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Novo SUV compacto brasileiro chega mais barato, fazendo mais de 700 km com um único tanque e se torna o novo queridinho dos brasileiros

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 13/06/2025 às 09:20
Pode esquecer HR‑V e Pulse! Este SUV compacto chega mais barato, com o dobro de potência, fazendo mais de 700 km com um único tanque e pode se tornar o novo queridinho dos brasileiros
Foto: VW
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VW Nivus Highline pode desbancar HR-V e Pulse: com design arrojado, mais de 700 km de autonomia e o dobro de potência, este SUV compacto brasileiro entrega desempenho, economia e tecnologia de sobra.

O mercado automotivo brasileiro está passando por uma transformação silenciosa — e surpreendente. Enquanto muitos consumidores ainda se dividem entre o Honda HR‑V e o Fiat Pulse, a Volkswagen surge com um forte candidato à liderança entre os SUVs compactos: o VW Nivus Highline. Fabricado no Brasil e voltado para um público exigente em tecnologia, conforto e performance, o Nivus Highline não é apenas um mini SUV com visual moderno. Ele alia potência superior à de muitos concorrentes, autonomia de mais de 700 km com um único tanque e uma lista de equipamentos digna de segmentos superiores.

Com isso, o SUV compacto brasileiro da VW desponta como uma das melhores opções em custo-benefício no segmento — e começa a conquistar cada vez mais espaço nas garagens dos brasileiros.

Design e proporções: quando o SUV compacto surpreende pelo visual e funcionalidade

O visual é, sem dúvidas, um dos pontos fortes do VW Nivus Highline. O modelo segue a linguagem global da Volkswagen, com linhas fluidas, caimento de teto estilo cupê e um conjunto óptico full LED marcante.

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Com 4,26 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 m de altura, o mini SUV oferece excelente aproveitamento de espaço tanto para os ocupantes quanto para o porta-malas — são 415 litros de capacidade, superando até mesmo alguns SUVs médios. A distância entre-eixos de 2,56 metros garante conforto na cabine, especialmente para quem viaja no banco traseiro.

Além disso, o Nivus é construído sobre a plataforma MQB-A0 — a mesma do Polo e do Virtus — o que o torna leve, seguro e tecnologicamente atualizado.

Ficha Técnica – VW Nivus Highline 2025

CategoriaEspecificação
Motorização1.0 TSI Turbo Flex, 3 cilindros, 12 válvulas
Potência (Etanol)128 cv @ 5.500 rpm
Potência (Gasolina)116 cv @ 5.500 rpm
Torque Máximo20,4 kgfm @ 2.000–3.500 rpm
TransmissãoAutomática de 6 marchas com opção Tiptronic
TraçãoDianteira
0 a 100 km/hAproximadamente 10 segundos (etanol)
Velocidade MáximaAté 192 km/h (etanol)
Consumo Urbano (G)13,2 km/l
Consumo Rodoviário (G)17,3 km/l
Consumo Urbano (E)9,4 km/l
Consumo Rodoviário (E)12,2 km/l
Capacidade do Tanque52 litros
Autonomia AproximadaMais de 700 km com gasolina
Porta-Malas415 litros
Comprimento4.266 mm
Largura1.757 mm
Altura1.493 mm
Entre-Eixos2.566 mm
Peso em Ordem de Marcha1.199 kg
Suspensão DianteiraIndependente tipo McPherson
Suspensão TraseiraEixo de torção
FreiosDiscos ventilados (dianteiros) e sólidos (traseiros)
Rodas/PneusLiga leve 17” – pneus 205/55 R17
Nota de Segurança (Latin NCAP)5 estrelas

Motor turbo de 128 cv: o VW Nivus Highline entrega potência de sobra para um SUV compacto

O grande destaque do VW Nivus Highline está sob o capô. O modelo vem equipado com o eficiente motor 1.0 TSI (turbo flex), que entrega 128 cv de potência com etanol e 116 cv com gasolina, além de 20,4 kgfm de torque já a partir de 2.000 rpm.

Combinado ao câmbio automático de 6 marchas com trocas suaves e precisas, o desempenho surpreende: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos e retomadas ágeis para o trânsito urbano e rodoviário.

Se comparado ao Fiat Pulse, com motor 1.0 turbo de 130 cv e torque de 20,4 kgfm, o desempenho é semelhante — mas o VW leva vantagem em suavidade e confiabilidade mecânica. Já em relação ao Honda HR-V aspirado, o Nivus entrega mais torque em baixas rotações, o que se traduz em uma condução mais responsiva no dia a dia.

Economia também impressiona: mais de 700 km de autonomia com um tanque

Se potência é importante, autonomia é essencial — e o VW Nivus Highline não decepciona nesse quesito.

Com um tanque de 52 litros e consumo médio na estrada de 17,3 km/l com gasolina, o modelo pode superar facilmente os 700 km de autonomia com apenas um abastecimento. Na cidade, os números também impressionam: 13,2 km/l com gasolina e 9,4 km/l com etanol, segundo o INMETRO.

