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Picape ‘monstra’ da BYD tem 437 cv, 4×4, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 s, roda até 57 km no modo elétrico e está em liquidação com quase R$ 70 mil de desconto

Escrito por Ana Alice
Publicado em 05/11/2025 às 22:14
BYD Shark, picape híbrida de 437 cv e tração 4x4, ganha até R$ 70 mil de desconto e autonomia elétrica de 57 km.
BYD Shark, picape híbrida de 437 cv e tração 4×4, ganha até R$ 70 mil de desconto e autonomia elétrica de 57 km.
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Híbrida de 437 cv, a BYD Shark tenta ganhar espaço entre as picapes médias com descontos de até R$ 70 mil, desempenho esportivo e autonomia elétrica de 57 km, mas ainda enfrenta resistência dos consumidores fiéis ao diesel.

Logo no lead, a estratégia fica evidente: o reposicionamento de preço é a aposta para enfrentar a barreira do diesel nas picapes médias.

A BYD Shark, que desde o lançamento é ofertada por R$ 379.800 na versão única, aparece em anúncios de lojas e concessionárias com reduções relevantes.

Em São Paulo, uma unidade zero quilômetro foi anunciada por R$ 310.890, o que representa R$ 68.910 abaixo do valor de tabela.

Em outros pontos de venda, há registros de abatimentos na casa dos R$ 40 mil, sinal de que o mercado busca calibrar a demanda.

Vendas e concorrência no segmento de picapes médias

As vendas mostram o desafio.

Em 2024, a Shark somou 313 unidades.

No acumulado de janeiro a setembro de 2025, foram 855 emplacamentos.

BYD Shark, picape híbrida de 437 cv e tração 4x4, ganha até R$ 70 mil de desconto e autonomia elétrica de 57 km.
BYD Shark, picape híbrida de 437 cv e tração 4×4, ganha até R$ 70 mil de desconto e autonomia elétrica de 57 km.

Enquanto isso, a Toyota Hilux ultrapassou 36 mil unidades no mesmo intervalo, mantendo a preferência do público tradicional de picapes médias a diesel.

Esse contraste ajuda a explicar a ofensiva de preço e a necessidade de tornar o híbrido plug-in mais competitivo num segmento historicamente conservador.

Motor híbrido de alto desempenho

A base técnica tenta compensar a resistência.

O trem de força combina o 1.5 turbo a gasolina de 183 cv e 26,5 kgfm (ciclo Miller) com dois motores elétricos, um dianteiro de 231 cv e 31,6 kgfm e outro traseiro de 201 cv e 34,7 kgfm.

A entrega total chega a 437 cv e 65 kgfm.

Com 2.710 kg, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 s, velocidade máxima limitada a 160 km/h.

O sistema híbrido confere tração 4×4 por meio dos motores elétricos, que modulam a atuação conforme os modos Areia, Lama e Neve para evitar perda de aderência.

Autonomia elétrica e consumo de combustível

BYD Shark, picape híbrida de 437 cv e tração 4x4, ganha até R$ 70 mil de desconto e autonomia elétrica de 57 km.
BYD Shark, picape híbrida de 437 cv e tração 4×4, ganha até R$ 70 mil de desconto e autonomia elétrica de 57 km.

A bateria de 29,6 kWh alimenta o modo totalmente elétrico com 57 km de autonomia segundo o Inmetro.

No uso combinado, o consumo declarado é de 9,5 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada.

Considerando o tanque de 57 litros e a carga completa da bateria, a projeção chega a 542 km em ciclo urbano e 439 km em rodoviário.

Esses números ajudam a dimensionar o alcance real da picape na rotina.

Dimensões e capacidade de carga

Em dimensões, a Shark se posiciona abaixo das full-size norte-americanas, mas permanece volumosa para o padrão brasileiro.

São 5,45 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 3,26 m de entre-eixos.

A caçamba oferece 1.200 litros de volume.

A carga útil é de 790 kg, valor que, embora inferior ao de rivais a diesel, atende a usos recreativos e profissionais moderados.

BYD Shark, picape híbrida de 437 cv e tração 4x4, ganha até R$ 70 mil de desconto e autonomia elétrica de 57 km.
BYD Shark, picape híbrida de 437 cv e tração 4×4, ganha até R$ 70 mil de desconto e autonomia elétrica de 57 km.

Para reboque, a homologação permite puxar até 2.500 kg quando o implemento possui freios próprios.

Estrutura monobloco e conforto de rodagem

A construção monobloco aproxima o comportamento de um automóvel, especialmente porque há suspensões independentes de braços sobrepostos com molas helicoidais nos dois eixos.

Os freios a disco atuam nas quatro rodas de 18 polegadas, calçadas em pneus 265/65 R18.

O arranjo prioriza conforto sem abrir mão de controle de carroceria, característica importante para quem alterna cidade, estrada e trechos de terra.

Interior e equipamentos de tecnologia

Por dentro, a proposta equilibra acabamento e tecnologia.

BYD Shark, picape híbrida de 437 cv e tração 4x4, ganha até R$ 70 mil de desconto e autonomia elétrica de 57 km.
BYD Shark, picape híbrida de 437 cv e tração 4×4, ganha até R$ 70 mil de desconto e autonomia elétrica de 57 km.

ar-condicionado de duas zonas com saídas para o banco traseiro, painel digital e central multimídia com tela giratória.

O pacote inclui câmeras com visão de 540°, recurso útil em manobras, e tomadas VTOL (Vehicle to Load), que permitem alimentar equipamentos externos.

O acesso por chave presencial e os bancos em material que imita couro completam a lista de conveniências.

Segurança e assistentes de condução

Nos itens de segurança, a picape reúne seis airbags, controles de estabilidade e tração e um conjunto de assistências ativas.

Entre as funções estão controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, reconhecimento de placas, monitor de ponto cego, farol alto automático e alerta de abertura de portas.

O pacote posiciona a Shark entre as opções mais completas da categoria em recursos eletrônicos.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
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Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

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