1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Prepare-se! Seus eletrodomésticos de cozinha ficarão sem fio e sem bateria com a tecnologia de indução eletromagnética; energia sem fio é o futuro
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Prepare-se! Seus eletrodomésticos de cozinha ficarão sem fio e sem bateria com a tecnologia de indução eletromagnética; energia sem fio é o futuro

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 19/09/2024 às 14:53
Seus eletrodomésticos de cozinha ficarão sem fio e sem bateria
Foto: Reprodução

A mesma tecnologia de carregamento sem fio que revolucionou os smartphones está prestes a chegar à sua cozinha. Conheça o padrão Ki, que promete eliminar fios e baterias dos seus eletrodomésticos e transformar a sua rotina!

A evolução tecnológica está transformando o modo como interagimos com nossos eletrodomésticos, e a empresa Wireless Power Consortium (WPC) deu um importante passo ao anunciar o lançamento do padrão de transferência de energia sem fio.

Este novo padrão promete revolucionar como utilizamos eletrodomésticos menores, como torradeiras e liquidificadores, eliminando a necessidade de cabos de energia. Embora ainda não esteja disponível para os consumidores, o Ki está em fase de certificação para que os fabricantes possam lançar os primeiros produtos em breve.

eletrodomésticos de cozinha ficarão sem fio e sem bateria

A transformação dos eletrodomésticos com carregamento sem fio

A maioria de nós já está familiarizada com a conveniência dos carregadores sem fio Qi e Qi2, que permitem carregar smartphones e outros dispositivos móveis simplesmente posicionando-os em uma base, sem a necessidade de conectar cabos.

Esses carregadores utilizam um princípio chamado indução eletromagnética, que cria um campo magnético para gerar corrente elétrica. O Qi é limitado a carregar dispositivos móveis, enquanto o Ki vai além, fornecendo energia diretamente para fazer funcionar os motores e os componentes eletrônicos dos eletrodomésticos.

Uma diferença fundamental entre o Qi e o novo padrão Ki é a quantidade de energia fornecida. Enquanto os carregadores sem fio Qi e Qi2 conseguem fornecer até 15 W de energia, o Ki é capaz de transmitir impressionantes 2.200 W. Essa capacidade permite alimentar eletrodomésticos de maior consumo, como fritadeiras e outros equipamentos que exigem mais potência.

Como funciona o Padrão Ki

Assim como o Qi, o padrão Ki também depende da indução eletromagnética. No entanto, ao invés de carregar uma bateria, ele transfere energia diretamente para os aparelhos, fazendo-os funcionar em tempo real. Para conseguir isso, o Ki utiliza bobinas maiores e mais potentes, capazes de gerar a energia necessária para alimentar motores e aquecer elementos de eletrodomésticos.

A tecnologia Ki permite ainda que a energia seja transmitida sem fio através de superfícies como granito, quartzo, mármore e até madeira de até 1,5 polegadas de espessura. Isso possibilita que os transmissores sejam integrados de forma discreta às cozinhas, permitindo um ambiente mais limpo e sem cabos à vista.

Segurança e benefícios do Padrão Ki

eletrodomésticos de cozinha ficarão sem fio e sem bateria

Uma preocupação comum ao se falar de eletrodomésticos sem fio é a segurança. Pensando nisso, o WPC incorporou diversas salvaguardas ao novo padrão Ki. Por exemplo, os aparelhos compatíveis se comunicam com os transmissores por meio de NFC (Near Field Communication), garantindo que a energia só seja fornecida quando o aparelho estiver em uso. Se um eletrodoméstico for removido ou derrubado, o fornecimento de energia é interrompido automaticamente.

Outra característica importante é que os aparelhos com Ki são projetados para garantir que suas superfícies nunca esquentem o suficiente para causar queimaduras ou danos às bancadas.

Caso uma panela compatível com Ki seja usada diretamente sobre uma bancada, o fundo da panela contará com isolamento térmico para proteger a superfície do calor gerado.

A remoção dos cabos também traz benefícios em termos de segurança doméstica. Sem fios espalhados pela cozinha, os riscos de tropeçar ou causar incêndios devido a cabos desgastados ao longo do tempo são drasticamente reduzidos. Além disso, a ausência de cabos facilita a limpeza e organização do ambiente.

O Futuro das cozinhas com Ki

Empresas renomadas, como Philips, Midea e Miele, já fazem parte do WPC e estão investindo na implementação do padrão Ki em seus produtos. Espera-se que os primeiros aparelhos compatíveis com a nova tecnologia cheguem ao mercado no próximo ano, uma vez que obtenham a certificação necessária.

Embora a ideia de uma cozinha sem fios seja atraente, ela exigirá a substituição de muitos aparelhos atuais. Além disso, será necessário o investimento em transmissores de energia e possíveis reformas nas cozinhas para integrar essa nova tecnologia.

O WPC estima que os aparelhos com Ki terão um custo adicional de cerca de US$ 8 a US$ 9 devido aos componentes extras necessários, mas os custos totais podem variar dependendo das adaptações que forem necessárias.

O padrão Ki tem o potencial de mudar completamente o modo como utilizamos e interagimos com nossos eletrodomésticos, oferecendo uma solução sem fios e sem complicações. No entanto, ainda é cedo para saber quantos fabricantes adotarão essa tecnologia e quando ela estará amplamente disponível no mercado.

Até lá, a expectativa é que os consumidores abracem essa inovação com entusiasmo, especialmente à medida que mais eletrodomésticos e cozinhas inteligentes sejam desenvolvidos para tornar nosso cotidiano mais prático e seguro.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x