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Obras milionária em ponte percorrida por 2,6 milhões de veículos avança e conta com vagas de emprego para interessados em atuar no projeto que já tem data para ser concluído

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/11/2024 às 15:11
Nova ponte da ERS-130 avança com investimentos milionários, vagas de emprego e dúvidas sobre o cumprimento do prazo até dezembro. (Imagem/ ilustração Inteligência Artificial)
Nova ponte da ERS-130 avança com investimentos milionários, vagas de emprego e dúvidas sobre o cumprimento do prazo até dezembro. (Imagem/ ilustração Inteligência Artificial)
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Com R$ 14 milhões em jogo, a nova ponte promete mudar a região. Vagas abertas e um prazo que divide opiniões: dezembro será suficiente para finalizar essa obra ambiciosa?

Uma ponte que promete revolucionar o tráfego no Vale do Taquari está movimentando milhões em investimentos, gerando empregos e causando discussões fervorosas.

Enquanto a promessa de entregar a obra até o final do ano atrai olhares atentos, a construção da nova travessia da ERS-130, que conecta Lajeado e Arroio do Meio, tornou-se um ponto de interesse regional. Mas será que o prazo tão otimista será cumprido?

A construção da ponte de 172 metros, conduzida pela Engedal, conta com um orçamento de R$ 14 milhões e segue com desafios tanto técnicos quanto políticos.

Com previsão de conclusão em dezembro, o projeto enfrenta críticas quanto ao ritmo das obras e, paralelamente, oferece vagas para profissionais que possam acelerar a finalização.

Atualmente, cerca de 40 pessoas trabalham no local, mas a empresa busca preencher pelo menos 20 novas posições, com prioridade para armadores, carpinteiros, construtores de ponte e engenheiros especializados.

Empregos e avanços na obra

De acordo com a Engedal, a intenção é admitir profissionais imediatamente, reforçando o time para intensificar as etapas mais complexas da construção.

Entre as vagas disponíveis, destacam-se também oportunidades para mestre de obras de pontes e engenheiro de concretagem, refletindo a urgência em garantir o cumprimento do cronograma.

Nas últimas semanas, a movimentação tímida no canteiro foi alvo de críticas públicas.

Um vídeo postado por Roberto Lucchese, diretor da Lyall Construtora e Incorporadora, ganhou grande repercussão nas redes sociais.

Ele questionou não apenas a velocidade da obra, mas também cobrou uma postura mais firme do governo gaúcho e dos deputados estaduais e federais da região.

O progresso técnico

O avanço mais recente foi a conclusão, no final de outubro, do estaqueamento fora do leito do Rio Forqueta.

Conforme a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), foram cravadas 60 estacas que servirão como base para os pilares da ponte.

Essa etapa é considerada crucial para garantir a segurança estrutural da travessia, que será maior e mais elevada do que a anterior.

A concretagem das 24 vigas de 28 metros é o próximo grande passo. Segundo a Engedal, as armações já estão prontas, e o trabalho começará imediatamente.

Até o momento, 16 das 48 estacas do leito do rio foram finalizadas, consolidando o progresso nos três pilares que ficarão submersos.

Uma travessia moderna

A nova ponte terá 172 metros de extensão, 51 metros a mais do que a antiga, e estará cinco metros acima do nível anterior.

O projeto inclui duas faixas no pavimento principal e espaço dedicado a pedestres e ciclistas, um ganho significativo para a mobilidade local. Mesmo assim, as expectativas e as dúvidas sobre o prazo seguem altas.

A pressão política e comunitária

O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, expressa otimismo cauteloso. Embora em constante contato com autoridades estaduais, ele não esconde a preocupação com o cumprimento do cronograma.

“É difícil acreditar que consigam terminar no prazo, mas estamos na torcida”, afirma ele, mencionando os transtornos causados pelas travessias alternativas na Ponte de Ferro e na Ponte do Exército.

Bruxel também destaca que tem recebido críticas da população, mas ressalta que, como se trata de uma obra estadual, seu papel é apenas cobrar das autoridades responsáveis.

“Estamos fazendo a nossa parte, pressionando quem deve executar”, reforça.

Cronograma da ponte está apertado

Desde o início do projeto, em junho, etapas como a sondagem do solo, a montagem do canteiro de obras e a produção de peças pré-moldadas foram concluídas com rapidez.

No entanto, o prazo estreito para a entrega total da ponte até dezembro gera ceticismo, especialmente entre os líderes locais e empresários.

Será que essa obra tão aguardada vai superar os desafios e cumprir o prazo prometido, ou teremos mais um caso de adiamento que frustra expectativas e gera ainda mais transtornos?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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