassagens e conversões em vias multilane.

O teste de impacto lateral passou a ser exigido na homologação de novos projetos, elevando o patamar mínimo de proteção estrutural.

Segurança ampliada em vans, ônibus e caminhões

A partir de 1º de janeiro de 2025, o ESC torna-se obrigatório também para vans, ônibus e caminhões novos saídos de fábrica.

O sistema identifica tendência de derrapagem e atua nos freios de cada roda e na gestão do motor para ajudar o condutor a manter o veículo na trajetória, especialmente em desvios repentinos ou curvas feitas acima do limite de aderência.

Em outras palavras, o cenário de 2025 cruza duas agendas: a de visão indireta aprimorada em veículos de transporte escolar e a de segurança ativa ampliada em veículos de maior porte.

Para proprietários e frotistas, isso significa verificar a conformidade do veículo conforme sua categoria e ano-modelo, observando manual, etiquetas e especificações informadas pelo fabricante no ato da venda.

O que observar na prática

No ambiente escolar, condutores e gestores devem se certificar de que os espelhos ou sistemas câmera-monitor estejam corretamente ajustados à posição de condução e firmemente instalados.

A checagem diária antes de iniciar o transporte — com atenção para o entorno do veículo em 360 graus — reduz a chance de incidentes em pátios e vias próximas às escolas.

Para quem vai adquirir um 0 km, vale confirmar a presença de DRL, o funcionamento do alerta de cinto, a existência do indicador de frenagem brusca e dos repetidores laterais de seta, além de verificar a conformidade com os ensaios de impacto lateral e a disponibilidade do ESC.

Nos veículos de carga e de transporte coletivo novos, o ESC passa a ser elemento obrigatório a partir deste ano.

Sua frota — pessoal ou profissional — já cumpre as exigências de retrovisores e de segurança ativa que o Brasil exige em 2025?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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