1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Porsche Boxster elétrico: Carro elétrico chega ao mercado em 2025
Tempo de leitura 3 min de leitura

Porsche Boxster elétrico: Carro elétrico chega ao mercado em 2025

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 25/09/2022 às 11:55
Porsche Boxster elétrico
Porsche Boxster elétrico (Foto/divulgação)

O Porsche Boxster elétrico perderá seu motor a combustão daqui a três anos. Novidade anima entusiastas do automobilismo

Estima-se que o Porsche Boxster Spyder RS, como foi nomeado, será a última versão do 718, que será um modelo mais potente do roadster feito até hoje. Em seguida, a previsão é que venha um carro completamente diferenciado, já que a marca anunciou que o seu novo menor esportivo será completamente elétrico.

Dessa forma, a Porsche terá uma estratégia diferente em comparação com o 911, que será o primeiro carro híbrido da companhia, antes de perder seu motor a combustão em 2030. Sendo assim, a companhia entra no caminho certo de inovar em motores elétricos, a fim de combater as mudanças climáticas.

Por sempre demonstrar suas ambições a favor da motorização 100% elétrica, a Porsche revelou o conceito “Missin R” há cerca de um ano, sendo o carro de corrida totalmente elétrico, com aerodinâmica agressiva e cerca de 1.000 cv de potência. Apesar disso, o Boxster EV não será tão ousado, mas, alguns detalhes de design devem ser o foco no modelo de produção.

Além do conceito inovador do seu novo carro, a Porsche também está trabalhando em um novo Cayman que deverá ser ainda mais similar ao Mission R, especialmente visualmente. Por isso, é importante relembrar que o conceito apresentado no ano passado foi baseado no atual Cayman GT4 Clubsport.

Dessa forma, a versão de produção atual será montada em uma adaptação da próxima plataforma Premium Platform Electric (PPE), que foi co-desenvolvida com a Audi, o que representa que algumas das proporções deverão mudar depois de se livrar de algumas características de um carro a combustão.

Carro esportivo elétrico ainda é algo a se pensar

Atualmente, a marca alemão argumenta que a dupla elétrica 718 manterá o layout do motor central-traseiro a gasolina, apenas instalando as baterias entre os seixos. Dessa forma, isso dará aos carros elétricos um centro de gravidade mais baixo, além de uma distribuição de peso otimizado para aprimorar sua dirigibilidade.

Inclusive, é essencial mencionar que o Mission R com tração nas quatro rodas e motores duplos, pesava somente 1.500 kg! Dessa forma, o peso é considerado bastante baixo, especialmente porque o Cayman GT4 é apenas 85 kg mais leve.

Além disso, muitas pessoas questionam se é realmente possível lançar um carro esportivo elétrico. Mas, se isso realmente acontecer, certamente é a Porsche que lançará. Por isso, com o Taycan, a marca demonstrou que, mesmo em um carro de grandes dimensões e pesado, ainda é possível oferecer  a praticidade de um modelo de quatro portas de forma fácil e produtiva.

Portanto, antes que o 718 se transforme em um modelo esportivo completamente elétrico, o Macan terá a mesma missão para apresentar no próximo ano, e deverá coexistir tranquilamente com a versão a combustão por um curto período de tempo. Inclusive, no final desta década, é esperado que um grande SUV seja acrescentado na linha de elétricos da Porsche.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos