O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em São Paulo (Senai) anunciou a abertura de vagas em cursos de tecnologia para aqueles com interesse em turbinar o currículo e, assim, sair na frente no mercado de trabalho.
De acordo com a instituição, o objetivo dessas oportunidades é ampliar a força de trabalho do Brasil no setor de tecnologia da informação.
Nesse sentido, foram abertas 25 mil vagas em capacitações, em parceria com gigantes do setor, como Google, Microsoft, Amazon, Oracle e Cisco. Conforme o Senai, essas chances estão abertas por conta de um projeto piloto que começou no ano de 2021.
Depois do sucesso desse programa, foi lançado um programa educacional completo que, ao longo dos anos, já capacitou mais de 150 mil alunos.
- Com a escassez de profissionais capacitados no setor de Transporte, o SEST SENAT oferece vagas em cursos gratuitos 100% online e com certificado grátis para profissionais que atuam nesse setor
- Cursos gratuitos na área da saúde: Ministério da Saúde e SUS oferecem qualificação online (EAD) sobre fitoterapia, musicoterapia e florais
- FGV oferece 216 cursos gratuitos online (EAD) em diversas áreas do conhecimento com capacitações flexíveis e certificado de participação
- SENAC oferece cursos gratuitos de formação técnica nas áreas mais promissoras do mercado como estética, enfermagem e mais
Os cursos gratuitos no Senai
Segundo consta no site do Senai em checagem realizada neste sábado, 13 de abril, ao todo, são 76 cursos. Essas chances, que são gratuitas, envolvem oportunidades como formação em Desenvolvimento de Sistemas e Rede de Computadores, além de aperfeiçoamentos para as certificações de Desenvolvimento, Nuvem, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Segurança Cibernética e Redes.
Quem pode se inscrever
De acordo com o Senai, dentre os pré-requisitos para realização do curso, estão, por exemplo, o interessado ter ao menos 16 anos. Além disso, é preciso que a pessoa tenha concluído o ensino fundamental e possua alguns conhecimentos específicos, que variam conforme o curso.
Não suficiente, a instituição ressalta que os alunos matriculados contarão com uma formação visando o desenvolvimento de competências. Isso, conforme o Senai, inclui a supervisão de um profissional legalmente habilitado para que eles possam aplicar seus conhecimentos nas áreas de acordo com normas técnicas, padrão de qualidade, usabilidade, ergonomia, acessibilidade e segurança.