O Renault Fluence 2015 se consolida como uma excelente opção no mercado de usados, oferecendo conforto, bom desempenho e pacote completo de equipamentos. Saiba por que vale a pena considerar esse sedã.
Em um mercado dominado há anos por nomes como Toyota Corolla e Honda Civic, o Renault Fluence surgiu como uma tentativa ousada da montadora francesa de conquistar espaço entre os sedãs médios. Lançado na Europa em 2009, produzido na Argentina a partir de 2010 e disponível no Brasil desde fevereiro de 2011, o modelo passou por atualizações até sua descontinuação em 2018.
Ainda assim, o Renault Fluence 2015 permanece como uma alternativa interessante no segmento de seminovos, especialmente para quem busca espaço interno generoso, desempenho adequado e bom nível de equipamentos sem pagar o preço da “dupla japonesa”.
Evolução do Renault Fluence: de promessa a referência entre os esquecidos
Com motor 2.0 de origem Nissan e câmbio CVT, o sedã entrega uma condução suave e confortável.
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Mas seu real destaque está na combinação de espaço interno e preço mais acessível, o que o torna uma opção atrativa para famílias.
A seguir, exploramos os principais pontos que fazem do Renault Fluence 2015 uma escolha que merece atenção no mercado de usados.
O Renault Fluence chegou ao Brasil para substituir o Mégane, utilizando a plataforma C da aliança Renault-Nissan.
No entanto, poucos sabem que, na Coreia do Sul, o mesmo carro foi vendido como Samsung SM3, inclusive com versão 100% elétrica até 2020.
No Brasil, sua trajetória durou sete anos e incluiu versões esportivas e atualizações no visual.
Produzido na Argentina, o Fluence se destacou entre os concorrentes diretos, como Chevrolet Cruze, Citroën C4 Lounge, Nissan Sentra e Ford Focus.
Mas, assim como esses, não resistiu à popularidade dos líderes Corolla e Civic. O que não significa que tenha sido um mau carro — pelo contrário.
Motorização do Renault Fluence: equilíbrio entre conforto e desempenho
O Renault Fluence 2015 é equipado com o motor M4R 2.0 16V de quatro cilindros, com comando variável de válvulas na admissão.
Esse conjunto entrega 143 cv com etanol e 140 cv com gasolina, além de torque de até 20,3 kgfm a 4.000 rpm.
O câmbio automático CVT garante arrancadas suaves e contribui para o conforto na condução urbana.
Nas retomadas, o câmbio pode ser operado em modo sequencial com seis marchas simuladas, conferindo mais agilidade nas ultrapassagens.
A aceleração de 0 a 100 km/h fica em torno de 10 segundos — uma média razoável para a categoria. O consumo, no entanto, deixa a desejar: entre 6 km/l (etanol, cidade) e 11 km/l (gasolina, estrada).
Renault Fluence 2015: espaço de sobra e porta-malas gigante
Um dos grandes atrativos do Renault Fluence está no seu porte avantajado. Com 4,62 metros de comprimento e entre-eixos de 2,70 m, o sedã oferece excelente espaço interno.
Motorista e passageiros desfrutam de conforto para as pernas e cabeça, além de uma suspensão bem ajustada às condições do asfalto brasileiro.
O porta-malas também impressiona: são 530 litros de capacidade, o que o coloca entre os maiores da categoria.
O acabamento interno, apesar de funcional, peca em sofisticação. Painel e plásticos poderiam ser mais refinados, mas o quadro de instrumentos com mostradores analógicos e digitais agrada visualmente.
Renault Fluence GT: versão esportiva surpreende com motor turbo
Em 2013, a Renault decidiu dar um tempero esportivo ao sedã. Surgia o Renault Fluence GT, desenvolvido pela Renault Sport Technologies.
Essa versão recebeu motor 2.0 turbo a gasolina de 180 cv e 30,6 kgfm de torque, além de câmbio manual de seis marchas e ajustes específicos de suspensão e freios.
