Picape Rivian R1X tem alguns dados revelados! A rival da Ford Raptor pode entregar autonomia de 800 km e 1.000 cavalos de potência.
A Rivian trouxe ao mercado automotivo seus modelos R3 e R3X, que surgiram na esteira do R2, que acabou sendo ofuscado pelos irmãos menores. Contudo, o fabricante de Normal, Illinois, não pretende parar por aí e está preparando uma Rivian R1X. Derivada da R1T, a nova picape da Rivian conta com um design mais radical e proposta parecida com a da Ford Raptor F-150, por exemplo.
Tido como um modelo topo de linha pela Rivian, essa picape, que chega para competir com a Ford Raptor, foi vista em desenho industrial no USPTO, o serviço de proteção industrial dos EUA. Nas imagens, divulgadas pelo fórum Rivian Owners, a picape Rivian R1X aparece com uma frente mais expressiva, tendo linhas mais robustas, com destaque para os para-lamas e o para-choque dianteiro bem pronunciado e com dois overbumpers.
Além de rodas enormes com grandes cravos nos pneus, a Rivian R1X terá uma caçamba diferente, com elementos estéticos nas laterais e um compartimento com tampa que pode funcionar como mesa.
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Nova Picape Rivian R1X pode entregar 1.000 cavalos de potência
Já o tradicional compartimento transversal entre caçamba e cabine, conta com sua tampa transformada em cadeira. Outras imagens descrevem como são os compartimentos abertos, além de outros detalhes não descritos tecnicamente.
A expectativa é que a Rivian R1X tenha pelo menos 1.000 cavalos de potência e, assim, possa competir com GMC Hummer e Ford Raptor. Com toda essa cavalaria, suas baterias de lítio precisariam ter entre 150 kWh e 200 kWh. Isso poderia levar a uma autonomia de uns 800 km pelo menos, o que ajudaria bastante no fora de estrada e nas capacidades ampliadas, como função de girar sobre o próprio eixo.
Nova rival da Ford Raptor pode chegar ao mercado automotivo equipada com tecnologia de ponta e motor inédito
Certamente a picape Rivian R1X terá mais capacidades adicionadas, especialmente de reboque, assim como alta capacidade de recarga, fluxo bidirecional para casos de blecaute, entre outros. A Rivian poderia ajudar a rival da Ford a se destacar ainda mais do resto da linha com uma configuração de trem de força exclusiva e recursos de software especiais.
Como vários registros de marcas registradas, há uma chance da marca nunca utilizar esse nome, e essa medida serve apenas para proteger sua propriedade intelectual. Contudo, ampliar a linha R1 para incluir um veículo de desempenho dedicado parece natural para a empresa. Atualmente, só vende a picape R1T e R1S, e o novo R2 só estará à venda nos próximos dois anos.
Não se sabe quando a marca planeja lançar o R3 e R3X, mas um rival da Ford Raptor poderia melhorar a programação até que os modelos cheguem. A empresa tem planos ambiciosos de crescimento nos próximos anos, e expandir sua linha é essencial para isso, especialmente o R2 menor e mais acessível.
Rivian desenvolve nova célula de combustível
A Rivian surpreendeu, não apenas revelando o aguardado SUV elétrico R2 a um preço inicial de apenas US$ 45 mil, mas também mostrando uma nova célula de bateria. A célula é chamada de 4695 devido ao seu diâmetro de 46 mm e altura de 95 mm. Suas especificações ainda não foram detalhadas, contudo ela é consideravelmente maior do que as células 4680 da Tesla, o que pode significar muito.
À medida que as células da bateria ficam maiores, sua voltagem não muda, a menos que a química mude, e é mais provável que a Rivian esteja utilizando a química convencional de íons de lítio. O que amplia a classificação da célula em ampéres-hora, o que significa que 4695 contém mais energia do que a 4680.