Menu
Início Petrobras usa IA Generativa para apoiar 100 mil trabalhadores.

Petrobras usa IA Generativa para apoiar 100 mil trabalhadores.

5 de dezembro de 2023 às 10:48
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Petrobras, Microsoft, ChatPetrobras, inteligência artificial, IA, Azure OpenAI Service, tecnologia, empresa, colaboradores, ferramenta, inovação, transformação digital, segurança da informação, dados empresariais, produtividade
Batizada de ChatPetrobras, solução implementada com a Microsoft Azure OpenAI Service irá apoiar os times da Petrobras na geração de conteúdo criativo e analítico, com segurança e privacidade

A solução ChatPetrobras, desenvolvida em parceria com a Microsoft Azure OpenAI Service, foi criada com o intuito de oferecer suporte aos colaboradores da Petrobras na produção de conteúdo inovador e analítico, priorizando a segurança e a privacidade dos dados. Esta ferramenta irá revolucionar a forma como a empresa aborda a geração de conteúdo.

“Estabelecemos uma parceria duradoura com a Petrobras e estamos satisfeitos em participar do processo de resolução de desafios da empresa por meio da tecnologia. Esta iniciativa é um excelente exemplo de como a inteligência artificial da Microsoft pode ser utilizada em diversos setores, com o potencial de contribuir para a transformação da indústria de Energia. Isso resulta no aprimoramento da produtividade da equipe e na melhoria da eficiência operacional, por meio da obtenção de insights e colaboração”, explica Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.

Através do uso do ChatPetrobras, a empresa obterá mais informações para tomar decisões mais ágeis e precisas, gerar insights valiosos para o negócio e otimizar processos internos. O serviço Azure OpenAI utilizado no ChatPetrobras oferece recursos para compreensão e geração de linguagem natural, tradução e geração de código. Isso trará benefícios para diversas áreas da empresa, incluindo a Exploração & Produção (E&P), Reservatórios e Poços, bem como os segmentos administrativos e corporativos, como Comercialização, TIC, Engenharia, Jurídico e Recursos Humanos. Essa solução será a base para a incorporação de IA generativa nas aplicações da Companhia e faz parte da estratégia para democratização do uso de inteligência artificial na Petrobras. A meta da empresa é que todos os colaboradores estejam preparados para atuar como cientistas de dados, tendo acesso de maneira rápida e simples tanto às habilidades técnicas quanto às ferramentas avançadas para agregar cada vez mais valor à empresa por meio da IA.

Artigos recomendados

Reviravolta tecnológica na Petrobras

O lançamento do ChatPetrobras, de acordo com Carlos Augusto Barreto, o gerente executivo de Tecnologia da Informação e Comunicações da Petrobras, é um marco na trajetória da empresa, evidenciando o compromisso da mesma com a inovação e com a transformação digital. Barreto também ressalta que a Petrobras, ao longo de seus 70 anos, sempre buscou se reinventar, procurando soluções inovadoras para os desafios enfrentados no setor de energia. Segundo ele, a utilização de inteligência artificial por meio dessa solução é uma maneira de elevar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos processos da empresa.

Através dessa ação, a Petrobras se junta às principais empresas globais que estão adotando a IA generativa com inovação, aproveitando a segurança oferecida pelo Azure OpenAI Service para criar uma solução destinada ao uso corporativo.

O ChatPetrobras foi concebido levando em consideração as políticas de segurança da informação, proteção de dados, conformidade, normas e regulamentações governamentais do Brasil, às quais a Petrobras está sujeita como uma empresa de economia mista, visando evitar a exposição de informações internas e assegurando a integridade dos dados empresariais. A solução integra as mais avançadas camadas de segurança e proteção nativas do Azure OpenAI Service, com todos os dados protegidos sob o domínio interno da Companhia.

A Petrobras criou, em parceria com a Microsoft, uma nova ferramenta interna para auxiliar suas equipes nas tarefas do dia a dia. Denominada ChatPetrobras, a ferramenta utiliza o modelo GPT e a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) do Microsoft Azure OpenAI Service. O aplicativo já está acessível por meio de um portal interno para 110 mil colaboradores da Petrobras, incluindo funcionários e prestadores de serviço, e permite a realização de diversas atividades, como a elaboração de relatórios, resumos, apresentações, além de responder perguntas e dúvidas dos usuários. **A expectativa é que a implantação da plataforma otimize a rotina de trabalho na empresa, resultando em reduções de tempo e custos nos processos administrativos e operacionais.**

Fonte: Petrobrás


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar