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Por que ninguém consegue consertar o Aeroporto de Kansai de US$ 21 bilhões?

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 14/06/2024 às 12:32
Por que ninguém consegue consertar o Aeroporto de Kansai de US$ 21 bilhões?
O aeroporto de Kansai, construído em duas ilhas artificiais que estão afundando, enfrenta desafios enormes que ninguém consegue resolver. Entenda por que esse aeroporto inovador está nessa situação. Imagem: Pedreiro na Construção/Divulgação

O aeroporto de Kansai, construído em duas ilhas artificiais que estão afundando, enfrenta desafios enormes que ninguém consegue resolver. Entenda por que esse aeroporto inovador está nessa situação.

O aeroporto de Kansai, localizado na Baía de Osaka, Japão, é um dos mais impressionantes do mundo. Construído em duas ilhas artificiais, ele foi projetado para resolver problemas de espaço e poluição sonora. No entanto, desde a sua inauguração em 1994, o aeroporto enfrenta um problema grave: está afundando.

A construção do aeroporto de Kansai foi um feito de engenharia notável, custando cerca de US$ 15 bilhões inicialmente, com mais US$ 6 bilhões gastos em medidas para conter o afundamento e proteger o aeroporto das ondas do mar. Mesmo assim, desde a sua conclusão, o aeroporto tem afundado a um ritmo alarmante.

A decisão da construção do aeroporto em ilhas artificiais surgiu na década de 1960

Quando a região de Osaka estava em expansão e precisava de um novo aeroporto. O local escolhido para o aeroporto enfrentava desafios como terremotos e tufões, comuns no Japão. Para lidar com o solo macio do fundo do mar, que continha 70% de água, os engenheiros secaram a argila para criar uma base sólida. Foram usadas 2,2 milhões de tubulações verticais cheias de areia e uma enorme barreira marítima feita de rochas e tetrapods para proteger o aeroporto.

Apesar dessas precauções, o aeroporto começou a afundar mais rápido do que o previsto. Inicialmente, esperava-se que afundasse cerca de 5,7 metros, mas já havia afundado 8,2 metros até 1999, e continua a afundar. Partes do aeroporto afundam a ritmos diferentes, causando superfícies irregulares e ameaçando a integridade das estruturas.

Mesmo com o problema de afundamento, o aeroporto de Kansai mostrou resiliência

Em 1995, ele resistiu ao Grande Terremoto de Hanshin e, em 1998, sobreviveu a um tufão com ventos de mais de 60 metros por segundo. Contudo, em 2018, o tufão Jebi causou danos significativos, inundando pistas e forçando a suspensão das operações. O aeroporto retomou suas atividades parcialmente alguns dias depois.

A solução para o problema do afundamento ainda não foi encontrada. Os engenheiros têm ajustado colunas e aumentado a altura das paredes marítimas regularmente, mas isso é apenas uma medida paliativa. Espera-se que o solo sob o aeroporto eventualmente se compacte completamente, estabilizando a situação. Até lá, o aeroporto de Kansai continuará a lutar contra o tempo e as forças da natureza.

O aeroporto de Kansai é um exemplo impressionante de engenharia e inovação, mas também uma lição sobre os desafios imprevistos que grandes projetos de infraestrutura podem enfrentar.

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Rosângela Lemke
Rosângela Lemke
14/06/2024 18:40

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Luis Salazar
Luis Salazar
15/06/2024 15:09

Nem tudo consegue se prever, tenho certeza que as tecnologias aplicadas foram as mais inovadoras, ainda assim não deu jeito

Paulo Omura
Paulo Omura
15/06/2024 18:08

Que lugar lindo e maravilhoso! Morei em Osaka por 4 anos. Morava a 15 Km desse aeroporto íamos lá direto pra esperar parentes e amigos que chegavam do Brasil ou que estavam retornando pra cá. A ponte que liga a a terra firme ao aeroporto tem dois andares. Por baixo vai os trens o por cima os carros e é toda iluminada podendo ser vista a noite de várias regiões altas do estado de Osaka! E também é um lugar muito legal pra ir passear já que tem já que tem um Shopping e muitos restaurantes, e tem um mirante a céu aberto para ver as pistas e os pousos e decolagens dos aviões com binóculos colocados em vários lugares! Que pena que não vai durar pra sempre! Tenho muita saudades. Passei muitos bons momentos lá!

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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