O Porto Itapoá é o mais importante do estado de Santa Catarina. O terminal gera 950 empregos diretos e mais de cinco mil indiretos
O Porto Itapoá, no litoral norte do estado de Santa Catarina, completa uma década de existência com resultados animadores. A empresa está na 5ª posição entre os portos brasileiros que operam com containeres. Segundo a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o terminal gera 950 empregos diretos e mais de cinco mil indiretos. Veja ainda: Nova fábrica da Intelbras será construída no estado de Santa Catarina. R$ 40 milhões serão investidos e 120 empregos podem ser gerados
- Petrobras coloca em operação um gigante de 20 toneladas e 34m de comprimento: o supercomputador Dragão, tem processamento equivalente a quatro milhões de celulares ou cem mil laptops modernos
- General Motors irá investir US$ 35 bilhões na produção de carros elétricos e autônomos até 2025
- Vix Logística está com 66 oportunidades de emprego para motorista, mecânico, técnico e mais
- Renault Höga, o carro elétrico para montar em casa como um móvel de Ikea
- Caminhonete elétrica chinesa do Alibaba menor que um Fiat Mobi, entra em promoção e pode levar 400 kg custando menos de R$ 10 mil
Sustentabilidade e inovação no terminal portuário, em Santa Catarina
O Porto Itapoá criou a RPPN (Reserva de Preservação Permanente da Natureza) Padre Piet Van der Aart, que compensou em dez vezes a área para a ampliação do terminal. Associada à RPPN Volta Velha, essa é uma das maiores reservas de Mata Atlântica particulares de Santa Catarina e um importante ativo ambiental de Itapoá. O porto também monitora a qualidade da água da Baía da Babitonga, e realiza o reuso e reciclagem de resíduos gerados em suas operações.
O terminal criou um dispositivo de IOT (Internet das Coisas), com tecnologia própria, 100% desenvolvida pelo time interno e patenteada. Chamados de coletores, esses dispositivos fazem a integração dos veículos que movimentam os contêineres entre o pátio e o cais, com o software que gerencia a programação de carga e descarga dos navios. A solução desenvolvida pelo Porto Itapoá substitui os equipamentos importados com grandes vantagens em custos, manutenção e usabilidade.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
A importância do Porto Itapoá na geração de empregos e renda
O Complexo Portuário da Babitonga que, a partir da instalação do Porto Itapoá passou a responder por quase 60% da movimentação do setor de Santa Catarina, é um dos mais importantes ativos portuários do Brasil e estratégico para a infraestrutura de transporte e logística do estado de Santa Catarina.
Os municípios localizados a, no máximo, 100 km de distância da Baía da Babitonga, concentram metade do PIB (Produto Interno Bruto) industrial dos estados de Santa Catarina e Paraná. O Porto Itapoá gera 950 empregos diretos e mais de 5 mil indiretos. Mais de 50% da mão de obra economicamente ativa do município está ligada à atividade portuária, e somente os colaboradores do Porto Itapoá movimentam R$ 30 milhões/ano na economia local. A arrecadação do município saltou de R$ 35 milhões em 2010 para R$ 108 milhões, um crescimento de 200%.
Veja ainda: Navio transportando novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) chega em dois dias ao Porto de Navegantes, Santa Catarina
O novo caça Gripen NG, da Força Aérea Brasileira (FAB), está cada vez mais próximo da costa brasileira. O navio, que leva a aeronave, é o Elke e deixou a Suécia no primeiro dia de setembro, com previsão de chegada em Santa Catarina porto de Navegantes, em Santa Catarina, no dia 20 de setembro, às sete horas da manhã, conforme o portal Marine Traffic.
De acordo com o portal Aeroin, o caça estaria sendo transportada por mar, através de navio, devido a ele ainda não estar certificado, além de não possuir uma sonda de reabastecimento, o que dificultaria a travessia do oceano Atlântico, até chegar ao porto em Santa Catarina.