Aos poucos, os pneus aro 13 estão sumindo das prateleiras de lojas de autopeças, e motoristas têm se deparado com essa realidade surpreendente ao procurar por essa medida, que já foi indispensável para carros populares. Será o fim de uma era ou apenas uma mudança natural no mercado? O fato é que encontrar pneus aro 13 está se tornando uma tarefa cada vez mais complicada, principalmente para donos de modelos clássicos como Fiat Mille, Chevrolet Celta e Ford Ka, que durante anos saíram de fábrica equipados com os famosos pneus 145/80 R13.
Nos últimos anos, a tendência de veículos com rodas maiores se consolidou, com os fabricantes preferindo aro 14 ou até 15, em busca de mais estabilidade e desempenho. Desde 2022, até carros compactos como o Volkswagen Gol vêm com rodas aro 15, sinalizando uma transição definitiva. O resultado? A demanda pelos pneus aro 13 despencou, e os estoques também. Com isso, motoristas de carros mais antigos como Fiat Mille, Chevrolet Celta ou Ford Ka enfrentam o desafio de encontrar essas medidas nas lojas, e quem encontra já percebe o aumento dos preços.
Por que os pneus aro 13 estão desaparecendo?
A popularidade dos pneus aro 13 começou a cair quando os fabricantes de automóveis perceberam que, ao aumentar o tamanho das rodas e pneus, poderiam melhorar a estabilidade e o desempenho dos veículos. Esse movimento favorece principalmente modelos mais novos, com medidas a partir de 165 milímetros de largura, que garantem maior segurança na estrada. Em carros sem direção hidráulica, no entanto, a troca para pneus maiores pode ser incômoda, pois torna a direção mais pesada, exigindo um esforço maior por parte do motorista.
Ainda assim, para motoristas com veículos antigos, optar por pneus mais largos pode ser uma boa alternativa, embora haja um preço: o consumo de combustível tende a aumentar. Essa realidade leva muitos a repensarem suas escolhas, pesando entre estabilidade e economia. É uma decisão que não afeta só o bolso, mas o dia a dia no trânsito.
-
5 carros da Toyota que não são vendidos no Brasil, mas fazem sucesso ao redor do mundo devido à beleza, mecânica confiável e tecnologia
-
Yamaha Fazer FZ15 ABS Connected 2025: Com motor 150cc, tecnologia BlueFlex, entregando cerca de 11,6cv de potência com gasolina e 11,7cv com etanol. Design, tecnologia e segurança
-
Volkswagen acaba de apresentar sua nova picape com 286 cavalos, 600 km de autonomia, maior que a Amarok e com caçamba capaz de transportar até 736 kg
-
Mecânico ousa e cria moto equipada com motor V8 de Ferrari; ouça o ronco inacreditável
Alternativas e soluções para motoristas que preferem pneus aro 13
A boa notícia é que nem tudo está perdido. Algumas marcas tradicionais, como Goodyear, Pirelli e Continental, continuam a produzir pneus aro 13, embora em quantidades menores. A Goodyear, por exemplo, lançou o modelo Assurance MaxLife, voltado para quem ainda busca esse tipo de pneu. Pirelli e Continental, por sua vez, adaptam suas linhas de produção para atender a demanda brasileira, com modelos nos aros 13 e 14.
Os motoristas que não encontram pneus aro 13 em lojas físicas podem explorar alternativas virtuais. Muitas vezes, consultar diretamente os fabricantes ou explorar lojas online se mostra uma solução eficiente para garantir o modelo desejado. Isso ajuda a garantir que o modelo ideal, tanto em tamanho quanto em qualidade, ainda esteja disponível, especialmente para aqueles que não pretendem trocar de carro tão cedo.
Com o passar do tempo, o desaparecimento gradual dos pneus aro 13 levanta questões sobre a vida útil de muitos carros populares no Brasil. Embora a transição para pneus maiores seja uma realidade que veio para ficar, há esperança para os motoristas que ainda contam com os clássicos aro 13.
Medida 145?? No celta???? Ja vi 165/70 13 175/70 13, 145 e de fusca