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Principais defeitos do motor da Fiat FireFly: o problema mais comum que pode te surpreender

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 15/10/2024 às 17:43
Principais defeitos do motor da Fiat FireFly: o problema mais comum que pode te surpreender
Saiba o mais comum problema do motor da Fiat (Imagem: Representação)
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Saiba quais são os principais problemas do motor da Fiat FireFly, tanto o de 3 cilindros quanto o de 4 cilindros, e como identificar cada um deles.

O motor da Fiat FireFly é conhecido por sua eficiência, mas como qualquer tecnologia, não é isento de defeitos. Para quem confia nesses motores, tanto o de 3 cilindros quanto o de 4 cilindros, é importante entender os problemas mais recorrentes que aparecem nas oficinas. E acredite, alguns desses defeitos podem surgir antes mesmo dos 50 mil km, deixando muitos donos surpresos.

Ouvimos o especialista da DR Auto Mecânica, que compartilhou sua vasta experiência com o motor da Fiat FireFly, explicando quais são os principais problemas que surgem nesses motores. E se você acha que já conhece todos os problemas possíveis, prepare-se: o mais comum é inesperado e pode custar caro se não identificado a tempo.

O defeito mais comum no motor da Fiat FireFly : diafragma da tampa de válvula furado

Um dos problemas mais frequentes no motor da Fiat FireFly é o diafragma da tampa de válvula. Quando o diafragma fura, o carro começa a queimar óleo e pode até emitir um som semelhante ao de um pneu furado, o famoso “chiado” de ar vazando. Esse som vem da tampa de válvula e é um sinal claro de que algo não está certo. Muitos motoristas, ao ouvir esse barulho, acham que é um vazamento de ar, mas na verdade, é o óleo passando pelo respiro do motor e indo direto para o coletor.

Mistura de água e óleo: bomba d’água defeituosa

Outro defeito comum no motor da Fiat FireFly é a mistura de água e óleo. Isso acontece quando a bomba d’água dá defeito, permitindo que a água entre no óleo. Ao verificar o óleo, você pode notar uma coloração parecida com “café com leite”, indicando essa mistura indesejada. Muitos acreditam que o problema está na junta do cabeçote, mas o verdadeiro vilão, na maioria das vezes, é a bomba d’água.

Barulho na corrente de comando: falta de lubrificação

Esse defeito pode assustar muitos proprietários do motor da Fiat FireFly. Ao invés de uma correia dentada, o motor utiliza corrente de comando, e o barulho pode surgir por falta de lubrificação. Curiosamente, a corrente não está sempre imersa no óleo do cárter, sendo lubrificada pela queda de óleo do cabeçote. Quando isso não é suficiente, a corrente se desgasta, gerando ruídos preocupantes.

Luz de óleo piscando: polia do comando variável

Outro problema que ocorre, especialmente em motores mais rodados, é a luz de óleo piscando ou acendendo direto. Isso pode ser causado por uma falha na polia do comando variável, que acaba quebrando internamente. A polia perde pressão, e com isso, o sistema não consegue manter a lubrificação adequada, resultando na luz de alerta.

Como identificar os defeitos pelo barulho

Diferenciar os defeitos pode ser complicado, mas o especialista da DR Auto Mecânica deu algumas dicas valiosas: barulhos na corrente de comando geralmente aparecem com o motor quente, pois o óleo vai afinando e perdendo pressão. Já os problemas na polia do comando variável costumam se manifestar logo na partida, quando o motor está frio.

Qual é o impacto desses defeitos no uso diário?

Embora esses defeitos possam parecer alarmantes, é importante lembrar que muitos donos de carros com o motor da Fiat FireFly nunca terão que lidar com esses problemas. No entanto, quando surgem, podem gerar altos custos de manutenção, especialmente se não forem diagnosticados corretamente desde o início. Trocar a tampa de válvula, a bomba d’água ou até mesmo o conjunto da corrente de comando pode ser a solução, mas o proprietário precisa estar atento aos primeiros sinais.

O que você pode fazer para evitar problemas?

Manter a manutenção preventiva em dia, usar o óleo correto recomendado pela Fiat e verificar regularmente o estado da bomba d’água e da corrente de comando são ações essenciais para garantir que o seu motor da Fiat FireFly continue funcionando perfeitamente. Esses motores são bastante resistentes, mas, como todo sistema mecânico, precisam de cuidados adequados para evitar que pequenos problemas se transformem em grandes prejuízos.

Já teve algum desses problemas no seu carro? Como você identificou e resolveu? Deixe sua experiência nos comentários!

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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