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Por que o ZIL 135, um caminhão militar da União Soviética, é tão admirado e continua em uso até hoje, apesar de sua controversa história

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 21/05/2024 às 14:15
Por que o ZIL 135, um caminhão militar da União Soviética, é tão admirado e continua em uso até hoje, apesar de sua controversa história
Foto: Conhecimento Global/Divulgação

Saiba como o ZIL 135, projetado pela União Soviética, conquistou respeito pela sua capacidade de enfrentar terrenos difíceis e transportar cargas pesadas, continuando em uso até hoje em diversas partes do mundo.

Muitos dos itens que usamos no dia a dia, como zíperes e fitas adesivas, têm origem em necessidades militares. Durante a Guerra Fria, a rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética resultou na criação de muitas tecnologias avançadas. Um exemplo notável dessa inovação é o ZIL 135, um caminhão militar soviético projetado para enfrentar terrenos difíceis e transportar mísseis pesados.

O ZIL 135, desenvolvido na década de 1950, é um caminhão de quatro eixos e tração nas oito rodas, capaz de operar em praticamente qualquer terreno. Originalmente, ele foi criado para ajudar a proteger o vasto território da União Soviética, que enfrentava desafios de mobilidade devido às estradas ruins e ao clima severo.

Em 1955, surgiu o protótipo ZIS 134, que mostrou bom desempenho

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética começou a trabalhar em um caminhão de carga para áreas remotas. Em 1955, surgiu o protótipo ZIS 134, que mostrou bom desempenho, mas tinha problemas com motores e capacidade de carga. Em resposta, os engenheiros soviéticos revisaram o projeto, resultando no ZIL 135 em 1958, que podia operar tanto em terra quanto na água.

O ZIL 135 foi projetado para transportar mísseis Luna M, que pesavam cerca de 2500 kg e mediam quase 10 metros de comprimento. Uma inovação importante foi a remoção das suspensões, fixando os eixos diretamente no chassi, o que melhorou a estabilidade do veículo. Um sistema que ajustava a pressão dos pneus em movimento foi adicionado para amortecer os impactos.

Dois motores foram instalados atrás da cabine, cada um movendo as rodas de um lado

Outro destaque foi a configuração dos motores: dois motores foram instalados atrás da cabine, cada um movendo as rodas de um lado. Mesmo que um motor falhasse, o outro podia continuar a mover o caminhão, garantindo a operação em áreas remotas.

A União Soviética apresentou o ZIL 135 em um desfile militar em 1961, impressionando o presidente Nikita Khrushchov. A produção em massa começou em 1965, e mais de 5.000 unidades foram produzidas ao longo de quase quatro décadas. O ZIL 135 foi adaptado para diferentes usos, incluindo caminhões-pipa, basculantes, guindastes e plataformas para mísseis.

Mesmo após a dissolução da União Soviética em 1991, o ZIL 135 continuou a ser usado. Hoje, ele ainda pode ser encontrado em operações militares na Coreia do Norte e em atividades civis na Rússia e em países que faziam parte da União Soviética. O ZIL 135 é um símbolo do legado tecnológico soviético e um exemplo de como a inovação militar pode ter impactos duradouros.

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Rafaela Fabris

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