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Renault Fluence, um sedã francês com motor 2.0, 143 cv, 530 litros de porta-malas, equipamentos de ponta e espaço generoso para rivalizar com Corolla e Civic no mercado de usados

Publicado em 03/08/2025 às 20:49
O Renault Fluence conquistou espaço no segmento de sedãs médios com design elegante, bom desempenho e pacote tecnológico completo. Veja os detalhes que marcaram o modelo. Fonte: Shopcar
O Renault Fluence conquistou espaço no segmento de sedãs médios com design elegante, bom desempenho e pacote tecnológico completo. Veja os detalhes que marcaram o modelo. Fonte: Shopcar
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O Renault Fluence 2015 se consolida como uma excelente opção no mercado de usados, oferecendo conforto, bom desempenho e pacote completo de equipamentos. Saiba por que vale a pena considerar esse sedã.

Em um mercado dominado há anos por nomes como Toyota Corolla e Honda Civic, o Renault Fluence surgiu como uma tentativa ousada da montadora francesa de conquistar espaço entre os sedãs médios. Lançado na Europa em 2009, produzido na Argentina a partir de 2010 e disponível no Brasil desde fevereiro de 2011, o modelo passou por atualizações até sua descontinuação em 2018.

Ainda assim, o Renault Fluence 2015 permanece como uma alternativa interessante no segmento de seminovos, especialmente para quem busca espaço interno generoso, desempenho adequado e bom nível de equipamentos sem pagar o preço da “dupla japonesa”.

Evolução do Renault Fluence: de promessa a referência entre os esquecidos

Com motor 2.0 de origem Nissan e câmbio CVT, o sedã entrega uma condução suave e confortável.

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Mas seu real destaque está na combinação de espaço interno e preço mais acessível, o que o torna uma opção atrativa para famílias.

Espaço interno do Renault Fluence
Fonte: CarBlog

A seguir, exploramos os principais pontos que fazem do Renault Fluence 2015 uma escolha que merece atenção no mercado de usados.

O Renault Fluence chegou ao Brasil para substituir o Mégane, utilizando a plataforma C da aliança Renault-Nissan.

No entanto, poucos sabem que, na Coreia do Sul, o mesmo carro foi vendido como Samsung SM3, inclusive com versão 100% elétrica até 2020.

No Brasil, sua trajetória durou sete anos e incluiu versões esportivas e atualizações no visual.

Produzido na Argentina, o Fluence se destacou entre os concorrentes diretos, como Chevrolet Cruze, Citroën C4 Lounge, Nissan Sentra e Ford Focus.

Mas, assim como esses, não resistiu à popularidade dos líderes Corolla e Civic. O que não significa que tenha sido um mau carro — pelo contrário.

Motorização do Renault Fluence: equilíbrio entre conforto e desempenho

O Renault Fluence 2015 é equipado com o motor M4R 2.0 16V de quatro cilindros, com comando variável de válvulas na admissão.

Esse conjunto entrega 143 cv com etanol e 140 cv com gasolina, além de torque de até 20,3 kgfm a 4.000 rpm.

O câmbio automático CVT garante arrancadas suaves e contribui para o conforto na condução urbana.

Nas retomadas, o câmbio pode ser operado em modo sequencial com seis marchas simuladas, conferindo mais agilidade nas ultrapassagens.

A aceleração de 0 a 100 km/h fica em torno de 10 segundos — uma média razoável para a categoria. O consumo, no entanto, deixa a desejar: entre 6 km/l (etanol, cidade) e 11 km/l (gasolina, estrada).

Renault Fluence 2015: espaço de sobra e porta-malas gigante

Um dos grandes atrativos do Renault Fluence está no seu porte avantajado. Com 4,62 metros de comprimento e entre-eixos de 2,70 m, o sedã oferece excelente espaço interno.

Motorista e passageiros desfrutam de conforto para as pernas e cabeça, além de uma suspensão bem ajustada às condições do asfalto brasileiro.

O porta-malas também impressiona: são 530 litros de capacidade, o que o coloca entre os maiores da categoria.

O acabamento interno, apesar de funcional, peca em sofisticação. Painel e plásticos poderiam ser mais refinados, mas o quadro de instrumentos com mostradores analógicos e digitais agrada visualmente.

