Toyota prepara o lançamento do Yaris Cross no Brasil com produção nacional, motor híbrido flex inédito e porta-malas maior que rivais.
A Toyota confirmou a chegada do Yaris Cross ao Brasil. Produzido em Sorocaba (SP), o novo SUV compacto estreia oficialmente em outubro, com vendas previstas para novembro. A marca aposta em um pacote de eficiência, espaço e tecnologia para enfrentar rivais já estabelecidos.
Concorrência acirrada no segmento
O Yaris Cross entra em um dos mercados mais disputados do país. Ele terá como concorrentes diretos modelos como Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e o futuro Honda WR-V.
Produção nacional e foco na economia
A Toyota aposta que o Yaris Cross será referência em economia de combustível na categoria, especialmente na configuração híbrida.
-
Com motor 1.5 e-turbo, GAC GS3 chega em 2025 para competir com Toyota Corolla Cross, VWT-Cross e HyundaiCreta, mas com preço de preço de Tiggo 7
-
WM Ora 03 BEV58 chega ao Brasil com 58 kWh e 315 km de autonomia para disputar mercado com BYD Dolphin e outros elétricos
-
Fiat Toro Ranch 2026 chega com motor turbodiesel de 200 cv, consumo de até 13,6 km/l, tração 4×4 e câmbio de 9 marchas
-
Na faixa dos R$ 19 mil, Honda Bros 160 2021 chega a 40 km/L, encara estrada de terra e cidade sem esforço — moto versátil no mercado de usadas
No Chile, ele utiliza motor 1.5 aspirado com ciclo Atkinson, combinado a um propulsor elétrico. O conjunto entrega cerca de 115 cv.
Esse formato faz do Yaris Cross o primeiro SUV compacto híbrido flex do Brasil, característica que supera até o motor 1.8 usado nos Corolla e Corolla Cross pelo ineditismo.
Espaço interno e tecnologia
Um dos pontos de destaque é o porta-malas. Com capacidade para 471 litros na versão a combustão e 466 litros na híbrida, ele supera concorrentes diretos como o T-Cross, com 373 litros, e até o Corolla Cross, que leva 440 litros.
Nas medidas, o Yaris Cross é mais longo e alto que o T-Cross, mas tem entre-eixos ligeiramente menor. Isso garante bom espaço interno, sem comprometer o conforto dos ocupantes e mantendo vantagem no transporte de bagagens.
No mercado chileno, o modelo oferece central multimídia de 10,1 polegadas, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e seis airbags de série. No Brasil, a lista de equipamentos será revelada na apresentação oficial em outubro.
Projeção de preço no Brasil
Considerando o valor do modelo no Chile — cerca de R$ 101 mil na conversão direta —, especialistas estimam que o Yaris Cross custará entre R$ 150 mil e R$ 200 mil no Brasil. Essa faixa o colocaria no mesmo patamar de preços dos principais concorrentes.
Simulação de financiamento
Para um valor estimado de R$ 150 mil, uma simulação de financiamento com entrada de R$ 75 mil mostra o impacto no bolso do comprador.
Simulação – Yaris Cross | Valor |
---|---|
Valor do veículo | R$ 150.000,00 |
Entrada | R$ 75.000,00 |
Valor da parcela | R$ 2.054,40 |
Prazo | 60 meses |
Total pago | R$ 198.263,85 |
Total de juros | R$ 48.263,85 |
Taxa de juros ao mês | 1,80% |
Percentual total de juros | 24% |
O mais importante nessa projeção é que, mesmo com metade do valor do carro paga na entrada, o financiamento de cinco anos acrescenta quase R$ 50 mil em juros. Isso eleva o custo final para quase R$ 200 mil.
Expectativa para o lançamento
A chegada do Yaris Cross marca a entrada da Toyota em um segmento que cresce rapidamente no Brasil.
A aposta no híbrido flex, no amplo porta-malas e na produção nacional pode atrair consumidores que buscam eficiência, conforto e um pacote tecnológico completo.
Com o lançamento previsto para outubro e a revelação dos preços e versões logo em seguida, o mercado aguarda para saber como o novo SUV vai se posicionar frente aos concorrentes já consolidados.