Presentes na maioria dos carros fabricados no Brasil e no mundo, os pontos pretos e as faixas escuras no para-brisa despertam curiosidade entre os motoristas. Além de compor o design, essas marcações possuem funções técnicas relacionadas à proteção térmica, estrutural e até mesmo estética.
Os pontos pretos, também chamados de reticulado, formam uma transição visual entre a parte transparente do para-brisa e a faixa preta serigrafada. Essa faixa escura, por sua vez, serve para proteger a cola utilizada na fixação do vidro contra os efeitos dos raios ultravioletas, garantindo maior durabilidade e segurança na fixação do componente.
Além da proteção contra o sol, o reticulado distribui gradualmente o calor sobre a superfície do vidro. Isso evita que ocorra uma diferença brusca de temperatura entre as áreas escuras e claras, o que poderia causar trincas, deformações ou desgaste do material ao longo do tempo.
A quantidade, o formato e a disposição desses pontos podem variar de acordo com o modelo e o fabricante do veículo. Em alguns casos, as montadoras adicionam símbolos personalizados nos vidros, como desenhos ocultos — conhecidos como “easter eggs” — que agregam um toque exclusivo à estética do carro.
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Segundo informações do portal CNN Brasil, esses detalhes têm funções práticas que passam despercebidas pela maioria dos condutores. A Jeep, por exemplo, costuma incluir desenhos do Willys, modelo histórico da marca, nos cantos do para-brisa — detalhe que, quando ausente, pode até indicar a troca do vidro original.