A solução ChatPetrobras, desenvolvida em parceria com a Microsoft Azure OpenAI Service, foi criada com o intuito de oferecer suporte aos colaboradores da Petrobras na produção de conteúdo inovador e analítico, priorizando a segurança e a privacidade dos dados. Esta ferramenta irá revolucionar a forma como a empresa aborda a geração de conteúdo.
“Estabelecemos uma parceria duradoura com a Petrobras e estamos satisfeitos em participar do processo de resolução de desafios da empresa por meio da tecnologia. Esta iniciativa é um excelente exemplo de como a inteligência artificial da Microsoft pode ser utilizada em diversos setores, com o potencial de contribuir para a transformação da indústria de Energia. Isso resulta no aprimoramento da produtividade da equipe e na melhoria da eficiência operacional, por meio da obtenção de insights e colaboração”, explica Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.
Através do uso do ChatPetrobras, a empresa obterá mais informações para tomar decisões mais ágeis e precisas, gerar insights valiosos para o negócio e otimizar processos internos. O serviço Azure OpenAI utilizado no ChatPetrobras oferece recursos para compreensão e geração de linguagem natural, tradução e geração de código. Isso trará benefícios para diversas áreas da empresa, incluindo a Exploração & Produção (E&P), Reservatórios e Poços, bem como os segmentos administrativos e corporativos, como Comercialização, TIC, Engenharia, Jurídico e Recursos Humanos. Essa solução será a base para a incorporação de IA generativa nas aplicações da Companhia e faz parte da estratégia para democratização do uso de inteligência artificial na Petrobras. A meta da empresa é que todos os colaboradores estejam preparados para atuar como cientistas de dados, tendo acesso de maneira rápida e simples tanto às habilidades técnicas quanto às ferramentas avançadas para agregar cada vez mais valor à empresa por meio da IA.
Reviravolta tecnológica na Petrobras
O lançamento do ChatPetrobras, de acordo com Carlos Augusto Barreto, o gerente executivo de Tecnologia da Informação e Comunicações da Petrobras, é um marco na trajetória da empresa, evidenciando o compromisso da mesma com a inovação e com a transformação digital. Barreto também ressalta que a Petrobras, ao longo de seus 70 anos, sempre buscou se reinventar, procurando soluções inovadoras para os desafios enfrentados no setor de energia. Segundo ele, a utilização de inteligência artificial por meio dessa solução é uma maneira de elevar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos processos da empresa.
- Em 1858, esse homem ‘descobriu o petróleo’, mas não foi reconhecido e morreu na mais completa pobreza
- Petrobras consegue virada do ano na Justiça e fato alerta empresas como Vale, Americanas e outras
- Com a grande descoberta de 13 reservatórios de petróleo, país se prepara para entrar no seleto grupo de países africanos produtores, com potencial para revolucionar sua economia
- Petrobras é processada e poderá perder quantia bilionária após decisão que deve ocasionar demissão em massa
Através dessa ação, a Petrobras se junta às principais empresas globais que estão adotando a IA generativa com inovação, aproveitando a segurança oferecida pelo Azure OpenAI Service para criar uma solução destinada ao uso corporativo.
O ChatPetrobras foi concebido levando em consideração as políticas de segurança da informação, proteção de dados, conformidade, normas e regulamentações governamentais do Brasil, às quais a Petrobras está sujeita como uma empresa de economia mista, visando evitar a exposição de informações internas e assegurando a integridade dos dados empresariais. A solução integra as mais avançadas camadas de segurança e proteção nativas do Azure OpenAI Service, com todos os dados protegidos sob o domínio interno da Companhia.
A Petrobras criou, em parceria com a Microsoft, uma nova ferramenta interna para auxiliar suas equipes nas tarefas do dia a dia. Denominada ChatPetrobras, a ferramenta utiliza o modelo GPT e a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) do Microsoft Azure OpenAI Service. O aplicativo já está acessível por meio de um portal interno para 110 mil colaboradores da Petrobras, incluindo funcionários e prestadores de serviço, e permite a realização de diversas atividades, como a elaboração de relatórios, resumos, apresentações, além de responder perguntas e dúvidas dos usuários. **A expectativa é que a implantação da plataforma otimize a rotina de trabalho na empresa, resultando em reduções de tempo e custos nos processos administrativos e operacionais.**
Fonte: Petrobrás