O Chevrolet Astra Sedan, produzido entre 1998 e 2011, continua atraente no mercado de seminovos. Com preços a partir de R$ 18.729,00, oferece motor 2.0 potente, interior espaçoso e bom nível de equipamentos. No entanto, o consumo elevado e a ausência de tecnologias modernas são pontos a considerar.
Enquanto o preço de carros novos no Brasil dispara, encontrar um veículo que ofereça potência, conforto e equipamentos completos sem esvaziar a conta bancária parece um sonho distante.
Contudo, no universo dos usados, um sedã robusto e confiável ressurge como um verdadeiro achado: o Chevrolet Astra Sedan.
Mesmo fora de linha há mais de uma década, o modelo se mantém entre os mais indicados para quem busca custo-benefício e mecânica de fácil manutenção.
- A multa vai rolar solta! Estado deve receber mais de 700 RADARES ainda em 2025
- Driblando o radar! Motoristas espertinhos buscam formar de burlar radar antimigué instalado nas rodovias
- Revolução nas multas de trânsito: nova lei promete exigir fotos das placas em todas as infrações por radar! Será que vai dar certo?
- Elon Musk e o supersônico elétrico: O sonho futurista de Elon Musk que pode redefinir a aviação e mudar o futuro sob as nuvens
Com valores que giram entre R$ 23 mil e R$ 35 mil, dependendo do ano e da versão, o Astra Sedan impressiona com atributos que costumam faltar em muitos compactos populares modernos.
Mas, apesar das qualidades, ele exige atenção em alguns pontos, como consumo de combustível e problemas recorrentes que podem surgir com a idade do veículo.
Um sedã espaçoso com DNA europeu
Lançado no Brasil em fevereiro de 1999, o Chevrolet Astra Sedan conquistou rapidamente o público graças à combinação de espaço interno, design moderno para a época e motorização robusta.
Produzido pela General Motors do Brasil (GMB), o modelo herdou a confiabilidade mecânica de seu antecessor, o Monza, e trouxe ao mercado uma proposta mais sofisticada.
Inicialmente, as versões GL 1.8 (110 cv), GLS 2.0 (112 cv) e GLS 2.0 16V (128 cv) chegaram às concessionárias.
A versão GL, mais simples, nem sequer oferecia conta-giros, enquanto a GLS agregava trio elétrico, direção eletro-hidráulica e rodas de alumínio.
O teto solar, ABS e airbag eram opcionais, o que elevava ainda mais o custo-benefício das unidades mais completas.
A partir de 2001, o Astra GL evoluiu, ganhando conta-giros e ajuste de altura e profundidade no volante, enquanto a versão GLS 2.0 16V passou a entregar 136 cv, melhorando o desempenho.
Nesse mesmo ano, a série especial Advantage trouxe ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina.
Reestilização e mais potência com a linha FlexPower
Em 2003, o Astra Sedan passou por uma reestilização visual significativa, adotando um novo design frontal e traseiro.
Sob o capô, os motores 1.8 e 2.0 foram mantidos, mas ganharam mais opções, com o 2.0 FlexPower estreando em 2004.
Esse motor flex, capaz de entregar até 127,6 cv com gasolina e 121 cv com etanol, se tornou uma das grandes vantagens do modelo.
As versões foram rebatizadas para Comfort, Elegance e Elite, todas trazendo ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico.
No entanto, a versão Elite oferecia diferenciais exclusivos, como airbags laterais, ABS com EBD, bancos de couro e CD player, características que ainda hoje fazem dela a opção mais procurada entre os seminovos.
A raridade do Astra Multipower: três combustíveis e suspensão reforçada
Uma curiosidade interessante do modelo foi a versão Multipower, lançada em configurações Comfort e Elegance.
O diferencial era a adaptação de fábrica para uso de Gás Natural Veicular (GNV), além de gasolina e álcool.
Para suportar os tanques de GNV no porta-malas, a suspensão traseira recebeu molas reforçadas, compensando o peso adicional de aproximadamente 90 kg.
Apesar de ocupar quase metade do espaço de bagagem, essa configuração representou uma opção econômica para motoristas que rodavam longas distâncias, especialmente em tempos de combustíveis caros.
Problemas comuns e pontos de atenção
Mesmo sendo um carro robusto, o Astra Sedan não está livre de problemas recorrentes, principalmente nas unidades mais antigas. Entre os principais relatos dos proprietários estão:
- Superaquecimento do motor: O problema geralmente decorre de falhas na válvula termostática, bomba d’água ou sensor de temperatura. Nesses casos, uma simples limpeza ou a adição de líquido no radiador pode ser suficiente.
- Direção eletro-hidráulica: Oferecida até 2001, a direção eletro-hidráulica foi substituída pela hidráulica devido ao custo elevado e à menor durabilidade. Um kit novo pode custar até R$ 4.500 na concessionária.
- Falhas no computador de bordo: Queima dos LEDs pode dificultar a leitura dos caracteres no visor. O custo da substituição em uma concessionária gira em torno de R$ 2 mil, mas no mercado paralelo é possível encontrar opções por R$ 250 a R$ 350.
- Suspensão: Ruídos na suspensão costumam aparecer com o tempo, geralmente pela bieleta de plástico, peça que conecta a barra estabilizadora ao amortecedor. A solução é trocá-la por uma bieleta de metal, que oferece maior resistência.
Preço no mercado de seminovos: veja quanto custa um Astra Sedan
De acordo com a tabela atualizada em dezembro de 2024, os preços variam conforme o ano e a versão. Veja alguns exemplos:
Versão | 2006 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 |
---|---|---|---|---|---|
Astra Sedan 2.0 Flex Advantage | R$ 23.018 | R$ 27.206 | R$ 30.747 | R$ 32.194 | R$ 34.179 |
Astra Sedan 2.0 Flex Advantage aut. | R$ 27.014 | R$ 32.105 | – | R$ 33.379 | R$ 35.207 |
Por que o Astra Sedan ainda vale a pena?
Mesmo com uma tecnologia defasada e um design que pode não encantar os mais exigentes, o Chevrolet Astra Sedan possui uma combinação que poucos carros usados oferecem: mecânica confiável, ampla oferta de peças, conforto e desempenho.
Seu motor 2.0 potente continua sendo um dos destaques, enquanto o espaço interno e a lista generosa de equipamentos garantem um uso prático e agradável para o dia a dia.
Você investiria em um Chevrolet Astra Sedan, priorizando custo-benefício e potência mesmo diante de um consumo elevado? Deixe sua opinião nos comentários!
Tenho um astra advantaje 2011 maravilhoso
Teria um fácil apesar de achar o Vectra bem mais bonito e confortável com espaço interno maior mais até 2005 após nada mais é que um Astra H q o brasileiro conseguiu ser enganado e comprar como Vectra, (não que seja um carro ruim muito pelo contrário, ruim foi ter pago mais caro em um carro de categoria a baixo) mais um motor excelente com potente e baixo consumo sabendo ultilizar as marchas certas e manutenção barata e fácil de mexer e encontrar peças.
Tenho um astra sedan 2002 GLS
Não vendo,carrao bom bonito anda bem muito melhor que muitos carros novos hoje em dia,pra mim melhor carro fabricado pela GM.