A Panasonic intensifica sua parceria com a Tesla, anunciando melhorias nas baterias 2170 para Model 3 e Model Y. Com aumento na densidade energética, a empresa planeja inaugurar fábrica nos EUA, visando redução nos preços dos veículos elétricos.
Em um movimento estratégico, a Panasonic revelou planos para a produção de uma versão aprimorada das baterias 2170, amplamente utilizadas nos modelos da Tesla, como o popular Model 3 e Model Y. Além do aumento na densidade energética dessas células, a empresa japonesa visa otimizar o ritmo de produção, incluindo a inauguração de uma nova fábrica nos Estados Unidos. Essa iniciativa não apenas aprimorará a performance dos veículos elétricos, mas também tem o potencial de impactar positivamente nos custos, contribuindo para a redução dos preços desses automóveis.
Veja: Perspectivas da Panasonic para a demanda global de veículos elétricos
Tesla e Panasonic: Parceria fortalecida na produção de baterias
Atualmente responsável por aproximadamente 10% da produção global de baterias para veículos elétricos, a Panasonic mantém uma parceria crucial com a Tesla, sendo essa a principal cliente nos Estados Unidos.
O Chief Technology Officer (CTO) da Panasonic, Shoichiro Watanabe, afirmou em entrevista à Bloomberg que a produção das versões melhoradas das células 2170 iniciará na fábrica em Nevada, EUA, entre 2024 e 2025.
-
Chevrolet Equinox, equipado com motor 2.0 turbo, 262 cv, 37 kgfm de torque, 468 litros de porta-malas e 0 a 100 km/h abaixo de 8 segundos, merece sua atenção como opção de carro usado na faixa dos R$ 100 mil
-
Por menos de R$ 100 mil, a Fiat Toro 2.0 Diesel automática de 2019 combina motor de 170 cv, tração 4×4, câmbio de 9 marchas e caçamba generosa, posicionando-se como uma das opções mais equilibradas do mercado de usados para quem busca versatilidade sem abrir mão de desempenho
-
O SUV mais econômico do mercado brasileiro? Kia Niro 2026 prova eficiência ao registrar 24,6 Km/L e passar dos 1.000 Km
-
Com motor 1.0 turbo, 6 marchas e controle de estabilidade, HB20 conquista o 4º lugar entre os carros usados mais procurados de 2025
A notável melhoria na densidade energética das baterias significa que menos células serão necessárias para construir um veículo elétrico, potencialmente resultando em uma diminuição no preço global, conforme destacado por Watanabe.
Panasonic planeja quadruplicar produção de baterias até 2030 visando reduzir os preços dos veículos elétricos
O CTO expressou a meta de quadruplicar a produção das baterias para veículos elétricos até 2030, sem a necessidade de investir em novas instalações fabris.
A empresa planeja aprimorar o ritmo de fabricação, visando atender à crescente demanda por baterias de alta qualidade.
Paralelamente a esses avanços, uma unidade de produção de células 2170 está em construção em De Soto, no Kansas.
No entanto, essa unidade foi redesenhada para lidar com baterias maiores de 4680, destinadas aos futuros modelos da Tesla.
Em meio a esses desenvolvimentos, a empresa está prestes a anunciar uma terceira fábrica, reforçando seus objetivos de produção para 2030.
Panasonic fortalece sua presença nos EUA
As declarações de Watanabe surgem em um momento estratégico, coincidindo com medidas do governo Biden que oferecem subsídios à fabricação de células de bateria nos Estados Unidos, atraindo empresas renomadas como a Panasonic para contribuir com o setor.
Recentemente, a companhia fechou um acordo para adquirir material de ânodo de silício nano-composto de uma empresa californiana, prometendo aumentar o alcance dos veículos elétricos para “viagens ininterruptas de 800 quilômetros e recargas de 10 minutos”.
Esses avanços indicam uma fase importante para a indústria de veículos elétricos, com a Panasonic desempenhando um papel crucial na evolução tecnológica e na expansão da infraestrutura para fins sustentáveis.
Fonte: Olhar Digital



Seja o primeiro a reagir!