O Chevrolet Onix automático tem sido um sucesso de vendas há mais de uma década. Descubra todos os detalhes sobre o modelo e se ainda vale a pena investir neste popular carro da Chevrolet em 2024.
A primeira geração do Chevrolet Onix marcou um grande sucesso no mercado brasileiro. Lançado em 2012 para substituir o Corsa, o Onix rapidamente conquistou seu espaço, tornando-se o carro mais vendido do país em 2015, um posto que manteve até 2020, quando a segunda geração já estava em circulação. Mesmo não liderando mais as vendas, o Onix solidificou seu legado como um dos carros mais populares no Brasil. Confira os detalhes do Chevrolet Onix automático e descobrirá se ele ainda é uma boa opção no mercado de usados.
Chevrolet Onix automático entrega 106 cv de potência
Sendo o maior sucesso da GM nos últimos anos, o carro popular da Chevrolet era referência entre os hatches compactos, reunindo qualidades como estilo, conforto, rendimento e conteúdo acima da média. Especialmente a partir de 2014, quando foi lançado o Chevrolet Onix automático.
O câmbio automático de seis marchas, o mesmo GF6 do Cobalt, Spin e do Primeiro Cruze, era sempre combinado com o motor 1.4 com 106/98 cv e 13,9/13 kgfm. Nem tão potente, mas não tão fraco, entregando um desempenho aceitável, indo de 0 a 100 km/h em cerca de 13 segundos. Desta forma, o consumo do Chevrolet Onix automático fica na casa dos 12,9 km/l em ambiente urbano e 15,9 km/l no circuito rodoviário, sempre com gasolina.
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A reestilização do carro popular da Chevrolet ainda trouxe evoluções com os motores chamados SPE 4, com novos pistões, bielas e anéis, além de uma central eletrônica recalibrada, que melhoraram o consumo. Ainda houve a troca da direção hidráulica pela elétrica e a redução da altura livre do solo, tudo pensando na redução de consumo, que chegou aos 18%, conforme dados da fabricante.
Destaques do carro popular da Chevrolet
Com a plataforma do Chevrolet Cobalt e o bom acerto da suspensão, elevou o nível da categoria, com Onix demonstrando comportamento ágil e seguro sem comprometer o conforto. Para um carro lançado há mais de uma década, o acabamento exibe tecidos de boa qualidade e plásticas bem encaixados.
O bom nível de equipamentos vem do fato de todos os Chevrolet Onix automáticos contarem com freios ABS, direção com regulagem de altura, painel digital, ar-condicionado, além de rodas de liga leve aro 15. O aclamado MyLink, central com tela de 7 polegadas sensível ao toque, era opcional.
A reestilização do Chevrolet Onix automático corrigiu alguns pontos. Por dentro, os puxadores internos da porta passaram para a posição tradicional, aposentando a antiga alça em posição excessivamente baixa. Já a central multimídia MyLink trocou os comandos abaixo da tela por botões mais visíveis de volume, sintonia e seleção de faixas musicais e passou a ter Android Auto e Apple Carplay.
Pode ser interessante considerar também o carro popular da Chevrolet na versão Activ, modelo aventureiro que surgiu após a reestilização. Ele é identificado pelos adereços de plástico preto empalhados pela carroceria e pelas barras longitudinais no teto.
Problemas e defeitos apresentados no Chevrolet Onix automático
Sendo robusto e confiável, o câmbio automático de seis marchas pode apresentar problemas como demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente ré. O conserto exige mão de obra especializada e raramente fica abaixo dos R$ 5 mil.
Também é importante ficar atento aos ruídos anormais ao esterçar o veículo: o problema é causado pela entrada de ar no sistema, que com o tempo acaba danificando a bomba hidráulica. A direção elétrica foi implementada em 2017.
É válido destacar que os modelos 2014 e 2015 sofreram com problemas de fabricação no filtro de combustível envolvendo as unidades fabricadas entre outubro de 2013 e abril de 2014. Os chassis vão de EG200546 a FG117462.