Rimac Nevera, intitulado como o carro elétrico mais rápido do mundo, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir a velocidade de um Honda Civic Type R de marcha ré.
Um novo recorde foi estabelecido no Centro de Testes Automotivos de Papenburg, na Alemanha. O carro elétrico mais rápido do mundo, Rimac Nevera, conquistou um feito incrível, alcançando a impressionante velocidade de 275,74 km/h em marcha ré, isto é, alcançou a velocidade máxima de um Honda Civic Type R “de costas”.
Entenda como o carro elétrico mais rápido do mundo quebrou este recorde
O engenheiro-chefe do Nevera, Matija Renic, expressou surpresa quanto à realização deste feito com o carro elétrico. Durante o desenvolvimento, a equipe percebeu que o Rimac Nevera poderia ser o carro mais rápido do mundo em marcha ré, entretanto, riram bastante da ideia.
Afinal, a aerodinâmica, o resfriamento e a estabilidade do carro elétrico mais rápido do mundo não foram originalmente projetados para deslocamentos de alta velocidade em marcha ré. Entretanto, começaram a discutir sobre como seria divertido tentar isso.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
As simulações indicaram que poderia ser possível ultrapassar muito além dos 240 km/h, entretanto, não havia muita ideia de quão estável seria. O engenheiro da montadora afirma que o veículo estava entrando em um terreno desconhecido.
Dificuldades enfrentadas
Segundo Goran Drndak, o piloto de testes da Rimac, dirigir nesta posição não foi fácil. Na volta em si, definitivamente levou um tempo para se acostumar. Você está olhando direto para outro sentido e o cenário passa em um flash ao acelerar mais e mais, sentindo seu pescoço sendo jogado para frente, quase a mesma sensação que teria sob uma frenagem brusca.
É necessário mover o volante gentilmente e com cuidado para não descuidar do balanço, olhando para o seu caminho e buscando o seu ponto de frenagem pelo retrovisor, tudo enquanto dá uma olhada no velocímetro. Por ser completamente antinatural para o modo que o carro foi desenvolvido, o Rimac Nevera atingiu um novo recorde.
Rimac Nevera poderia ter ido além
O carro elétrico mais rápido do mundo poderia ter ido mais além, visto que conta com uma programação eletrônica para não permitir que ele seja mais rápido ainda. Sem esta programação, o modelo pode alcançar a marca dos 320 km/h em 11 segundos.
O esportivo atingiu essa façanha devido à sua marcha única, conceito comum dos carros elétricos que elimina a necessidade de marchas tradicionais. Com o resultado, o Rimac adicionou mais um marco em sua lista de 20 recordes. No começo do ano, o Rimac Nevera entrou para o Guinness Book ao atingir de 0 a 100 km/h em apenas 1,8 segundo.
Com um preço de aproximadamente R$ 12 milhões, o carro elétrico mais rápido do mundo une quatro motores elétricos, sendo um em cada roda, que geram 1.914 cavalos e 240,8 kgfm de torque. Equipado com uma bateria de 120 kWh, oferece até 490 km de autonomia no ciclo europeu e pode chegar aos 400 km/h sem uma gota de gasolina. Além disso, o modelo possui um supercomputador Nvidia a bordo, uma máquina que ajusta o torque enviado para cada roda cerca de 100 vezes por segundo.
Estudantes criam carro elétrico que vai de 0 a 100 em menos de 1 segundo
O protótipo chamado Mythen, foi desenvolvido por um grupo acadêmico da Escola Politécnica Federal de Zurique e da Universidade de Lucerna (Suíça) para chegar de 0 a 100 km/h. O teste foi realizado no circuido suíço de Dübendorf, onde o elétrico cravou o tempo de 0 a 100 km/h em apenas 0,956 milésimos de segundo para realizar o feito. O modelo conta com 326 cavalos e motores nas quatro rodas.