1. Início
  2. / Construção
  3. / Senai abre 25 vagas para o primeiro curso gratuito de operadores de usinas termelétricas em SC
Localização SC Tempo de leitura 3 min de leitura

Senai abre 25 vagas para o primeiro curso gratuito de operadores de usinas termelétricas em SC

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/02/2022 às 12:19
Senai - SC - cursos gratuitos - curso gratuito - usina termelétrica - usinas termelétricas
Ação do Senai em parceria com a Diamante Geração de Energia qualificará profissionais para atuarem no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda – foto: Divulgação/Senai

Com a falta de mão de obra qualificada para operar usinas termelétricas, o SENAI decidiu abrir 25 vagas em cursos gratuitos para capacitar operadores de usina em SC      

Logo no primeiro dia de Fevereiro, na última terça-feira, o SENAI anunciou que está desenvolvendo em suas dependências um curso voltado à qualificação de operadores de usina termelétrica. Os cursos gratuitos estão sendo desenvolvidos unidade SENAI de Capivari de Baixo, município de SC, onde está localizada a única usina termelétrica do estado.  

Leia também

SENAI está desenvolvendo o primeiro curso gratuito para capacitar operadores de usinas termelétricas em SC

A rede SENAI resolveu atender à um apelo da empresa Diamante Geração de Energia, a nova proprietária da Usina Termelétrica Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, que por muito pouco não teve que encerrar suas operações e ser fechada.

Apesar disso, o cenário se reverteu após uma grande mobilização, que resultou na aprovação da lei 14.300/22, que foi sancionada pelo presidente da república, no dia 5 de janeiro deste ano. Mas para que as termelétricas de todo o país pudessem voltar a operar com eficiência, principalmente a termelétrica de Capivari de Baixo, que não estava em condições de funcionamento por falta de colaboradores, foi necessário encontrar uma solução para resolver o problema de falta de mão de obra qualificada.

Desse modo, restou à nova dona da Usina Termelétrica Jorge Lacerda, de Capivari de Baixo, buscar ao SENAI, para que o mesmo pudesse desenvolver algum programa de qualificação profissional destinado à formação de operadores de usinas termelétricas.

Curso gratuito para operador de usina termelétrica no SENAI

O SENAI então desenvolveu o curso gratuito de Operador de Usina, sendo o único do Estado de Santa Catarina. As inscrições, que abriram na última terça-feira, dia 1º de fevereiro, irão até o dia 11 deste mês.

Os interessados terão que passar por um processo seletivo. O curso terá inicialmente apenas 25 vagas, sendo para maiores de 18 anos e que já tenham uma formação técnica em Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica e/ou Automação Industrial. O curso terá duração de um ano e as 700 horas de aula serão ministradas somente no período da noite, já a partir de 1º de março, com término previsto para dezembro. Acesse o formulário de inscrição neste link.

A principal intenção da Diamante Geração de Energia e do SENAI é qualificar e inserir uma mão de obra profissional dentro do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. A usina sempre está precisando de profissionais habilitados à trabalharem na unidade. Parte do investimento na capacitação dos futuros profissionais operadores de usina, será financiada pela Diamante Geração de Energia, já que é a principal interessada e é a atual gestora da usina de Santa Catarina.  

Estágio na usina

Cerca de 15 alunos serão selecionados ao longo do curso, para terem a oportunidade de realizar um estágio remunerado dentro das dependências da usina, isso durante os últimos seis meses do curso, em horário paralelo ao horário do processo de aprendizado.

Todas as aulas ocorrerão no SENAI de Capivari de Baixo e a maioria das disciplinas serão ministradas pelos próprios técnicos e engenheiros da Usina Termelétrica Jorge Lacerda. Os interessados deverão preencher um formulário eletrônico que está disponível neste link.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos