1. Início
  2. /
  3. / Primeira plataforma de poço não tripulada da Equinor iniciará em Setembro
Tempo de leitura 2 min de leitura

Primeira plataforma de poço não tripulada da Equinor iniciará em Setembro

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 25/08/2018 às 15:11

Sem categoria

Primeira plataforma de poço não tripulada da Equinor iniciará em setembro

A Equinor iniciará a produção da plataforma Oseberg H em setembro após receber a aprovação inicial da Norwegian Petroleum Directorate NPD

Oseberg H é uma nova plataforma de cabeçote não tripulada que faz parte do projeto de desenvolvimento Oseberg Vestflanken 2 no Mar do Norte. Oseberg H é um novo tipo de plataforma norueguesa. A NPD acrescentou que é positivo para o desenvolvimento e uma solução econômica as plataformas de cabeça de poço não tripuladas. Os investimentos previstos na nova tecnologia totalizaram mais 8,2 bilhões NOK´s. O projeto aumentará as reservas recuperáveis em Oseberg em 17,6 milhões de metros cúbicos de petróleo e gás. Para lembrar, a Equinor recebeu o consentimento da Autoridade de Segurança de Petróleo para colocar a plataforma Oseberg H em operação.

Oseberg H e Vestflanken 2

A Equinor é a operadora do campo de Oseberg, que fica no setor norte do Mar do Norte. O campo foi construído em várias etapas utilizando alta tecnologia da época e sua produção iniciou em 1988. O Ministério de Petróleo e Energia da Noruega sancionou em junho de 2016. O Vestflanken 2 foi desenvolvido usando a plataforma de cabeça de poço fixa Oseberg H com dez conexões de poço. Os poços serão operados remotamente e monitorados a partir do centro de campo de Oseberg. Além de Oseberg H com seus dutos associados e umbilical, o plano inclui o uso continuado do modelo submarino G4 juntamente com as modificações no centro de campo de Oseberg.

A plataforma  instalada em 2017 é a primeira plataforma de cabeçote não tripulado da Equinor e com uma parte superior pesando apenas 1.100 toneladas tornando à menor plataforma da empresa. Devido ao seu tamanho, ela não possui equipamentos de processamentos, alojamentos, instalações de perfuração ou heliponto. Oseberg Vestflanken 2 é a primeira de três fases planejadas para o desenvolvimento das reservas remanescentes.

Oseberg Vestflanken 2 Illustration / Image source: Equinor

Tags
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos