1. Início
  2. / Notícias Corporativas
  3. / Reinventando o Varejo: Os Desafios do Setor de Materiais de Construção
Tempo de leitura 2 min de leitura

Reinventando o Varejo: Os Desafios do Setor de Materiais de Construção

Escrito por Corporativo
Publicado em 12/06/2023 às 16:51
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O Futuro dos Negócios Varejistas de Construção: Uma Jornada de Adaptação e Reinvenção

O setor de materiais de construção brasileiro, com seus 140 mil varejistas e aproximadamente mil atacadistas de variados tamanhos e ofertas, enfrenta um panorama repleto de desafios. A concentração de vendas, o avanço do e-commerce, a desintermediação, o chamado movimento “fulfillment” e as questões logísticas estiveram no centro das discussões durante o painel “Os Desafios do Varejo Contemporâneo”. O evento faz parte do Projeto Sucessores, iniciativa da Atlas, líder gaúcha em soluções para pintura, construção e casa.

A Complexa Conjuntura do Varejo de Materiais de Construção

Influências políticas e econômicas impactam a situação desse setor. No entanto, o foco das discussões promovidas pela Atlas está nas transformações significativas que alteram o funcionamento do mercado varejista. “Os desafios são variáveis, as tecnologias disponíveis são múltiplas e os fatores externos são instáveis. O varejo precisa se adaptar e mudar ao longo do tempo”, declara Márcio Atz, diretor geral da Atlas e mediador das discussões com especialistas e executivos das maiores redes do atacado e varejo do Brasil.

O Futuro da Concentração de Vendas no Varejo de Construção

Nos Estados Unidos e na Europa, o varejo de materiais de construção já concentra suas vendas no ambiente físico e digital há anos. No Brasil, o setor é mais fragmentado, mas essa realidade tende a mudar. A concentração de vendas é um movimento natural e já percebido, especialmente em supermercados e grandes varejistas de eletrodomésticos. Entretanto, no setor de materiais de construção, o processo pode ser mais lento devido a barreiras como limitações logísticas, questões tributárias e a necessidade de mão de obra qualificada.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Comércio Eletrônico e Desintermediação: Novos Paradigmas

A crescente popularidade de grandes portais de comércio eletrônico, como Mercado Livre, Magazine Luiza e Shopee, preocupa o varejo de materiais de construção, pois a loja física pode se tornar meramente um showroom. A desintermediação da cadeia também é uma ameaça: plataformas digitais permitiram que as indústrias atendam diretamente o consumidor final, como a MadeiraMadeira, que opera no modelo de vendas sem estoque, entregando produtos diretamente ao cliente sem passar necessariamente por um distribuidor ou varejista.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos