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Projeto de Icó vence prêmio nacional por ensinar agricultores a usar energia solar

Escrito por Paulo H. S. Nogueira
Publicado em 10/10/2025 às 12:29
Homem sorridente segura um troféu em frente a um banner do programa “Profissionais do Futuro”.
Homem segura troféu em cerimônia do programa “Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde”.
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Descubra como o Projeto de Icó capacita agricultores em energia solar e conquista prêmio nacional, transformando vidas e fomentando a economia verde no Ceará.

Início e reconhecimento do Projeto de Icó

O Projeto de Icó tem se destacado no cenário nacional justamente porque combina educação tecnológica com desenvolvimento sustentável.
De fato, localizado no Centro-Sul do Ceará, o projeto surgiu para capacitar moradores da região, especialmente agricultores, a atuarem na área de energia solar, um setor que cresce rapidamente no Brasil e no mundo.
Além disso, a iniciativa conquistou o primeiro lugar nacional no Prêmio “Educação Profissional para a Economia Verde”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

Portanto, a história do Projeto de Icó reflete um movimento mais amplo que o Brasil vem promovendo nas últimas décadas: integrar a educação profissional à economia sustentável.
Desde os anos 2000, programas de qualificação tecnológica começaram a incentivar a formação de trabalhadores para novas demandas do mercado e, consequentemente, estimular o uso de fontes de energia renovável.
Nesse contexto, iniciativas como a do Ceará se destacam, pois combinam ensino técnico, inclusão social e impacto econômico direto nas comunidades.

Desde o final de 2024, o projeto oferece cursos voltados para a instalação de sistemas fotovoltaicos e para a formação de eletricistas residenciais.
Inclusive, cerca de 50 pessoas participaram da capacitação, incluindo mulheres e pessoas com deficiência, refletindo, portanto, um compromisso sólido com diversidade e inclusão.
Ao final do curso, metade dos alunos conseguiu oportunidades de emprego diretamente relacionadas às atividades aprendidas.

De fato, o sucesso do Projeto de Icó mostra como a educação profissional se torna um instrumento de transformação social, especialmente em cidades do interior.
Por exemplo, muitos participantes eram moradores de zonas rurais, acostumados a atividades agrícolas, e agora possuem habilidades técnicas para atuar em setores emergentes da economia.
Dessa forma, essa formação contribui não apenas para gerar emprego, mas também fortalece a autoestima e a confiança da população local.

Parceria entre Senai, QAir e Prefeitura

O Projeto de Icó foi conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Ceará (Senai CE), em parceria com a QAir Brasil, empresa privada que atua na área de energia renovável em mais de 20 países.
Consequentemente, a colaboração entre instituições públicas e privadas garantiu que os cursos tivessem qualidade técnica e relevância prática.

Além disso, a Prefeitura Municipal apoiou a iniciativa, facilitando a logística e a participação da comunidade local.
Por isso, esse tipo de parceria histórica entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil representa um modelo eficaz de desenvolvimento regional, especialmente em cidades do interior que buscam novas fontes de crescimento econômico.

Outro ponto relevante do Projeto de Icó é a atenção ao contexto social dos participantes.
Maurício Barreira, gerente do Senai Cariri, destacou que os alunos vinham de diferentes trajetórias: pessoas que atuavam na agricultura, jovens recém-saídos do Ensino Médio e comerciantes interessados em novas carreiras.
Assim, essa diversidade reflete o desafio histórico da educação profissional no Brasil: criar programas que atendam às necessidades de diferentes perfis sociais e econômicos.

Além disso, o estímulo à inclusão de mulheres e pessoas com deficiência no setor de energia solar, tradicionalmente dominado por homens, amplia oportunidades e fortalece a diversidade no mercado de trabalho.
Isso mostra, portanto, que a sustentabilidade também passa pela equidade social.

Escolha de Icó e impacto econômico

A escolha de Icó como sede do projeto não ocorreu por acaso.
De fato, segundo Nathanee Batista, coordenadora de projetos sociais da QAir Brasil, a cidade possui uma localização estratégica com alta incidência de radiação solar, ideal para implantar sistemas fotovoltaicos.
Além disso, a empresa está construindo na cidade o Complexo Bom Jardim, com capacidade de produção de 189 MW de energia, cuja operação comercial deve iniciar em 2025.

Dessa forma, o empreendimento cria oportunidades de emprego e fortalece a economia local, mostrando como projetos de capacitação profissional podem se integrar a iniciativas de infraestrutura e desenvolvimento sustentável.
Além da relevância técnica, o Projeto de Icó também se destaca pelo impacto social.
Consequentemente, a implementação de cursos de energia solar em comunidades rurais permite que jovens e adultos adquiram habilidades altamente demandadas em um mercado de trabalho em transformação.

Historicamente, o Ceará busca diversificar sua economia, saindo de uma dependência agrícola para incluir setores industriais e de serviços, e iniciativas como essa reforçam essa transição.
Portanto, ao capacitar moradores locais, o projeto cria uma base de conhecimento que pode se expandir, contribuindo para a construção de uma economia verde e mais resiliente.

Além disso, o impacto econômico se reflete na geração de renda local.
Os profissionais capacitados passam a oferecer serviços de instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, contribuindo para o desenvolvimento de pequenas empresas e microempreendimentos.
Dessa forma, esse efeito multiplicador evidencia como a educação profissional impulsiona toda a economia da cidade, beneficiando não apenas os alunos, mas também suas famílias e comunidades.

Premiação e reconhecimento nacional

A premiação nacional ocorreu durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, e representou um reconhecimento importante do esforço e da inovação do Projeto de Icó.
De fato, o concurso contou com 12 projetos inscritos de diferentes estados. E a vitória do Ceará demonstra a força de iniciativas que combinam educação, tecnologia e impacto social.

Portanto, o prêmio reforça a importância de políticas públicas que incentivem a qualificação profissional voltada para a sustentabilidade.
Essa tendência global vem sendo incorporada pelo Brasil com cada vez mais intensidade.

Além disso, o sucesso do Projeto de Icó evidencia a importância de ouvir as comunidades.
Nathanee Batista explica que os cursos surgiram da identificação das necessidades locais.
Assim, a demanda por formação profissional em energia solar apareceu à medida que a população se interessava por novas oportunidades de trabalho. E pelo potencial de aproveitamento da energia solar.

Outro fator que contribui para o reconhecimento nacional é a metodologia aplicada no projeto.
De fato, o ensino prático aliado à teoria, usando equipamentos reais e simuladores de sistemas fotovoltaicos. Permite que os alunos tenham uma experiência completa e alinhada às exigências do mercado.
Por isso, esse modelo pedagógico é referência em cursos técnicos de energia renovável no Brasil.

Integração à economia verde e futuro

Além do impacto local, o Projeto de Icó insere a cidade no contexto mais amplo da economia verde no Brasil.
De fato, iniciativas de geração de energia renovável, como parques solares e projetos de eficiência energética, têm crescido em diversas regiões do país.
Além disso, o Ceará, com seu potencial solar elevado, se tornou um polo estratégico nesse setor.
Capacitar trabalhadores locais prepara o estado para aproveitar plenamente essas oportunidades e estimula a criação de empregos de qualidade.

O projeto também demonstra a integração entre educação, inovação e desenvolvimento econômico.
De fato, ele prova que a educação profissional funciona como motor de transformação social, reduz desigualdades, fomenta o empreendedorismo e apoia a transição para uma economia mais sustentável.

Além disso, a formação técnica recebida pelos alunos do Projeto de Icó ainda deve gerar impactos de longo prazo.
A cidade passa a contar com profissionais capacitados para atuar em futuras expansões de parques solares, manutenção de sistemas e projetos de eficiência energética.
Dessa forma, Icó se consolida como um polo de referência em energia limpa e educação profissional.

Em resumo, o Projeto de Icó vai além de um programa de capacitação técnica; ele serve como modelo de educação profissional voltada à sustentabilidade. Combinando inclusão social, impacto econômico e desenvolvimento regional.
Dessa forma, a vitória no Prêmio “Educação Profissional para a Economia Verde” reconhece a excelência da iniciativa e sua contribuição histórica para a transformação social e econômica do Ceará.

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Globo Rural: Projeto Incentiva Agricultores a Investir em Energia Solar Fotovoltaica | Sunergia® energia solar

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Paulo H. S. Nogueira

Sou Paulo Nogueira, formado em Eletrotécnica pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), com experiência prática no setor offshore, atuando em plataformas de petróleo, FPSOs e embarcações de apoio. Hoje, dedico-me exclusivamente à divulgação de notícias, análises e tendências do setor energético brasileiro, levando informações confiáveis e atualizadas sobre petróleo, gás, energias renováveis e transição energética.

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