O consumidor que busca um carro zero até R$ 100 mil encontra cada vez menos opções no mercado, mas a Volkswagen ainda mantém dois modelos competitivos nessa faixa de valor. O Polo aparece com preço reduzido e consumo eficiente, enquanto o Virtus se destaca pelo porta-malas de 521 litros e amplo espaço interno. Ambos reforçam a estratégia da marca em atender públicos distintos com custo/benefício ajustado
Até pouco tempo atrás, R$ 100 mil eram suficientes para colocar um carro novo de médio porte na garagem. Hoje, a realidade é diferente: a lista de opções nessa faixa de preço diminuiu bastante, mas ainda guarda alternativas relevantes.
Uma das marcas que mantém presença forte nesse patamar é a Volkswagen, que posiciona DOIS de seus modelos mais conhecidos — Polo e Virtus — dentro da régua de até R$ 110 mil.
Essa estratégia ganha força com o programa Carro Sustentável, que zerou o IPI de veículos nacionais desde julho e ajudou a reduzir preços.
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Com isso, a Volkswagen aproveitou para reposicionar hatch e sedã em versões de entrada, atingindo consumidores que buscam custo/benefício em diferentes segmentos.
Polo: o hatch racional que virou queridinho dos aplicativos
O Polo Track nasceu como versão de acesso e rapidamente conquistou motoristas de aplicativo. A combinação de preço mais acessível e manutenção simples fez dele destaque de vendas. Com a redução promovida pelo Carro Sustentável, o valor caiu de R$ 92.660 para R$ 87.845.
O desempenho não impressiona: equipado com motor 1.0 aspirado de 84 cv e câmbio manual de cinco marchas, o hatch precisa de 16 segundos para chegar aos 100 km/h. Por outro lado, compensa no consumo: 13,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina.
No configurador da marca, acima da versão Track estão opções como Sense (R$ 107.990) e 170 TSI (R$ 107,8 mil), ambas com motor 1.0 turbo de até 116 cv e diferenças no câmbio. O Polo ainda entrega bom espaço interno, quatro airbags, direção elétrica e assistente de rampa, podendo oferecer central multimídia e painel digital nas versões superiores.
Virtus: o sedã com espaço de sobra
O Virtus Sense TSI completa a trinca ao oferecer espaço e porta-malas generoso por R$ 108.990. Voltado para frotistas e motoristas de aplicativo, ele combina motor 1.0 turbo de até 116 cv com câmbio manual de cinco marchas.
O consumo fica em 13,2 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada. O grande atrativo, no entanto, é o porta-malas de 521 litros, um dos maiores da categoria, aliado ao entre-eixos de 2,65 metros, que garante conforto para passageiros traseiros.
A lista de equipamentos inclui direção elétrica, ar-condicionado, seis airbags e painel digital de 8 polegadas. O acabamento é simples, com predominância de plásticos, mas atende ao público que busca espaço e custo de manutenção controlado.
A estratégia da VW no especial dos R$ 100 mil
Com Polo e Virtus, a Volkswagen cobre três segmentos distintos — hatch e sedã — dentro da faixa de até R$ 110 mil.
Cada modelo oferece um atrativo diferente: economia de combustível no Polo, robustez de trabalho na Saveiro e espaço generoso no Virtus.
Essas características mostram como a marca ainda consegue disputar espaço no mercado mais sensível ao preço, mesmo em um cenário em que R$ 100 mil já não têm o mesmo alcance de antes.