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Esses números o colocam como um dos SUVs compactos mais econômicos do Brasil, superando concorrentes diretos como o Pulse (12,0 km/l na cidade) e até mesmo o HR-V com motor 1.5 aspirado.

Tecnologia e segurança de série: um SUV compacto com cara (e recursos) de SUV premium

VW Nivus Highline se destaca também na lista de equipamentos. Entre os principais itens de série, vale destacar:

  • Painel digital Active Info Display de 10,25”
  • Central multimídia VW Play de 10” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Frenagem autônoma de emergência (AEB)
  • 6 airbags
  • Ar-condicionado digital Climatronic
  • Faróis e lanternas em LED
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré
  • Rodas de liga leve 17” diamantadas

É difícil encontrar todos esses recursos reunidos num SUV compacto brasileiro na faixa de preço em que o Nivus atua. Na prática, ele oferece experiência de carro de categoria superior — o que justifica seu apelo crescente no mercado.

Preço competitivo: o VW Nivus Highline custa menos que muitos rivais

Apesar de oferecer potência, economia e tecnologia, o VW Nivus Highline ainda se mantém dentro de um patamar de preço acessível para o que entrega. Em junho de 2025, o modelo é oferecido a partir de R$ 142.990 na versão topo de linha Highline.

Para efeito de comparação:

  • Honda HR‑V EXL parte de R$ 158.900
  • Fiat Pulse Impetus custa R$ 136.990, mas com menos equipamentos
  • Chevrolet Tracker Premier supera os R$ 154 mil

Ou seja, o Nivus se posiciona de forma estratégica entre os rivais: entrega mais que o Pulse, rivaliza com o HR-V e Tracker, mas custa menos que ambos. Um verdadeiro ponto de equilíbrio entre desempenho, eficiência e valor.

Dirigibilidade elogiada: leveza de hatch, robustez de SUV

Outro diferencial do Nivus é o acerto dinâmico. Por ser construído sobre a plataforma do Polo, o modelo herda a dirigibilidade de um hatch compacto, mas com altura e robustez que passam a segurança de um SUV.

A suspensão é firme o suficiente para evitar rolagem de carroceria em curvas, mas confortável para absorver as irregularidades do solo urbano. A direção elétrica é leve em manobras e progressivamente mais firme em velocidades maiores, garantindo segurança.

VW NIVUS 2025

Quem dirige o Nivus Highline pela primeira vez sente imediatamente a diferença: é um SUV ágil, esperto e silencioso, ideal tanto para a cidade quanto para viagens longas.

Conectividade e usabilidade: a central multimídia VW Play é referência no segmento

O sistema multimídia VW Play é um capítulo à parte. Com tela de 10”, sensível ao toque e com respostas rápidas, ele oferece uma das melhores experiências de conectividade da categoria. Além da compatibilidade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, o sistema permite download de apps diretamente no carro, como Spotify, Waze, iFood e Deezer.

O emparelhamento com o smartphone é simples e rápido, e o sistema pode ser atualizado via Wi-Fi. É mais um diferencial que coloca o VW Nivus Highline à frente de muitos rivais — inclusive alguns mais caros.

Produzido no Brasil e exportado para o mundo: sucesso também na Europa

Pouca gente sabe, mas o VW Nivus não é um SUV feito apenas para o mercado nacional. A Volkswagen do Brasil exporta o modelo para diversos países da América Latina e até para a Europa, onde é comercializado como Volkswagen Taigo.

Isso reforça a qualidade do projeto: estamos diante de um SUV compacto brasileiro com padrão internacional. O sucesso fora do país valida sua construção, engenharia e apelo visual, aumentando ainda mais sua credibilidade perante o consumidor brasileiro.

Vale a pena comprar o VW Nivus Highline?

Para quem busca um mini SUV moderno, com visual jovem, desempenho superior, baixo consumo de combustível e muitos equipamentos de segurança e conectividade, o VW Nivus Highline é uma escolha inteligente e equilibrada.

Ele se destaca frente aos principais concorrentes:

  • Tem desempenho mais ágil que o HR‑V aspirado
  • Entrega mais recursos que o Pulse Impetus
  • Custa menos que o Tracker Premier
  • Oferece conectividade e segurança equivalentes a SUVs mais caros

Com isso, o modelo se posiciona como um dos SUVs compactos mais completos do Brasil em 2025 — e com total capacidade para se tornar o novo queridinho dos brasileiros.

O VW Nivus Highline é a prova de que um SUV compacto brasileiro pode ser bonito, potente, econômico e bem equipado ao mesmo tempo. A Volkswagen acertou ao criar um veículo versátil e moderno, que se adapta tanto ao uso urbano quanto rodoviário.

Com mais de 700 km de autonomia, motor turbo de 128 cv, excelente pacote tecnológico e preço competitivo, o Nivus Highline não apenas compete com HR‑V e Pulse — ele supera ambos em diversos aspectos.

Quem busca um carro confiável, atual e com ótimo custo-benefício deve olhar com atenção para esse mini SUV nacional, que já conquistou o exterior e agora ganha o coração dos motoristas brasileiros.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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