1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras vai hibernar campos de petróleo na Bahia e haverá demissões em massa
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras vai hibernar campos de petróleo na Bahia e haverá demissões em massa

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 20/04/2020 às 09:31
Atualizado em 21/04/2020 às 15:06
Bahia Petrobras Petróleo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A política de hibernação de plataformas e operações da Petrobras atingiu não apenas suas atividades marítimas offshore, mas também seu portfólio de ativos terrestres em sua Unidade de Operações Bahia(UO-BA),  que resultará em demissões em massa, onde estão empregados cerca de 5 mil operários próprios e terceirizados. Informações são do Sindipetro Bahia.

Leia também

Eles receberam no dia 8 de abril, um comunicado da Petrobras a respeito da hibernação, consequentemente, a interrupção das atividades no estado enquanto durar a pandemia. O sindicato ainda afirma que não foi detalhado quais ativos serão atingidos pela medida, mas segundo informações internas, os campos de Miranga, Santiago, Candeias e  Taquipe sitiados nas cidades de Pojoca, Catu, São Sebastião do Passé, Candeias e São Francisco do Conde serão os escolhidos, devido a critérios técnicos.

Investimentos da Petrobras cancelados em 2020 no UO-BA

Os campos de petróleo que ainda restaram da lista, localizados nas cidades de Mata de São João, Cardeal da Silva, Esplanada, Entre Rios, Alagoinhas e Araças, também devem ter seus investimentos de 2020 congelados, inviabilizando a produtividade destes ativos e a manutenção dos 5 mil empregos, entre próprios e terceirizados, proveniente destas atividades.

Plano de Demissão Voluntária da Petrobras ou Remanejamento

Atualmente estão empregos na UO-BA algo em torno de 900 funcionários diretos da estatal, que apresentou duas propostas distintas para estes: Aceitarem ser remanejados para as refinarias no nordeste (Abreu e Lima, Potiguar Clara Camarão, Landulpho Alves [RLAM], Lubnor), que são as mais prováveis ou aceitarem o Programa de Demissão Voluntária. Para os trabalhadores terceirizados, que são por volta de 4 mil operários, a maior parte também sofrerá com o fantasma da demissão.

Os estados do Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe também serão atingidos com essa nova a medida, tanto em ativos terrestres quanto marítimos.

Agravado pela crise do coronavírus e a guerra do petróleo travada entre Arábia Saudita e Rússia, o sindicato acusa a estatal de se apoiar neste advento para acelerar seus planos de privatização.

A redução das atividades da Petrobras na UO-BA deve iniciar em Maio

A estatal deve começar interromper as operações já no começo de maio de 2020, com cerca de 50% de cortes na Bahia. Atualmente 32 mil barris petróleo, além do gás, são processados na UO-BA, movimentando mais de 2 bilhões anualmente.

Acontece que os municípios que dependem da arrecadação dos royalties, ISS e geração de empregos, podem se encontrar em maus lençóis nesse momento de crise.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos