1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / ‘Revestimento’ de painel solar ultrafino pode transformar capas de telefone e veículos elétricos em mini geradores de energia
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

‘Revestimento’ de painel solar ultrafino pode transformar capas de telefone e veículos elétricos em mini geradores de energia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 30/08/2024 às 08:13
'Revestimento' Solar Ultrafino Pode Transformar Capas de Telefone e Veículos Elétricos em Mini Geradores de Energia
Foto: Reprodução

Revolução energética: Novo revestimento solar ultrafino promete transformar capas de telefone e veículos elétricos em pequenos geradores de energia sustentável para o futuro verde

Pesquisadores desenvolveram o primeiro painel solar flexível do mundo, capaz de ser integrado a diversos objetos, incluindo veículos elétricos, funcionando assim como uma fonte portátil de energia. Essa inovação é resultado de uma abordagem revolucionária que permitiu a criação de células solares 150 vezes mais finas que os tradicionais painéis solares de silício, sem comprometer a eficiência na geração de energia.

Essa nova tecnologia abre a possibilidade de aplicação em quase qualquer superfície, como veículos elétricos ou capas de smartphones, transformando esses objetos em carregadores portáteis e eliminando a necessidade de grandes instalações solares, de acordo com os cientistas envolvidos no projeto.

'Revestimento' de painel solar ultrafino pode transformar capas de telefone e veículos elétricos em mini geradores de energia
‘Revestimento’ de painel solar ultrafino pode transformar capas de telefone e veículos elétricos – foto: reprodução

Avanços na tecnologia de painel solar para veículos elétricos

O material desenvolvido possui uma espessura de pouco mais de um mícron (0,001 mm). Essa invenção foi certificada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão (AIST) e será detalhada em um estudo científico a ser publicado em breve.

Os pesquisadores da Universidade de Oxford utilizaram estruturas de perovskita para criar o novo material fotovoltaico, capaz de converter luz solar em energia elétrica. A perovskita é uma versão sintética de cristais de cálcio e titânio que ocorrem naturalmente e pode ser produzida de forma relativamente econômica em laboratórios ou fábricas.

Assim como o silício, a perovskita gera uma carga elétrica quando exposta à luz solar, oferecendo uma nova forma de energia que pode ser utilizada em painéis solares flexíveis, ideais para veículos elétricos.

A energia renovável e o futuro dos veículos elétricos

Desde o final dos anos 2000, cientistas ao redor do mundo têm se esforçado para explorar os benefícios das perovskitas, frequentemente descritas como o “santo graal” da energia solar.

Em teoria, elas permitem a fabricação de painéis solares leves, flexíveis e mais baratos do que as células de silício convencionais. Isso representa um avanço significativo para a integração de painéis solares em veículos elétricos, tornando a energia renovável ainda mais acessível e prática.

Apesar de seu enorme potencial, um desafio significativo tem sido a durabilidade das perovskitas. Elas são particularmente vulneráveis a danos causados por umidade e tendem a se degradar rapidamente ao serem expostas ao ar, devido a reações químicas instáveis.

No entanto, ao longo do tempo, os pesquisadores descobriram que as perovskitas podem ser estabilizadas em estruturas em camadas, como nas células tandem, que combinam perovskitas e células de silício. Isso pode aumentar a durabilidade e eficiência dos painéis solares, especialmente em aplicações em veículos elétricos.

A equipe de Oxford adotou uma estratégia de “multijunção“, na qual múltiplas camadas fotossensíveis, cada uma sintonizada para diferentes comprimentos de onda da luz, são combinadas. Isso aumenta a fotossensibilidade geral do material solar, representando um avanço significativo no campo da energia renovável.

Com essa descoberta, o futuro da energia solar se torna ainda mais promissor, trazendo a perspectiva de painéis solares mais acessíveis, versáteis e eficientes, que podem ser aplicados em uma ampla gama de dispositivos e superfícies, incluindo veículos elétricos, democratizando ainda mais o acesso à energia limpa e renovável.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x