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R$ 7,3 bilhões em investimentos: Goiás e Mato Grosso receberão pacote de obras e serviços 24h em rodovias estratégicas para exportação

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 15/08/2025 às 19:24
rodovias
Foto: Reprodução
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Concessão das BR-060 e BR-364 prevê duplicações, novos acessos e serviços operacionais para modernizar o transporte no Centro-Oeste.

O Consórcio Rota Agro Brasil, representado pela corretora Planner, venceu o leilão da concessão das rodovias BR-060/364/GO/MT.

O certame ocorreu na tarde da quinta-feira (14), na sede da B3, em São Paulo. A proposta vencedora apresentou desconto de 19,7% na tarifa básica de pedágio.

O contrato terá duração de 30 anos e prevê R$ 7,3 bilhões em investimentos diretos. As melhorias vão abranger 490 quilômetros de rodovias, ligando Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT). O trajeto passa por polos agroindustriais relevantes, como Jataí, Santa Rita do Araguaia e Alto do Araguaia.

Objetivo estratégico do projeto

A concessão integra o plano do Governo Federal para modernizar a logística no Centro-Oeste. O Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) conduzem a iniciativa.

O mais importante é que o trecho é considerado um dos principais corredores de escoamento do agronegócio. Pelas BR-060 e BR-364 circulam diariamente milhares de toneladas de soja, milho, carnes e insumos agrícolas. Isso torna a rota vital para a economia nacional, conectando produtores a centros de consumo e portos de exportação.

Obras previstas e infraestrutura

O projeto prevê intervenções estruturantes que devem alterar o padrão de circulação:

  • 45,6 km de duplicação
  • 150,9 km de faixas adicionais
  • 172 novos acessos
  • 30 paradas de ônibus
  • 17 rotatórias alongadas
  • 21 passagens de fauna
  • 2 Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros, seguindo a Lei do Motorista
  • barreiras acústicas, passarelas e dispositivos para cargas perigosas

Além das obras, a concessão garante serviços operacionais 24 horas, incluindo atendimento médico e mecânico, monitoramento por câmeras e sistemas inteligentes de gestão de tráfego.

Disputa acirrada e garantias financeiras

O leilão foi definido na fase viva-voz, após 22 lances. O desconto obtido representa a proposta mais vantajosa para a tarifa do pedágio.

O plano de investimentos prevê R$ 4,4 bilhões em CAPEX e R$ 2,8 bilhões em OPEX. Esses valores asseguram a sustentabilidade financeira e operacional da concessão durante todo o contrato.

Impactos esperados para a região

A modernização das vias deve reduzir o tempo de viagem, cortar custos logísticos e aumentar a segurança. A expectativa é beneficiar produtores, transportadores, indústrias e consumidores.

Com rodovias mais rápidas e seguras, a movimentação de mercadorias entre o Centro-Oeste e os portos do Sudeste e Norte será mais eficiente. Isso tende a fortalecer a competitividade do Brasil no comércio internacional de alimentos.

Declaração da ANTT

O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou a relevância do leilão. Ele afirmou que a realização de certames na B3 tornou-se uma prática constante da Agência.

Segundo Sampaio, a iniciativa resulta de uma provocação do ministro dos Transportes, Renan Filho, para ampliar os investimentos. Ele lembrou que iniciou sua trajetória profissional em Rondonópolis, discutindo melhores condições para caminhoneiros.

O diretor-geral ressaltou que a duplicação, os serviços operacionais e os Pontos de Parada e Descanso previstos vão garantir infraestrutura moderna e segurança no trabalho. “Tenho certeza de que o consórcio fará um belíssimo trabalho, com grande parceria na execução e acompanhamento das obras por parte da ANTT. Goiás e Mato Grosso sentirão positivamente esses investimentos”, afirmou.

Parte de um programa nacional

A concessão da Rota Agro Brasil faz parte do programa de leilões do Governo Federal. Este já é o quinto leilão realizado no ano. A meta é ampliar e modernizar a malha rodoviária do país.

Todos os projetos passam por estudos de viabilidade do BNDES, análise da Procuradoria Federal junto à ANTT e aprovação do Tribunal de Contas da União. O cuidado técnico e ambiental é apresentado como garantia de que as obras e serviços serão executados com qualidade e responsabilidade.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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