MENU
Menu
Início Maricá acaba de entrar no hall das cidades produtoras de petróleo após inaugurar sua primeira operação logística offshore oficial no aeroporto da cidade, no interior do Rio de Janeiro

Maricá acaba de entrar no hall das cidades produtoras de petróleo após inaugurar sua primeira operação logística offshore oficial no aeroporto da cidade, no interior do Rio de Janeiro

3 de março de 2022 às 18:57
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
offshore, Rio de Janeiro, aeroporto
Foto: Reprodução galeria do site da Prefeitura de Maricá

O primeiro embarque offshore no aeroporto de Maricá, Rio de Janeiro, já aconteceu nesta quinta-feira, em direção à Bacia de Santos. Confira a galeria de imagens deste grande marco!

A prefeitura de Maricá, município do Rio de Janeiro, divulgou que começaram hoje, dia 3 de março, as operações de deslocamento offshore de petroleiros no aeroporto da própria cidade. As atividades de transporte contam com o embarque e o desembarque de trabalhadores da Petrobras que operam em plataformas de petróleo na Bacia de Santos, que é a maior bacia sedimentar offshore do Brasil, com uma área total de mais de 350 mil quilômetros quadrados, estendendo-se do estado do Rio de Janeiro até Florianópolis (SC).

Leia também:

A cidade de Maricá está sendo vista como uma das localidades estratégicas no Estado do Rio de Janeiro para o transporte, o que tem auxiliado a logística das pessoas que trabalham embarcadas. Antes, somente os aeroportos de Cabo Frio, Campos e Jacarepaguá realizavam os transportes.

Galerias de Fotos das Primeiras Operações Logísticas Aéreas Offshore. Fonte: Prefeitura de Maricá

A empresa que supervisiona o aeroporto, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), tem expectativa de realizar de três a quatro horários de voos diariamente pela empresa de transporte aéreo offshore Omni Táxi Aéreo. Os itinerários terão duração de cerca de 45 minutos em cada intervalo, de ida e de volta, entre a terra firme e as plataformas de petróleo, que ficam localizadas a uma distância de aproximadamente 360 quilômetros (200 milhas náuticas). Os meios de transporte utilizados são helicópteros do tipo AW-139 e possuem capacidade para carregar até 12 passageiros e 3 integrantes da tripulação. Além da Omni, outras empresas de táxi aéreo terão oportunidades de atuar na cidade do Rio de Janeiro em questão, Maricá.

Operação offshore representa inovação na economia do Rio de Janeiro

Olavo Noleto, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), informou à prefeitura da cidade que o começo das operações é o marco para uma nova economia que surge na cidade, em razão da atividade petrolífera.

Conforme a publicação feita no site da Prefeitura de Maricá, Olavo Noleto afirmou: “Além da receita que vai gerar para o município, a importância do transporte aéreo a partir de agora também será para atrair empresas que poderão se instalar em Maricá e movimentar o comércio, entre outros setores, como hotelaria e restaurantes”.

Desde o ano de 2018, o aeroporto de Maricá foi devidamente organizado e equipado anteriormente. A cidade vem treinando uma equipe especializada que possa trabalhar com operadoras offshore. “Maricá se preparou muito para este dia, para levar esses trabalhadores às plataformas partindo daqui, da nossa cidade. Sabemos do gargalo que existe no estado dentro desta logística, e estamos mostrando que a cidade e o aeroporto estão organizados para atender à demanda”, finalizou o presidente da Codemar.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR