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Ponte curva de R$ 25,9 milhões será erguida com tecnologia cantitravel para atravessar rio e preservar vegetação nativa

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 06/08/2025 às 16:14
Joinville investe R$ 25,9 milhões em ponte curva com tecnologia cantitravel para cruzar o rio Itaum, preservando vegetação nativa e melhorando mobilidade.
Joinville investe R$ 25,9 milhões em ponte curva com tecnologia cantitravel para cruzar o rio Itaum, preservando vegetação nativa e melhorando mobilidade.
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Com investimento superior a R$ 25 milhões, Joinville inicia a construção de uma ponte curva com tecnologia cantitravel para atravessar o rio Itaum, priorizando a preservação ambiental e melhorias na mobilidade urbana.

A cidade de Joinville, em Santa Catarina, terá uma nova ponte de R$ 25,9 milhões construída com tecnologia cantitravel, projetada para cruzar o rio Itaum e preservar a vegetação nativa no local.

A autorização para a obra foi publicada oficialmente pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) em julho de 2025, liberando uma área de 3,3 mil metros quadrados na rua Esteves Júnior, no bairro Guanabara, para o início das intervenções.

O empreendimento tem previsão de conclusão em 18 meses e integra uma série de melhorias de mobilidade urbana previstas para a maior cidade catarinense.

Joinville investe R$ 25,9 milhões em ponte curva com tecnologia cantitravel para cruzar o rio Itaum, preservando vegetação nativa e melhorando mobilidade. (Foto: Divulgação)
Joinville investe R$ 25,9 milhões em ponte curva com tecnologia cantitravel para cruzar o rio Itaum, preservando vegetação nativa e melhorando mobilidade. (Foto: Divulgação)

Detalhes do projeto da ponte curva de R$ 25,9 milhões

Segundo a Prefeitura de Joinville, a ponte conectará as ruas Anêmonas, no bairro Fátima, à rua Esteves Júnior, no Guanabara.

O projeto prevê uma estrutura com 182,5 metros de extensão, com traçado curvo, atravessando o rio Itaum e uma área de preservação ambiental.

O investimento total soma-se a outros R$ 9 milhões estimados para obras de acesso e adequações viárias que serão licitadas em etapa posterior.

As intervenções visam melhorar a fluidez do trânsito na região, que registra grande movimento de veículos diariamente.

Joinville investe R$ 25,9 milhões em ponte curva com tecnologia cantitravel para cruzar o rio Itaum, preservando vegetação nativa e melhorando mobilidade. (Foto: Divulgação)
Joinville investe R$ 25,9 milhões em ponte curva com tecnologia cantitravel para cruzar o rio Itaum, preservando vegetação nativa e melhorando mobilidade. (Foto: Divulgação)

Tecnologia cantitravel para reduzir impacto ambiental

De acordo com informações da administração municipal, a tecnologia cantitravel escolhida para a execução da obra utiliza guindastes sobre trilhos, conhecidos como pórticos móveis, que permitem a instalação das estacas e das estruturas principais da ponte com menor impacto ambiental.

O método, já empregado anteriormente na construção da Ponte Joinville, que liga os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, foi selecionado para minimizar a supressão de vegetação nativa e garantir a proteção do ecossistema ao redor do rio.

Além de sua eficiência técnica, o sistema cantitravel reduz o tempo de execução e dispensa a necessidade de grandes áreas de apoio, fator crucial em locais com restrições ambientais.

Conforme explica a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville, “a escolha dessa tecnologia é estratégica para preservar a flora local e atender às exigências ambientais impostas pelos órgãos de controle”.

Ainda segundo a prefeitura, toda a obra está submetida à fiscalização e ao acompanhamento do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e da Secretaria de Meio Ambiente local.

Joinville investe R$ 25,9 milhões em ponte curva com tecnologia cantitravel para cruzar o rio Itaum, preservando vegetação nativa e melhorando mobilidade. (Foto: Divulgação)
Joinville investe R$ 25,9 milhões em ponte curva com tecnologia cantitravel para cruzar o rio Itaum, preservando vegetação nativa e melhorando mobilidade. (Foto: Divulgação)

Perspectivas urbanísticas e acessos da nova ponte

O projeto executivo detalha que, após a finalização da ponte, poderá ser implantado um binário viário, solução urbanística que transforma vias paralelas em rotas de mão única, promovendo mais agilidade no deslocamento e segurança para motoristas e pedestres.

No entanto, a decisão sobre o binário dependerá de estudos de tráfego que serão realizados após a conclusão da obra principal.

A liberação da área para a construção ocorreu por meio de cessão de uso gratuita, formalizada pela Secretaria de Patrimônio da União.

O documento de autorização foi publicado oficialmente nesta semana e garante à Prefeitura de Joinville o direito de utilizar o terreno federal para fins de interesse público, como destaca a própria SPU em nota.

Expectativa da população e benefícios para Joinville

Atualmente, a fase é de liberação para início das obras civis, com previsão de movimentação de equipes e equipamentos ao longo das próximas semanas.

A ordem de serviço já foi expedida no começo de julho de 2025, estabelecendo o prazo de 18 meses para entrega da ponte curva sobre o rio Itaum.

O edital para contratação das obras de acesso ainda será lançado, conforme cronograma divulgado pela gestão municipal.

Para os moradores de Joinville, a construção da nova ponte representa a expectativa de redução dos congestionamentos, principalmente em horários de pico, além de facilitar o deslocamento entre os bairros Fátima e Guanabara.

Segundo a Associação de Moradores do bairro Fátima, “a ligação entre as ruas Anêmonas e Esteves Júnior é uma reivindicação antiga da comunidade, que busca alternativas para melhorar a mobilidade na zona Sul da cidade”.

O valor total do investimento, que ultrapassa R$ 34 milhões quando considerados todos os acessos e melhorias previstas, reforça o compromisso da administração municipal com a infraestrutura urbana.

Joinville, reconhecida como o município mais populoso de Santa Catarina, soma mais de 618 mil habitantes em 2025, de acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento demográfico intensificou a necessidade de obras estruturantes para atender à demanda crescente por transporte eficiente e seguro.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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