Porto de Vitória entra em nova era com operação inédita, conectando logística moderna, eficiência portuária e tecnologia operacional
O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) realizou, em 30 de julho de 2024, uma operação inédita e altamente relevante para a cadeia logística do Espírito Santo. Assim, o terminal operado pela Log-In Logística Integrada, em Capuaba, consolidou-se como protagonista em movimentação portuária ao receber o maior navio Panamax já descarregado no complexo de Vitória.
Operação inédita impulsiona modernização do Porto de Vitória
A operação ocorreu na última quarta-feira, dia 30 de julho de 2024, com o navio Legendary Diva, agenciado pela Orion Rodos e vindo da China. Portanto, a embarcação, que trouxe 33 mil toneladas de fertilizante, foi descarregada no berço 202, dentro da área administrada pela Vports.
Por conseguinte, o Legendary Diva, sem guindaste de bordo e com porte bruto de 83 mil toneladas, exigiu uso exclusivo dos modernos guindastes móveis portuários (MHC) do TVV, equipamento único em Capuaba para esse tipo de operação. Dessa forma, a movimentação tornou-se um marco para o terminal, uma vez que reflete diretamente o ciclo de modernização e ampliação tecnológica realizado nos últimos anos.
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Avanços tecnológicos e ajustes operacionais consolidam novo patamar
De acordo com Gustavo Paixão, Diretor de Terminais da Log-In, “o terminal passou por um ciclo de renovação da infraestrutura, ampliação de retroárea, incorporação de novas tecnologias e aquisição de equipamentos operacionais de grande porte, como os MHCs. Portanto, esses avanços ampliaram, de modo significativo, a produtividade do terminal, tornando possível executar operações cada vez mais complexas e em maior escala.”
Além disso, para que a operação pudesse ser realizada, a Vports promoveu ajustes estratégicos nas normas de atracação do Porto de Capuaba. Assim, houve o aumento do limite de porte bruto permitido, de 70 mil para 83 mil toneladas, e também a revisão das exigências de produtividade mínima diária. Portanto, essas atualizações demonstram, com clareza, a busca contínua por maior eficiência e segurança nas operações.
Outro fator essencial foi a dragagem do canal do porto, realizada entre abril e maio de 2024, garantindo calado de 12,5 metros com investimento de R$ 30 milhões. Com isso, o Porto de Vitória passou a permitir acesso de embarcações maiores, o que se refletiu de imediato na chegada do Legendary Diva.
Modernização eleva eficiência e atratividade logística
Para Gustavo Serrão, diretor-presidente da Vports, a ampliação da capacidade logística portuária foi um objetivo estratégico. Ele destaca: “A mudança garante esse atendimento a navios graneleiros e de carga geral, com maior eficiência, incrementando nossa capacidade de movimentação de carga.”
Além disso, Paixão ressalta que a atuação conjunta entre Log-In e Vports foi decisiva para viabilizar a operação, sobretudo garantindo segurança e conformidade regulatória. Dessa maneira, as atualizações normativas criaram ambiente propício para operações de grande escala, elevando o padrão do Porto de Vitória e abrindo espaço para novos tipos de carga e embarcações.
Impactos na cadeia logística e na economia capixaba
A operação, concluída em julho de 2024, representa um avanço estratégico para a logística do Espírito Santo, já que oferece uma alternativa moderna para o escoamento e recebimento de granéis sólidos. O destaque recai, sobretudo, para o impacto direto na cadeia de suprimentos do agronegócio, em especial nas culturas do café, que têm forte presença na economia capixaba.
Segundo Paixão, ao viabilizar operações logísticas ágeis e robustas, o TVV contribui para eficiência do abastecimento e fortalecimento da infraestrutura portuária capixaba. Por isso, ele enfatiza: “O TVV se apresenta agora como uma solução completa. Temos estrutura, segurança, agilidade e um ambiente regulatório adequado para operar granéis em larga escala. Este é um marco para nós, para o Porto de Vitória e para o Espírito Santo como um todo.”
Log-In Logística Integrada: perfil e abrangência operacional
A Log-In Logística Integrada, responsável pelo TVV, oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a diversos modais e serviços. Assim, conecta, por terra e mar, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, conta com uma frota de nove navios porta-contêineres, com capacidade total de 24.366 TEUs, operando rotas regulares que ligam os principais portos do país à Argentina, Paraguai e Uruguai.
Além do TVV, a Log-In administra um terminal intermodal em Itajaí (SC), dedicado a operações logísticas especializadas. Também, por meio da Tecmar, empresa do grupo, oferece serviços rodoviários robustos, incluindo Less than Truckload (LTL), Full Truckload (FTL), gestão de armazenagem e transporte de contêineres. Portanto, com mais de 1.300 veículos próprios e uma rede de 50 armazéns, a empresa cobre todo o território nacional.
Soluções integradas e inovação logística nacional
A integração entre a ampla malha rodoviária de distribuição de cargas fracionadas e a navegação costeira da Log-In criou o produto Rodo-Cabotagem. Dessa maneira, o serviço une as melhores características dos modais rodoviário e marítimo. Com isso, garante uma solução logística única e altamente eficiente para o mercado nacional.