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Projeto Minas é o Caminho: R$ 1,5 bilhão de investimento, 1.300 km de obras e um novo modelo de manutenção

Publicado em 10/07/2025 às 10:50
Projeto Minas é o Caminho: R$ 1,5 bilhão de investimento, 1.300 km de obras e um novo modelo de manutenção
Minas é o Caminho: o projeto de R$ 1,5 bilhão que vai revolucionar as estradas do estado
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Com mais de 1.300 km de asfalto novo, o maior projeto de infraestrutura de MG foca em recuperar rodovias turísticas e corredores agrícolas com um novo modelo de manutenção.

O governo de Minas Gerais lançou o maior projeto de infraestrutura rodoviária da história recente do estado. Batizado de Infraturismo Minas é o Caminho, o programa prevê a restauração ou pavimentação completa de 35 rodovias, em um esforço para reverter décadas de abandono e transformar a malha viária mineira.

Com um investimento que ultrapassa R$ 1,5 bilhão, a iniciativa abrange mais de 1.300 km de obras em 47 municípios, conectando regiões turísticas, rotas de escoamento agrícola e cidades que há anos esperavam por melhorias. O projeto não apenas promete mais segurança e agilidade, mas também uma mudança de paradigma na gestão das estradas do estado.

O cenário de abandono e a necessidade de uma virada de chave

Minas Gerais possui uma vasta malha rodoviária estadual, com mais de 28.000 km. No entanto, uma parte significativa dessas vias se encontrava em estado precário, com trechos desgastados e praticamente intransitáveis. Por anos, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizou intervenções, mas a abordagem corretiva de “tapar buracos” se mostrava insuficiente.

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Esse cenário de degradação gerava prejuízos econômicos, com o aumento do custo de transporte, e afastava turistas de destinos com grande potencial. Foi nesse contexto que surgiu o maior projeto de infraestrutura de MG, com uma proposta de recuperação estrutural e manutenção contínua.

O que é o programa Infraturismo Minas é o Caminho?

Projeto Minas é o Caminho: R$ 1,5 bilhão de investimento, 1.300 km de obras e um novo modelo de manutenção

O programa tem como foco principal a recuperação e pavimentação de 35 rodovias estaduais estratégicas. A iniciativa atinge todas as regiões do estado, do Sul de Minas ao Vale do Jequitinhonha, com atenção especial a importantes polos turísticos como a Serra do Cipó, o Caminho dos Diamantes (Diamantina e Serro) e a região de Monte Verde (Camanducaia).

O objetivo é claro: transformar estradas problemáticas em corredores de desenvolvimento, facilitando o acesso a destinos turísticos, melhorando o escoamento da produção do agronegócio e garantindo mais segurança para o transporte de cargas e passageiros.

A revolução na gestão, do tapa-buraco ao modelo Conserva Pro

A grande inovação do maior projeto de infraestrutura de MG é a adoção do modelo Conserva Pro. Em vez de apenas corrigir problemas existentes, o novo modelo foca na manutenção preventiva e contínua. Isso inclui vistorias regulares, roçada, reconstituição de base, fresagem e sinalização, tudo feito antes que o asfalto se degrade completamente.

Das 35 rodovias contempladas, 20 serão totalmente pavimentadas com novas camadas de sub-base, base e CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um material de maior aderência e durabilidade. O uso de tecnologias como asfalto-borracha e ferramentas de gestão modernas, como o sistema Sincor-MG para acompanhamento em tempo real, promete estender a vida útil do pavimento e trazer mais transparência ao processo.

Obras em andamento e o cronograma de entregas

Desde março de 2024, o modelo Conserva Pro já está ativo em 14 das 40 regionais do DER-MG. Obras em trechos importantes, como no corredor da MG-010 (Serra do Cipó) e na MG-060 (entre Esmeraldas e São José da Varginha), já estão em andamento.

O cronograma oficial prevê o início imediato das obras nos trechos anunciados, com a entrega das primeiras rodovias recuperadas entre o final de 2025 e a conclusão total do programa prevista para o fim de 2026. Para suportar a operação, foi mobilizada uma grande frota de equipamentos pesados e usinas de asfalto móveis.

O impacto no turismo e na economia de Minas Gerais

Projeto Minas é o Caminho: R$ 1,5 bilhão de investimento, 1.300 km de obras e um novo modelo de manutenção
Governo de Minas lança programa de infraestrutura para estimular turismo

A melhoria das estradas tem um impacto direto na economia. Atualmente, 78% dos visitantes chegam a Minas Gerais por rodovias. Em 2024, o estado recebeu mais de 32 milhões de turistas, e a expectativa é que estradas mais seguras e confortáveis aumentem ainda mais esse fluxo.

Destinos como o Parque Nacional da Serra do Cipó, Diamantina e o Parque Nacional do Caparaó serão diretamente beneficiados. O aquecimento do turismo impulsiona toda uma cadeia de serviços, de pousadas a restaurantes. Segundo dados do IBGE e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), o setor gerou mais de 20.000 novos empregos apenas em 2024, e a expectativa é que o maior projeto de infraestrutura de MG acelere ainda mais esse crescimento.

O que você acha desse grande projeto em Minas Gerais? Qual outro estado brasileiro precisa de uma iniciativa parecida?

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Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

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