As ferrovias, que são administradas pelas MRS e terão contrato renovado com o governo, transportam diversos componentes como carvão e bauxita
Diante da autorização do TCU, Tribunal de Contas da União, o Ministério da Infraestrutura, órgão do governo, antevê a assinatura, no dia 29, da renovação por mais 30 anos do contrato de permissão da MRS Logística, companhia de ferrovia que controla pouco mais de 1,6 mil quilômetros de trilhos na região Sudeste. A assinatura do contrato vai acontecer na cidade de Juiz de Fora (MG).
De acordo com a MRS, aproximadamente 20% do que é exportado pelo Brasil e um terço do total da carga transportada pelos trens no Brasil passam pelos trilhos da MRS. Com a renovação do contrato antecipado pelo governo, a empresa, que gere a autorização desde 1996, vai trabalhar com o ativo até 2056.
A ferrovia faz o transporte de cargas como cimento, bauxita, agrícolas, contêineres, siderúrgicos, coque, carvão e minério de ferro. A renovação do contrato antecipada pelo governo segue política de governo já praticada em outras ferrovias, como da Malha Paulista, administrada pela Rumo. A previsão é que sejam destinados investimentos de mais de R$ 11 bilhões a partir do novo contrato de renovação assinado junto à MRS.
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A MRS
A MRS é uma companhia logística que administra uma malha ferroviária que possui cerca de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a região que é responsável por cerca da metade do PIB do Brasil. Atualmente, a MRS está entre as maiores operadoras de ferrovias de carga do mundo, com uma fabricação quase quatro vezes maior àquela que foi registrada nos anos 1990.
A empresa foi criada em 1996, quando o governo passou à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. A malha de ferrovias da MRS liga as regiões que produzem as commodities minerais e agrícolas e uns dos principais parques industriais do Brasil aos maiores portos da região Sudeste.
Além do carregamento de cargas a MRS oferta também soluções logísticas maiores, como o planejamento e o desenvolvimento de soluções multimodais, aquelas que utilizam mais de um meio de transporte, além de serviços de ferrovias customizados. A MRS possui atualmente alguns indicadores comparáveis aos das mais eficientes ferrovias dos Estados Unidos e da Europa, em questões como eficiência energética, disponibilidade e confiabilidade de ativos, segurança e produtividade e também se evidencia pela utilização intensa de tecnologia e de uma cultura de inovação.
Segurança dos clientes
Um dos grande desafios para todas as ferrovias nacionais que possuem contrato com o governo é a gestão eficiente do nível de interferência mútua entre o transporte ferroviário e as comunidades e também a segurança das pessoas que vivem ao reder das linha férreas. No passar dos anos, a MRS tem obtido o avanço no gerenciamento eficiente dessas questões, graças a investimentos para resultados nas cidades e para a movimentação das comunidades.
Responsabilidade da MRS
A MRS planeja que o poder de transformação social da ferrovia possa ter efeitos grandiosos sobre a sociedade. A companhia preserva inúmeros programas de diálogo e de promoção de bem-estar e desenvolvimento para as famílias dos colaboradores da empresa e também para as comunidades que abarcam a ferrovia. Além disso, a empresa conta com um portfólio enorme de projetos em investimentos sociais. A MRS foi a primeira ferrovia do Brasil que obteve uma certificação pelo Ibama e também mantém programas constantes de gestão ambiental, que possui como objetivo no tratamento de impactos sobre as cidades.