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Preço de luxo ou popular? Quanto custaria hoje o 1º carro fabricado no Brasil com a inflação corrigida

Publicado em 20/07/2025 às 12:26
Romi isetta, Primeiro carro fabricado no Brasil
Foto: Lothar Spurzem / Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.0 DE)
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Lançado em 1956 como o primeiro carro fabricado no Brasil, o Romi Isetta virou símbolo nacional e item cobiçado por colecionadores

Em setembro de 2026, o Romi Isetta completará 70 anos desde seu lançamento. Foi o primeiro carro fabricado no Brasil e marcou época ao desfilar pelas ruas de São Paulo em 1956, logo após sair da loja da Companhia Distribuidora Brasileira Comércio e Indústria, na rua Marquês de Itu.

Apenas 16 unidades foram exibidas nesse início, mas o impacto foi duradouro. Até hoje, há veículos do modelo registrados no Detran-SP e, por seu valor histórico, alguns são avaliados em até R$ 100 mil.

O Romi Isetta era compacto e simpático. Com 2,28 metros de comprimento, motor dois tempos bicilíndrico, chassi tubular e uma única porta, o carro conquistou o público enquanto esteve à venda.

Hoje, além do valor histórico, o modelo também chama atenção pelo preço que teria se ainda fosse comercializado, levando em conta a inflação desde sua estreia.

Preço inicial e mudança nas regras

Para descobrir esse valor, o primeiro passo foi identificar o preço original do Romi Isetta nos anos 1950. Inicialmente, o carro custava o equivalente a US$ 700.

Esse valor logo mudou após mudanças nas regras do setor automotivo nacional, especialmente após a criação do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) e a publicação do Decreto 39.142/1959.

A nova legislação limitava incentivos fiscais apenas a carros com ao menos 70% de peças fabricadas no Brasil e capacidade para quatro passageiros.

Sem isenção, valor dobrou

O Romi Isetta tinha apenas dois lugares e, por isso, perdeu o benefício fiscal. Isso fez com que seu valor dobrasse, passando para US$ 1.400 — aproximadamente 60% do valor de um Fusca na época.

A valorização forçada impactou diretamente o mercado e a permanência do modelo no país.

Romi Isetta, Primeiro carro fabricado no Brasil
Foto: Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

Conversão histórica para cruzeiros

Em 1956, o dólar valia Cr$ 71,30. Dessa forma, o Romi Isetta era vendido inicialmente por Cr$ 49.910,00, subindo para Cr$ 99.820,00 após a mudança na legislação.

O cálculo é baseado em uma conversão direta entre o valor em dólares e a cotação vigente em cruzeiros na época.

Com base nesses valores, a equipe do CT Auto resolveu fazer as contas e aplicar a correção da inflação até os dias atuais.

Utilizando a calculadora oficial do Banco Central do Brasil, e levando em conta o índice IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas, os preços atualizados foram revelados.

A versão do Romi Isetta lançada antes da restrição de isenção custaria hoje R$ 37.860,51. Já o modelo vendido após a criação do GEIA teria um valor corrigido de R$ 75.721,02.

Os números mostram que o carrinho pioneiro teria um preço bem significativo nos dias atuais, apesar de seu tamanho modesto.

Valor de colecionador vai além da inflação

O curioso é que mesmo com a correção da inflação, o valor atualizado ainda pode ser inferior ao preço cobrado por colecionadores.

Alguns exemplares em bom estado, segundo registros do Detran-SP, já ultrapassam R$ 100 mil, evidenciando o valor emocional e histórico do Romi Isetta.

Com informações de Canal Tech.

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Romário Pereira de Carvalho

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