1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Polícia Civil do Rio intensifica operações contra quadrilhas de desvio de petróleo e adulteração de óleos lubrificantes na Baixada Fluminense
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Polícia Civil do Rio intensifica operações contra quadrilhas de desvio de petróleo e adulteração de óleos lubrificantes na Baixada Fluminense

Escrito por Rannyson Moura
Publicado em 30/09/2025 às 09:13
Polícia Civil do Rio deflagra operações contra grupos criminosos que atuavam no desvio de petróleo e na adulteração de óleos lubrificantes. Investigações revelam prejuízos milionários e riscos à população. Fonte: PCERJ
Polícia Civil do Rio deflagra operações contra grupos criminosos que atuavam no desvio de petróleo e na adulteração de óleos lubrificantes. Investigações revelam prejuízos milionários e riscos à população. Fonte: PCERJ
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Polícia Civil do Rio deflagra operações contra grupos criminosos que atuavam no desvio de petróleo e na adulteração de óleos lubrificantes. Investigações revelam prejuízos milionários e riscos à população.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (30), duas operações simultâneas para enfraquecer organizações criminosas que atuavam em diferentes frentes. De um lado, grupos eram especializados no furto de petróleo em dutos da Transpetro. De outro, quadrilhas adulteravam cargas de óleos lubrificantes e abasteciam ilegalmente o comércio no estado.

As ações ocorreram em municípios da Baixada Fluminense e em cidades do interior, além da capital. As equipes cumpriram diversos mandados de busca e apreensão, com foco em recolher provas, documentos e veículos.

Desvios de petróleo em dutos da Transpetro

As investigações da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) identificaram um sofisticado esquema de furto de petróleo. O grupo, que contava com apoio de empresas de fachada e imóveis usados para ocultação de patrimônio, teria causado prejuízo superior a R$ 1,5 milhão.

O caso veio à tona em dezembro de 2023, quando a Transpetro registrou movimentações suspeitas em um dos dutos no município de Queimados. No local, os agentes encontraram uma derivação subterrânea camuflada por concreto e vegetação. O equipamento incluía válvulas e mangueiras, evidenciando o desvio clandestino de combustível.

Segundo a polícia, entre os investigados estão Clebson Aquilino Alves e Elton Nunes de Andrade, este último reincidente em crimes de furto de combustíveis. Três mandados foram cumpridos em endereços ligados ao grupo, incluindo imóveis em Duque de Caxias.

As autoridades destacam que além das perdas financeiras, esse tipo de crime gera sérios riscos: incêndios, explosões, danos ambientais e até possibilidade de desabastecimento energético.

Operação contra adulteração de óleos lubrificantes

Paralelamente, a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Capital (DRFC-CAP) executou a segunda fase da chamada “Operação No Rastro do Óleo”. O alvo foi uma rede criminosa que atuava na adulteração e distribuição de óleos lubrificantes roubados.

Nove mandados foram cumpridos em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Barra Mansa e também na Zona Oeste do Rio. Entre os locais vistoriados estava uma mansão de luxo localizada na Barra da Tijuca, onde empresários investigados estariam envolvidos no esquema.

As investigações apontam que os criminosos falsificavam rótulos, realizavam misturas químicas e revendiam os produtos adulterados a preços bem abaixo do mercado. A prática, além de lesar consumidores e empresas sérias, teria causado um prejuízo estimado em R$ 36 milhões ao setor ao longo de quatro anos. Nesse período, foram registradas 152 ocorrências relacionadas ao grupo.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rannyson Moura

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UERN; mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Atua como redator freelancer desde 2019, com textos publicados em sites como Baixaki, MinhaSérie e Letras.mus.br. Academicamente, tem trabalhos publicados em livros e apresentados em eventos da área. Entre os temas de pesquisa, destaca-se o interesse pelo mercado editorial a partir de um olhar que considera diferentes marcadores sociais.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x