Rimac Nevera, intitulado como o carro elétrico mais rápido do mundo, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir a velocidade de um Honda Civic Type R de marcha ré.
Um novo recorde foi estabelecido no Centro de Testes Automotivos de Papenburg, na Alemanha. O carro elétrico mais rápido do mundo, Rimac Nevera, conquistou um feito incrível, alcançando a impressionante velocidade de 275,74 km/h em marcha ré, isto é, alcançou a velocidade máxima de um Honda Civic Type R “de costas”.
Entenda como o carro elétrico mais rápido do mundo quebrou este recorde
O engenheiro-chefe do Nevera, Matija Renic, expressou surpresa quanto à realização deste feito com o carro elétrico. Durante o desenvolvimento, a equipe percebeu que o Rimac Nevera poderia ser o carro mais rápido do mundo em marcha ré, entretanto, riram bastante da ideia.
Afinal, a aerodinâmica, o resfriamento e a estabilidade do carro elétrico mais rápido do mundo não foram originalmente projetados para deslocamentos de alta velocidade em marcha ré. Entretanto, começaram a discutir sobre como seria divertido tentar isso.
- Manutenção do Carro: descubra se deve procurar um mecânico, loja de peças ou fazer você mesmo
- Um Porsche Carrera GT está abandonado há mais de 10 anos em uma concessionária, e ninguém parece querer tirá-lo de lá
- Desastre Nuclear de Fukushima: Explorador encontra toneladas de carros raros espalhados pela Zona de Exclusão
- Lecar 459: “Tesla brasileiro” de Elon Musk brasileiro revela interior com novas opções de personalização do híbrido nacional
As simulações indicaram que poderia ser possível ultrapassar muito além dos 240 km/h, entretanto, não havia muita ideia de quão estável seria. O engenheiro da montadora afirma que o veículo estava entrando em um terreno desconhecido.
Dificuldades enfrentadas
Segundo Goran Drndak, o piloto de testes da Rimac, dirigir nesta posição não foi fácil. Na volta em si, definitivamente levou um tempo para se acostumar. Você está olhando direto para outro sentido e o cenário passa em um flash ao acelerar mais e mais, sentindo seu pescoço sendo jogado para frente, quase a mesma sensação que teria sob uma frenagem brusca.
É necessário mover o volante gentilmente e com cuidado para não descuidar do balanço, olhando para o seu caminho e buscando o seu ponto de frenagem pelo retrovisor, tudo enquanto dá uma olhada no velocímetro. Por ser completamente antinatural para o modo que o carro foi desenvolvido, o Rimac Nevera atingiu um novo recorde.
Rimac Nevera poderia ter ido além
O carro elétrico mais rápido do mundo poderia ter ido mais além, visto que conta com uma programação eletrônica para não permitir que ele seja mais rápido ainda. Sem esta programação, o modelo pode alcançar a marca dos 320 km/h em 11 segundos.
O esportivo atingiu essa façanha devido à sua marcha única, conceito comum dos carros elétricos que elimina a necessidade de marchas tradicionais. Com o resultado, o Rimac adicionou mais um marco em sua lista de 20 recordes. No começo do ano, o Rimac Nevera entrou para o Guinness Book ao atingir de 0 a 100 km/h em apenas 1,8 segundo.
Com um preço de aproximadamente R$ 12 milhões, o carro elétrico mais rápido do mundo une quatro motores elétricos, sendo um em cada roda, que geram 1.914 cavalos e 240,8 kgfm de torque. Equipado com uma bateria de 120 kWh, oferece até 490 km de autonomia no ciclo europeu e pode chegar aos 400 km/h sem uma gota de gasolina. Além disso, o modelo possui um supercomputador Nvidia a bordo, uma máquina que ajusta o torque enviado para cada roda cerca de 100 vezes por segundo.
Estudantes criam carro elétrico que vai de 0 a 100 em menos de 1 segundo
O protótipo chamado Mythen, foi desenvolvido por um grupo acadêmico da Escola Politécnica Federal de Zurique e da Universidade de Lucerna (Suíça) para chegar de 0 a 100 km/h. O teste foi realizado no circuido suíço de Dübendorf, onde o elétrico cravou o tempo de 0 a 100 km/h em apenas 0,956 milésimos de segundo para realizar o feito. O modelo conta com 326 cavalos e motores nas quatro rodas.