Renault Fluence GT: versão esportiva surpreende com motor turbo

Em 2013, a Renault decidiu dar um tempero esportivo ao sedã. Surgia o Renault Fluence GT, desenvolvido pela Renault Sport Technologies.

Essa versão recebeu motor 2.0 turbo a gasolina de 180 cv e 30,6 kgfm de torque, além de câmbio manual de seis marchas e ajustes específicos de suspensão e freios.

Com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos (segundo a fábrica), o Fluence GT se destacava também pelo visual mais agressivo.

Rodas exclusivas, saias laterais e defletor traseiro complementavam o conjunto. Por dentro, o acabamento escurecido, costuras vermelhas e pedaleiras cromadas reforçavam o apelo esportivo, ainda que o desempenho fosse mais comedido do que prometido.

GT-Line: visual esportivo com motor aspirado

Além do GT, o Renault Fluence contou com a versão GT-Line, uma série especial que trazia o visual inspirado no modelo esportivo, mas com o mesmo motor 2.0 aspirado das versões convencionais.

Desenvolvida pelo Renault Design América Latina, essa edição limitada oferecia rodas aro 17, pinças de freio aparentes, detalhes cromados e elementos visuais mais arrojados.

No interior, o GT-Line mesclava preto brilhante com revestimentos cinza e detalhes cromados.

Lançada inicialmente em 2014, a versão retornou em 2015, após a saída do GT, e é até hoje lembrada pelo design diferenciado.

Versão Privilége 2015: pacote completo de segurança e conforto

Para quem busca o máximo de tecnologia e conveniência, o Renault Fluence Privilége 2015 é a versão ideal.

Painel do Renault Fluence
Fonte: CarBlog

Com câmbio CVT, essa configuração recebeu a reestilização visual e passou a incluir itens de série como:

  • Seis airbags
  • Controles de tração e estabilidade
  • Assistente de partida em rampas
  • Câmera e sensor de ré
  • Faróis de xenônio e luzes diurnas de LED (DRL)
  • Ar-condicionado automático bizona
  • Bancos em couro
  • Teto solar
  • Chave cartão com partida por botão
  • Central multimídia R-Link com tela de 7” e GPS integrado

Esse sistema ainda traz funções como Eco Coaching e Eco Scoring, que ajudam o motorista a dirigir de forma mais eficiente.

Preços atuais do Renault Fluence Privilége 2015

De acordo com a KBB Brasil, os valores de mercado para o Renault Fluence Privilége 2015 variam conforme o tipo de negociação:

  • Preço de loja: R$ 54.140 – R$ 57.731
  • Preço entre particulares: R$ 48.672 – R$ 52.011
  • FIPE: R$ 59.572,00

Com esse custo, o modelo se posiciona como uma das opções mais acessíveis entre os sedãs médios completos.

Manutenção e peças: o que observar no Renault Fluence usado?

A manutenção do Renault Fluence 2015 não é complexa, especialmente por compartilhar componentes com outros modelos da aliança Renault-Nissan.

Peças mecânicas são fáceis de encontrar, mas alguns itens de carroceria exigem pesquisa cuidadosa. Confira alguns preços médios:

  • Amortecedores traseiros (par): R$ 480 a R$ 750
  • Bomba de combustível: R$ 700 a R$ 1.000
  • Farol dianteiro: R$ 1.000 a R$ 1.500
  • Kit troca de óleo (6L 10W40 + filtro): R$ 290 a R$ 420
  • Para-choque traseiro: R$ 450 a R$ 700
  • Pastilhas de freio dianteiro: R$ 140 a R$ 300
  • Velas de ignição (4 unidades): R$ 180 a R$ 260

O que checar antes da compra?

Ao avaliar um Renault Fluence usado, verifique possíveis folgas na direção durante manobras. Relatos em fóruns e no site Reclame Aqui apontam falhas nessa peça.

Fique atento também ao tanquinho auxiliar para partidas a frio, que pode apresentar falhas frequentes.

Outro detalhe são os relatos de bolhas e manchas na pintura original. Uma inspeção cuidadosa na lataria e acabamento externo é sempre recomendada antes de fechar negócio.

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Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

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