1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Qual é a quantidade real de ouro que existe na Terra?
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Qual é a quantidade real de ouro que existe na Terra?

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 17/06/2025 às 21:24
ouro
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Mesmo após séculos de mineração, a maior parte do ouro da Terra continua inacessível, escondida no núcleo e espalhada em partículas na crosta

O ouro sempre despertou interesse humano, mas sua distribuição no planeta mostra que ainda há muito a ser compreendido. Estima-se que a maior parte desse metal precioso esteja em locais inacessíveis, muito além da crosta terrestre.

Extração atual e reservas conhecidas

Conforme o U.S. Geological Survey e o Conselho Mundial do Ouro, a humanidade já extraiu entre 206.000 e 238.000 toneladas.

No entanto, as reservas exploráveis atuais somam apenas cerca de 70.550 toneladas. A maior parte delas está concentrada em países como Rússia, Austrália e África do Sul.

Em 2024, a China lidera como principal produtora mundial do metal.

Mesmo com todos os esforços de mineração, os números são pequenos diante da quantidade estimada de ouro existente no planeta. A maior parte permanece no núcleo da Terra, onde está fora do alcance da tecnologia atual.

Baixa concentração na crosta terrestre

A crosta terrestre tem muito pouco ouro espalhado nas rochas. Em média, existem apenas 4 partes de ouro para cada bilhão de partes de rocha. Isso significa que, se você tivesse 1 bilhão de gramas de rocha (1.000 toneladas), encontraria apenas 4 gramas de ouro no meio disso tudo.

O metal está disperso em pequenas partículas, tanto nas rochas quanto nos oceanos.

Origem cósmica do metal

A origem do ouro vai muito além da Terra. Segundo a teoria científica mais aceita, o ouro se forma em colisões entre estrelas de nêutrons — eventos raros e extremamente violentos no Universo.

Nesses momentos, ocorre a chamada nucleossíntese por captura rápida de nêutrons, processo capaz de gerar elementos pesados como o metal.

Esses elementos são então lançados no espaço e podem se incorporar a planetas em formação. Foi assim que o ouro chegou até a Terra — e por isso ele é tão raro.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x