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Renault Niagara terá versões 4×2 e 4×4, até 27,5 kgfm de torque e foco em enfrentar a Toro diesel com design ousado e inédito no segmento

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/09/2025 às 07:30
Renault Niagara estreia em 2026 com motor turbo 163 cv, versões 4x2 e 4x4, design ousado e foco em rivalizar com Fiat Toro.
Renault Niagara estreia em 2026 com motor turbo 163 cv, versões 4×2 e 4×4, design ousado e foco em rivalizar com Fiat Toro.
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O mercado de picapes no Brasil nunca esteve tão aquecido. Marcas disputam espaço em um segmento que ganhou status de queridinho entre consumidores urbanos e rurais, combinando robustez com tecnologia de ponta. Nesse cenário competitivo, a Renault aposta alto em um novo modelo que promete mudar o jogo: a Niagara.

A Renault prepara sua nova ofensiva no segmento das picapes intermediárias. Depois de revelar o SUV médio Boreal, que chega às lojas nos próximos meses, a marca francesa avança para lançar a Niagara, modelo que ficará posicionado acima da Oroch.

Derivada do conceito homônimo de 2023, a caminhonete tem estreia marcada para o segundo semestre de 2026, já como linha 2027, com foco direto em rivais como Fiat Toro, Ford Maverick, Ram Rampage e futuras concorrentes de Toyota e Hyundai.

Potência e câmbio

O grande destaque será a motorização. Todas as versões, tanto 4×2 quanto 4×4, contarão com o já conhecido motor 1.3 TCe de quatro cilindros e injeção direta, desenvolvido pela Horse.

O propulsor entrega até 163 cv com etanol e 156 cv com gasolina, além de torque de 27,5 kgfm e 25,5 kgfm, respectivamente.

O câmbio escolhido é o automatizado de dupla embreagem DW23, inaugurado no Brasil pelo Renault Kardian e agora também presente na nova geração do Nissan Kicks.

Essa transmissão busca entregar respostas mais rápidas e eficiência, característica que pode se tornar um trunfo da Niagara frente às rivais a diesel.

Há previsão de versões manuais, mas apenas para mercados fora do Brasil.

Foco em enfrentar a Toro

Dentro da categoria, a Fiat Toro segue líder absoluta. Para enfrentá-la, a Renault aposta nas versões 4×4 da Niagara, mirando justamente as configurações a diesel da concorrente, que oferecem o mesmo sistema de tração.

Já nas variantes 4×2, a picape francesa terá vocação mais urbana e disputará espaço com modelos equivalentes de Ford, Ram e outras marcas que planejam estrear no segmento.

Design ousado

Visualmente, a Niagara trará muito do que já foi visto no Boreal. A dianteira terá faróis recortados integrados ao conjunto, luzes diurnas de LED posicionadas em áreas separadas do para-choque e ampla grade inferior em preto brilhante.

O capô elevado e o novo logotipo da Renault reforçarão a identidade renovada da marca.

Nas laterais, chamará atenção a solução de maçanetas traseiras embutidas nas colunas, recurso incomum em picapes, mas já aplicado no SUV irmão.

As caixas de roda destacadas e a linha de teto que cai em direção à caçamba conferem esportividade.

Na traseira, as lanternas horizontais interligadas por faixa iluminada fogem do padrão tradicional, enquanto a tampa de caçamba terá abertura simples, diferentemente da Toro.

Dimensões e porte

A própria Renault já confirmou que a Niagara terá mais de cinco metros de comprimento, porte próximo ao da Toro, que mede 4,95 m.

Esse tamanho reforça a proposta de disputar o coração da categoria intermediária, em uma faixa de consumidores que buscam espaço, robustez e estilo.

Produção e mercado

A Niagara será fabricada em Córdoba, na Argentina, onde unidades pré-série já estão sendo montadas para testes. Protótipos camuflados devem rodar nas ruas em breve.

A produção anual estimada é de 65 mil unidades, sendo 70% voltadas para exportação. O Brasil será um dos principais mercados, enquanto os 30% restantes atenderão ao público argentino.

Importante destacar que a veterana Oroch seguirá em linha no Brasil, produzida em São José dos Pinhais (PR), mas direcionada principalmente a frotas e vendas diretas, enquanto a Niagara assumirá o papel de opção mais sofisticada.

Futuro híbrido

Embora o foco inicial esteja nas versões flex, a Renault já confirmou que planeja uma configuração híbrida da Niagara.

Essa opção, que também poderá contar com tração 4×4, chegará em um segundo momento. A plataforma RGMP já está preparada para eletrificação, seja em formato de híbrido pleno (HEV) ou leve (MHEV 48V).

A escolha final ainda está em discussão, mas o objetivo é combinar eficiência e desempenho sem abrir mão da robustez.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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