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Ponte gigantesca, mais alta que a Torre Eiffel, suspensa a 343 metros do solo, revoluciona engenharia e reduz emissões de carbono

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/01/2025 às 08:26
Ponte gigantesca, mais alta que a Torre Eiffel, suspensa a 343 metros do solo, revoluciona engenharia e reduz emissões de carbono
Foto: Divulgação

Ponte mais alta que a Torre Eiffel conta com mais de 20 anos e contribui significativamente para a sustentabilidade. Ponte que supera a Torre Eiffel possui 343 metros de altura e usa mais de 205 mil toneladas de concreto.

O viaduto de Millau, localizado na França, é uma ponte com 343 metros, sendo considerada a mais alta do mundo. Sua impressionante estrutura a faz ser uma ponte mais alta que a Torre Eiffel e, mesmo sendo considerada uma obra surpreendente da engenharia civil, ela já evitou mais emissão de CO2 do que gerou. Conheça a ponte que supera a Torre Eiffel.

Ponte com 343 metros conta com 205 mil toneladas de concreto

Em dezembro, a ponte mais alta que a Torre Eiffel e de dois quilômetros de comprimento comemorou seus 20 anos. Contudo, além de seu enorme tamanho, ela também impacta na descarbonização do planeta.

Para começar, a construção da ponte que supera a Torre Eiffel utilizou componentes estruturais pré-fabricados fora do local, o que mitigou o impacto na biodiversidade local, assim como reduziu as emissões de CO2 no transporte e operações.

Por outro lado, a construção de um projeto desse porte, que conta com 205 mil toneladas de concreto e 65 mil de aço, sem contar com as manutenções, gerou a emissão de 1400 kg de carbono no total.

Porém, sua eficiência parece compensar essa pegada de carbono. Isso acontece, pois, ao oferecer uma rota mais curta para os veículos, com trânsito rápido e com menos engarrafamento, a ponte com 343 metros reduz cerca de 40 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.

Isso considerando apenas veículos pesados. Desta forma, esse número é o equivalente a mesma quantidade de CO2 absorvida por 40 mil árvores por quatro décadas.

O método para calcular esses dados não foram divulgados, mas Florimond Gueniat, especialista acadêmico em energia limpa e transporte, concorda com a estimativa. Em um artigo divulgado no The Conversation, ele sugeriu que a economia geral de emissões seja de aproximadamente 25 mil toneladas anuais.

Viaduto de Millau supera a Torre Eiffel é capaz de reduzir emissões em até 25%

Além disso, pesquisas indicaram que o alívio do congestionamento na ponte com 343 metros pode reduzir as emissões em até 25%. Isso acontece porque manter a velocidade constante evitar o consumo de combustível de acelerações e desacelerações frequentes.

Então, ainda que melhores condições de viagem possam fomentar mais pessoas a fazerem o trajeto de carro, ampliando as emissões de gases poluentes, a ponte mais alta que a Torre Eiffel ainda é benéfica, levando em conta que veículos de mercadorias fariam a viagem em qualquer condição.

O viaduto na rodovia A75 que liga Paris a Montpeellier, na França, além de Barcelona, corta seis quilômetros de viagem. Antes da construção desse trecho da ponte que supera Torre Eiffel, os viajantes tinham que atravessar uma rota sinuosa pelo Vale do Tarn e pela cidade de Millau. Além disso, alguns caminhões maiores pegavam uma rota diferente por Lyon, ao leste, adicionando mais de 60 km em uma viagem à costa sul.

Ponte com 343 metros também destrava trânsito

Antes da construção do viaduto, Millau era o principal gargalo no eixo rodoviário norte-sul francês e sofria com congestionamentos severos. A ponte mais alta que a Torre Eiffel aliviou esse congestionamento.

Ao aplicar o fator de redução de 25% às emissões reduzidas na distância de 26 km da área mais afetada, é possível estimar a economia adicional de emissões atribuível à melhoria do fluxo de tráfego: alguns milhares de toneladas de CO2 anuais.

Contudo, mesmo que os números neste artigo sejam estimativas aproximadas, parece claro que a economia de emissões da jornada mais reta e fácil da ponte já compensou facilmente as emissões de carbono utilizado para construir e manter o projeto.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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