1. Início
  2. / Economia
  3. / Perspectivas econômicas para 2023: CNI revela crescimento do PIB e contrastes setoriais
Tempo de leitura 2 min de leitura

Perspectivas econômicas para 2023: CNI revela crescimento do PIB e contrastes setoriais

Escrito por Corporativo
Publicado em 12/10/2023 às 17:03
PIB destaca-se em 3,3%
Foto: https://revistaoeste.com/
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Crescimento do PIB destaca-se em 3,3%, enquanto a indústria de transformação sofre queda de 0,5%.

No atual cenário econômico, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) destaca uma projeção animadora para o PIB brasileiro em 2023, apontando para um crescimento de 3,3%. No entanto, enquanto alguns setores demonstram força, outros enfrentam desafios significativos.

Desvendando os números da indústria

Ao analisar a indústria de transformação, percebe-se uma expectativa de retração de 0,5% para este ano. Essa queda é amplamente influenciada pela demanda decrescente e pela diminuição da produção, com um olhar mais crítico para os setores que dependem fortemente do crédito. O cenário de juros elevados tem se mostrado um obstáculo para esses segmentos.

Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, pondera: “A indústria, crucial para a robustez da produção brasileira e sua contínua inovação, enfrenta momentos de retração. Impactada por juros elevados e nosso sistema tributário, sua capacidade de investimento e crescimento é desafiada.”

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Outros segmentos industriais, no entanto, apresentam desempenhos variados. Há uma expectativa de crescimento do PIB industrial em 2% em 2023. A indústria extrativa, apoiada na produção de minério de ferro, petróleo e carvão mineral, tem uma estimativa otimista de crescimento de 6,7% neste ano. Além disso, a indústria da construção e os serviços industriais de utilidade pública (SIUP) também indicam expansões de 1,5% e 5,3%, respectivamente.

Mário Sérgio Telles, gerente-executivo de Economia, destaca: “Embora parte da indústria relacionada ao mercado externo tenha um bom desempenho este ano, a indústria de transformação é pressionada por políticas econômicas e desafios na demanda.”

Setores em destaque para 2023

O setor agropecuário, com safras promissoras de soja e milho, prevê um impressionante crescimento de 15,5% em 2023, mesmo com o cenário global moderado. Enquanto isso, o setor de Serviços, grande protagonista do crescimento econômico no primeiro semestre, espera um crescimento revisado de 2,1% para o ano.

O comércio exterior brasileiro também tem notícias animadoras. A CNI projeta exportações de US$ 331 bilhões, resultando em um superávit comercial recorde de US$ 73,7 bilhões em 2023.

Indicadores econômicos em foco

A inflação, monitorada pelo IPCA, está prevista para fechar 2023 em 4,9%. Apesar de ser um número menor que o registrado em 2022, ainda está acima da meta estabelecida.

Finalizando, em relação à taxa Selic, o cenário sugere uma desaceleração da inflação. Com cortes previstos pelo Comitê de Política Monetária (Copom), a expectativa é que a taxa Selic termine 2023 em 11,75% ao ano.

Fonte: Jornalismo – CNI.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos