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São Paulo sem motoristas? Trem automático avança na capital com tecnologia de ar comprimido e zero poluição

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 09/08/2025 às 21:43
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Sistema automatizado vai ligar a CPTM aos três terminais do Aeroporto de Guarulhos com promessa de reduzir tempo de deslocamento e eliminar emissão de poluentes. Projeto de 2,7 km deve iniciar operação assistida em agosto de 2025.

Um novo sistema de transporte automatizado, movido por ar comprimido e sem emissão de poluentes, está prestes a entrar em operação para conectar a estação Aeroporto–Guarulhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a todos os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Conhecido como People Mover, o modal atingiu as etapas finais de testes operacionais e deve iniciar funcionamento assistido em 31 de agosto de 2025, com inauguração oficial prevista para setembro.

Pela primeira vez, dois trens circularam de forma simultânea, totalmente autônoma e sem condutor, em vias paralelas.

O teste incluiu protocolos de segurança internacional e foi considerado um dos últimos passos antes da liberação para o público.

Mudança no deslocamento entre terminais

Trem automático movido a ar comprimido vai ligar CPTM aos terminais do Aeroporto de Guarulhos em 6 minutos, sem poluir.
Trem automático movido a ar comprimido vai ligar CPTM aos terminais do Aeroporto de Guarulhos em 6 minutos, sem poluir.

O People Mover substituirá os ônibus que atualmente fazem o transporte gratuito entre a estação da Linha 13-Jade e os três terminais do aeroporto.

Com quatro estações — uma na ligação ferroviária e outra em cada terminal — o percurso será realizado em cerca de seis minutos, reduzindo quase pela metade o tempo atual de deslocamento.

A capacidade estimada é de até 2 mil passageiros por hora em cada sentido, com intervalos de seis minutos entre as viagens.

O sistema foi projetado para atender de forma contínua ao fluxo intenso de usuários do maior aeroporto do país.

Tecnologia e operação

O projeto utiliza a tecnologia Aeromóvel, um modelo de transporte automatizado sobre trilhos elevados.

Nesse sistema, o veículo é impulsionado por ar comprimido gerado por ventiladores ou compressores instalados nas estações.

O ar é direcionado por dutos, criando um diferencial de pressão que movimenta os trens.

Como não há motores a bordo, os veículos são mais leves, eficientes e silenciosos, além de não emitirem poluentes diretamente.

A ausência de motores reduz custos de manutenção e aumenta a vida útil do equipamento.

A tecnologia também garante alta segurança, já que a compressibilidade do ar impede colisões.

Histórico e atrasos

O contrato para construção foi assinado em setembro de 2021 e as obras começaram em junho de 2022.

Inicialmente, a previsão de entrega era o final de 2024.

Entretanto, o cronograma sofreu mudanças, sendo adiado para março de 2025 e, depois, para o segundo semestre do ano.

Em julho de 2025, imagens mostraram os trens circulando sem passageiros, já em fase avançada de testes.

Dias depois, foram realizados ensaios com circulação simultânea em sentidos opostos, o que consolidou a definição da data de início da operação assistida.

Impacto esperado

Com aproximadamente 2,7 quilômetros de extensão, o Aeromóvel de Guarulhos será o maior sistema do tipo na América Latina.

Terá três trens — dois operacionais e um de reserva — equipados com ar-condicionado, acesso à internet sem fio e painéis de informações em tempo real.

A construção elevada permite operação livre de interferências com o tráfego terrestre, evitando atrasos causados por congestionamentos e melhorando o fluxo de passageiros, especialmente nos horários de pico.

O novo modal também reforça a imagem do aeroporto como um polo de mobilidade sustentável.

A substituição dos ônibus por um sistema automatizado reduzirá o impacto ambiental e deve oferecer mais previsibilidade aos horários de chegada e partida.

Além disso, a ligação direta com a CPTM pode incentivar mais passageiros a optarem pelo transporte ferroviário em vez do automóvel, contribuindo para diminuir o trânsito nas vias de acesso ao aeroporto.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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