Piratas atiram contra um navio gaseiro GPL no Congo

Piratas atiram contra um navio gaseiro GPL no Congo

outubro 31, 2018 Off Por Paulo Nogueira

Um grupo de piratas armados atacou um navio-tanque de GLP que fazia operações de abastecimento em 29 de outubro, a cerca de 101 milhas náuticas a oeste de Pointe Noire, na República do Congo.

O Centro de Relatórios de Pirataria do IMB disse que os piratas em uma lancha perseguiram e dispararam contra o navio-tanque de GLP, fazendo com que o navio acionasse o procedimento de parada de emergência e partisse. O mestre empregou manobras evasivas e aumentou a velocidade, conseguindo escapar dos piratas.

Todos os membros da tripulação estão seguros.

O ataque está sendo relatado dois dias depois que 11 membros da MV Pomerenia Sky, uma empresa de contêineres operada pelo alemão Peter Dohle Schiffahrts, foram sequestrados da Nigéria. A Midocean (IOM) Ltd informou que nove tripulantes permaneceram a bordo do navio de contêineres e ficaram ilesos, segundo a Reuters. A empresa acrescentou que a embarcação seguiu para águas seguras.

Um total de 156 incidentes de pirataria e assaltos à mão armada contra navios foram reportados ao Centro de Denúncia de Pirataria (PRC) da ICC International Maritime Bureau (IMB) nos primeiros nove meses de 2018, em comparação com 121 para o mesmo período de 2017. O Golfo da Guiné é responsável por 57 dos 156 incidentes relatados, com a maioria destes incidentes, 41, relatados na Nigéria e nos arredores.