Embora pareça apenas um detalhe urbano, o formato circular das tampas de bueiro tem motivos técnicos, práticos e de segurança.
Ao caminhar pelas ruas, é comum ver tampas de bueiro redondas. Esse formato já faz parte da paisagem urbana e raramente paramos para pensar no motivo dessa escolha. Mas há razões práticas e técnicas por trás disso.
Vantagens na resistência e fabricação
As tampas de bueiro são redondas principalmente por questões de resistência. Como explicou Larry Scheckel em seu livro de perguntas e respostas sobre como as coisas funcionam, o formato circular permite que a tampa resista melhor à pressão do solo ao redor.
Diferente de outras formas, o círculo distribui o peso de maneira uniforme, evitando deformações.
-
Português oferece €500 por “cabeça de brasileiro” e provoca revolta na maior comunidade estrangeira de Portugal
-
Por que apenas o Brasil abraçou o chuveiro elétrico: invenção nacional que o mundo rejeitou e que hoje está presente em mais de 70% dos lares do país
-
Câmara aprova bônus de até R$ 1.000 para agentes da GCM SP que recuperarem motos roubadas
-
Quatro carros zero por hora e um salário mínimo a cada 18,61 segundos — este é o salário de Cristiano Ronaldo
Além da resistência, o formato circular facilita o processo de fabricação.
Produzir tampas redondas é mais simples do que criar modelos quadrados ou retangulares. Isso torna o processo industrial mais rápido e econômico.
Facilidade de manuseio no dia a dia
Outro ponto destacado é o peso das tampas. Como são bastante pesadas, o formato redondo facilita seu transporte. Elas podem ser roladas de um ponto a outro com menor esforço, algo inviável em modelos com cantos.
Durante o encaixe, o formato também traz vantagens.
Os trabalhadores não precisam alinhar a tampa com precisão, como seria necessário com tampas quadradas. Basta posicioná-la sobre o buraco e ela se encaixa corretamente.
Segurança contra quedas
A principal razão, porém, está na segurança. As tampas redondas não caem no buraco.
Todas as câmaras de bueiro têm uma borda ao redor da abertura, sendo o diâmetro sempre menor do que o da tampa. Assim, mesmo que a tampa seja colocada de forma descuidada, ela não corre risco de cair.
Em formatos retangulares ou ovais, existe a possibilidade de a tampa cair se for posicionada na diagonal. O círculo elimina essa preocupação, tornando o trabalho mais seguro.