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Seawise Giant, o MAIOR navio petroleiro do mundo com quase meio quilômetro de extensão e 650 mil toneladas, chegando a superar Changsha IFS Tower T1 – o edifício mais alto da China!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/03/2024 às 12:30
Seawise Giant, o MAIOR navio petroleiro do mundo com 458,45 metros, 650 mil toneladas
Foto: Reprodução/Mar sem fim

Conheça o maior navio petroleiro do mundo com quase meio quilômetro de extensão. O Seawise Giant contava com tonelagem de peso morto de mais de 650 mil toneladas.

Alguns dos maiores navios do mundo surgem, principalmente na forma de petroleiros, cargueiros e navios de cruzeiro. Essas mega máquinas são colossos  da engenharia, contribuindo para uma grande parcela do transporte de passageiros. Neste artigo conheceremos o maior navio petroleiro do mundo, chamado de Seawise Giant.

Antes de mais nada, o Seawise Giant também recebeu o nome de Happy Giant e Knock Nevis. Este é o maior navio petroleiro do mundo já construído, com 458,45 metros, ou quase meio quilômetro de extensão, maior que a altura de muitos edifícios mais altos do mundo.

O Seawise Giant, maior navio do mundo mais tarde chamado de Happy Giant, foi um superpetroleiro Ultra Large Crude Carrier (ULCC) considerado o navio autopropulsado mais longo da história. Sua construção aconteceu entre 1974 e 1979 pela Sumitomo Heavy Industries em Yokosuka, Kanagawa, Japão.

Construção do maior navio do mundo aconteceu em 1979

Este navio ostentava a maior tonelagem de peso morto já registrada, com um deslocamento de 657.019 toneladas quando totalmente carregado. As âncoras do maior navio petroleiro do mundo eram igualmente impressionantes, pesando 36 toneladas cada.

O navio tinha um calado de 29,8 metros, uma largura impressionante de 68,8 metros e podia alcançar uma velocidade de 16 nós. A embarcação tinha uma impressionante área de convés de 31.541 metros quadrados, 46 tanques e a missão de conectar o Oriente Médio aos Estados Unidos. Durante 7 anos, conseguiu cumprir esta tarefa sem grandes contratempos. Contudo, em 1988, uma guerra cruzou seu caminho.

Maior Navio do Mundo passou por longo processo de arbitragem

A princípio, o navio permaneceu sem um nome oficial, sendo identificado apenas pelo número do casco, 1016. Contudo, durante os testes no mar, o maior navio do mundo apresentou graves problemas de vibração ao navegar de ré. O proprietário grego recusou-se a aceitá-lo, e a embarcação foi submetida a um longo processo de arbitragem. Finalmente, o estaleiro exerceu seu direito de vendê-lo.

Para isso, um acordo foi negociado com o fundador da Hong Kong Orient Overseas Container Line para alongar o casco em vários metros e adicionar 146.152 toneladas de capacidade de carga através de jumborização, sistema que possibilita o aumento da capacidade de carga mediante a realização de um corte transversal vertical em seu casco e a interseção de um novo conjunto de porões, que são posteriormente fundidos ao casco original. 

Originalmente, o maior navio petroleiro do mundo foi encomendado em 1974 por um magnata grego. Contudo, o proprietário não conseguiu pagar em 1979. O navio, sem nome e identificado apenas pelo número do casco, ficou sujeito a um longo processo de arbitragem.

Maior navio do mundo afundou no Irã

O nome Seawise Giant foi escolhido por Tung. Finalmente, foi lançado ao mar em 1981 com uma capacidade de carga de 564.763 toneladas de peso morto. Suas origens remontam à década de 1970, uma época em que o fechamento do Canal de Suez incentivou as empresas de navegação a investir em navios de tamanho XXL que pudessem viajar ao redor do Cabo da Boa Esperança.

Em 1988, uma guerra cruzou a proa do maior navio petroleiro do mundo, o conflito entre Irã e Iraque. Devido aos seus armazéns abarrotados de petróleo bruto iraniano, se tornou um alvo perfeito para a Força Aérea Iraquiana. Como resultado, o maior navio do mundo afundou na costa da Ilha Larak, Irã. A operação de reflutuação e reparo foi concluída em 1989, e o navio saiu de Singapura com um novo nome: Happy Giant.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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