A Koenigsegg lançou o Quark, motor elétrico de 28,5 kg com 340 cv e 61,2 kgfm, para o supercarro Gemera. Feito de aço aeroespacial e fibra de carbono, o Quark oferece alta potência e eficiência, revolucionando o mercado automotivo.
A Koenigsegg, renomada fabricante sueca de supercarros, lançou uma inovação que promete redefinir os padrões de potência e eficiência no mercado automotivo: o Quark, um motor elétrico revolucionário desenvolvido para equipar o mais novo modelo da marca, o Gemera. Com características impressionantes, o Quark não só coloca a Koenigsegg na vanguarda da tecnologia automotiva, mas também aponta para um futuro mais sustentável e poderoso para os veículos elétricos.
Quark: O motor elétrico leve e potente
Pesando apenas 28,5 kg, o Quark é um verdadeiro prodígio da engenharia.
Mesmo com seu peso reduzido, o motor entrega uma potência de 340 cv e um torque de 61,2 kgfm, superando muitos motores elétricos convencionais que são significativamente mais pesados.
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A leveza do Quark é atribuída ao uso de materiais avançados como aço aeroespacial e fibra de carbono, resultando em um conjunto motriz que maximiza a eficiência sem comprometer a robustez.
Potência e eficiência combinadas
No coração do Gemera, o Quark desempenha um papel crucial. Equipado com duas unidades deste motor elétrico inovador, o supercarro alcança um conjunto motriz impressionante de 680 cv e 112,1 kgfm.
Este desempenho coloca o Gemera entre os carros mais rápidos e eficientes do mercado, destacando-se não apenas pela velocidade, mas também pela capacidade de aceleração e resposta imediata.
Visualmente, o Quark é compacto e lembra um platô de embreagem, com dimensões ligeiramente maiores que uma lata de refrigerante de 330 ml.
Esta característica compacta, porém poderosa, permite uma integração eficiente no design do Gemera, garantindo um desempenho otimizado sem ocupar muito espaço.
Além disso, a Koenigsegg destaca a versatilidade do Quark, que pode ser aplicado em diversas áreas além dos automóveis, como aeronaves de decolagem e pouso vertical, incluindo helicópteros e drones, graças ao seu acionamento direto que dispensa a necessidade de transmissão.
Desempenho extraordinário
O Quark foi projetado para atuar principalmente em arrancadas e baixas velocidades, proporcionando um desempenho excepcional no uso cotidiano do Gemera.
Durante picos de potência, que podem durar até 20 segundos, o motor entrega toda a sua capacidade de 340 cv e 61,2 kgfm, oferecendo uma aceleração avassaladora.
Após este período, os números estabilizam em 136 cv e 25,4 kgfm, ainda assim mantendo um desempenho superior ao de muitos concorrentes.
Embora a Koenigsegg ainda não tenha revelado todos os detalhes sobre o Gemera e o motor Quark, a expectativa é alta.
A empresa está planejando grandes investimentos para aprimorar ainda mais esta tecnologia inovadora, com o objetivo de solidificar sua posição como líder em inovações automotivas.
A introdução do Quark não só representa um avanço significativo para a marca, mas também abre caminho para novas possibilidades na indústria de veículos elétricos, destacando a importância de se investir em soluções de alto desempenho.
Fonte: Engenharia É.