Com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos (segundo a fábrica), o Fluence GT se destacava também pelo visual mais agressivo.
Rodas exclusivas, saias laterais e defletor traseiro complementavam o conjunto. Por dentro, o acabamento escurecido, costuras vermelhas e pedaleiras cromadas reforçavam o apelo esportivo, ainda que o desempenho fosse mais comedido do que prometido.
GT-Line: visual esportivo com motor aspirado
Além do GT, o Renault Fluence contou com a versão GT-Line, uma série especial que trazia o visual inspirado no modelo esportivo, mas com o mesmo motor 2.0 aspirado das versões convencionais.
Desenvolvida pelo Renault Design América Latina, essa edição limitada oferecia rodas aro 17, pinças de freio aparentes, detalhes cromados e elementos visuais mais arrojados.
No interior, o GT-Line mesclava preto brilhante com revestimentos cinza e detalhes cromados.
Lançada inicialmente em 2014, a versão retornou em 2015, após a saída do GT, e é até hoje lembrada pelo design diferenciado.
Versão Privilége 2015: pacote completo de segurança e conforto
Para quem busca o máximo de tecnologia e conveniência, o Renault Fluence Privilége 2015 é a versão ideal.
Com câmbio CVT, essa configuração recebeu a reestilização visual e passou a incluir itens de série como:
- Seis airbags
- Controles de tração e estabilidade
- Assistente de partida em rampas
- Câmera e sensor de ré
- Faróis de xenônio e luzes diurnas de LED (DRL)
- Ar-condicionado automático bizona
- Bancos em couro
- Teto solar
- Chave cartão com partida por botão
- Central multimídia R-Link com tela de 7” e GPS integrado
Esse sistema ainda traz funções como Eco Coaching e Eco Scoring, que ajudam o motorista a dirigir de forma mais eficiente.
Preços atuais do Renault Fluence Privilége 2015
De acordo com a KBB Brasil, os valores de mercado para o Renault Fluence Privilége 2015 variam conforme o tipo de negociação:
- Preço de loja: R$ 54.140 – R$ 57.731
- Preço entre particulares: R$ 48.672 – R$ 52.011
- FIPE: R$ 59.572,00
Com esse custo, o modelo se posiciona como uma das opções mais acessíveis entre os sedãs médios completos.
Manutenção e peças: o que observar no Renault Fluence usado?
A manutenção do Renault Fluence 2015 não é complexa, especialmente por compartilhar componentes com outros modelos da aliança Renault-Nissan.
Peças mecânicas são fáceis de encontrar, mas alguns itens de carroceria exigem pesquisa cuidadosa. Confira alguns preços médios:
- Amortecedores traseiros (par): R$ 480 a R$ 750
- Bomba de combustível: R$ 700 a R$ 1.000
- Farol dianteiro: R$ 1.000 a R$ 1.500
- Kit troca de óleo (6L 10W40 + filtro): R$ 290 a R$ 420
- Para-choque traseiro: R$ 450 a R$ 700
- Pastilhas de freio dianteiro: R$ 140 a R$ 300
- Velas de ignição (4 unidades): R$ 180 a R$ 260
O que checar antes da compra?
Ao avaliar um Renault Fluence usado, verifique possíveis folgas na direção durante manobras. Relatos em fóruns e no site Reclame Aqui apontam falhas nessa peça.
Fique atento também ao tanquinho auxiliar para partidas a frio, que pode apresentar falhas frequentes.
Outro detalhe são os relatos de bolhas e manchas na pintura original. Uma inspeção cuidadosa na lataria e acabamento externo é sempre recomendada antes de fechar negócio.
Tenho um dinamique 2011 tudo de bom
Tenho um 2014… Não tenho o que reclamar desse carro, não tenho vontade de vender, mas quando vender vou sentir falta….
Tenho um 2012 e por enquanto não quero trocar . Já fiz muitas viagens com ele e quando eu vender ele com certeza vai deixar saudades . O carro é muito top !