Governo de Minas Gerais avança em projeto histórico ao selecionar consórcio para construção da ponte sobre o Rio São Francisco, impulsionando o desenvolvimento regional
O Governo de Minas Gerais anunciou, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), a menor proposta financeira para a retomada das obras da ponte sobre o Rio São Francisco, localizada na cidade de mesmo nome, no Norte do estado.
O consórcio PRSF, composto pelas empresas S A Paulista de Construções e Comércio, Azevedo e Travassos Infraestrutura Ltda, e a argentina Benito Roggio e Hijos Sociedad Anônima, apresentou a oferta de R$ 158,5 milhões, correspondendo a 91,17% do valor inicial, que foi estimado em R$ 173,8 milhões.
Seis empresas participaram do processo de licitação realizado de forma on-line. Após a apresentação da proposta financeira, o DER-MG avaliou e habilitou o consórcio PRSF, aguardando agora o período de recursos para oficialização da empresa vencedora e emissão da ordem de serviço.
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Essa ponte é considerada um avanço esperado, pois eliminará o uso de balsas para a travessia e promete melhorar a qualidade de vida dos moradores de São Francisco e da cidade vizinha de Pintópolis, conectadas pela rodovia MG-402.
Estrutura da Nova Ponte em Minas Gerais
A ponte será uma das maiores em Minas Gerais, com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura, parte do Provias, programa de infraestrutura que é o maior pacote de obras rodoviárias da última década.
Além da construção da ponte, o edital também contempla uma variante de acesso com melhorias e pavimentação em um trecho de 3,06 quilômetros entre São Francisco e Pintópolis.
O Provias conta com os recursos garantidos, assegurando que a construção seja concluída sem interrupções. Essa travessia, além de facilitar o transporte e a mobilidade na região, deve impulsionar o desenvolvimento econômico local, facilitando o deslocamento de pessoas e o escoamento de produtos.
Histórico e Interrupções
As obras foram paralisadas após a rescisão contratual com a empresa anteriormente responsável pela construção. A decisão, tomada pelo Governo de Minas em reunião que envolveu representantes da empresa e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ocorreu devido à incapacidade recorrente da empresa em avançar no ritmo estipulado contratualmente.
Na ocasião, o DER-MG determinou que a construtora realizasse em 60 dias o transporte do material estocado no canteiro e concluísse elementos de concreto já em andamento. Isso visava reduzir as perdas financeiras e de materiais com a interrupção das obras.
Pavimentação do trecho Pintópolis-Urucuia
Além da ponte, o DER-MG está investindo na pavimentação das rodovias MG-402 e MG-202, no trecho que liga Pintópolis a Urucuia, totalizando 73 quilômetros divididos em dois lotes.
O primeiro lote compreende 21,7 quilômetros, enquanto o segundo abrange 51,4 quilômetros. A previsão é de que até o final de 2024, cerca de 30 quilômetros já estejam concluídos.
Essas obras vão conectar as regiões Norte e Noroeste de Minas aos vales do Jequitinhonha e Mucuri e ao sul da Bahia. A expectativa é que essa nova pavimentação facilite o transporte de grãos, um dos pilares econômicos da região, e beneficie diretamente aproximadamente 100 mil pessoas.
Com a construção da ponte sobre o Rio São Francisco e a pavimentação do trecho até Urucuia, o governo estadual espera impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região, reduzindo o tempo de deslocamento e aprimorando o transporte de mercadorias.