1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Obras da usina nuclear Angra 3: acumuladores fabricados pela Nuclep estão a caminho da usina
Tempo de leitura 2 min de leitura

Obras da usina nuclear Angra 3: acumuladores fabricados pela Nuclep estão a caminho da usina

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 23/09/2020 às 15:31
equipamento da Nuclep para obras da usina nuclear angra 3 da eletronuclear
Estão a caminho da usina nuclear em Angra dos Reis dois acumuladores. Os equipamentos encomendados pela Eletronuclear a Nuclep serão para Angra 3

Estão a caminho da usina nuclear em Angra dos Reis dois acumuladores. Os equipamentos encomendados pela Eletronuclear a Nuclep serão para Angra 3

Finalmente as obras da usina nuclear de Angra 3 iniciam em outubro de 2021. Oito acuuladores encomendados a Nuclep pela Eletronuclear para integrar no sistema de resfriamento de Angra 3, destes, dois já estão a caminho da usina.

Leia também

Dois acumuladores (JNG 12 e JNG 21) já deixaram o parque fabril da Nuclep com destino ao almoxarifado geral da usina nuclear de Angra 3. A previsão é que os outros seis equipamentos sejam entregues à Eletronuclear até o final de 2021.

“Um projeto como esse, com requisitos nucleares de categoria I, que é o Core Business da nossa empresa, e demanda mão de obra especializada com qualificações específicas de fabricação, não há hoje viabilidade de execução em nenhuma empresa de caldeiraria comum. O que ressalta e evidencia o papel fundamental da Nuclep no Programa Nuclear Brasileiro”, comentou o presidente da empresa, almirante Carlos Henrique Silva Seixas, em entrevista exclusiva ao Petronotícias

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
CAVALO-DE-PAU NA BAHIA
O incrível registro fotográfico dos primórdios da produção de petróleo no mar no Brasil
Ícone de Episódios Saiba Mais

Sobre os equipamentos

Os acumuladores que fazem parte do sistema de resfriamento da usina, são equipamentos de sistema passivo, isto é, independe de energia elétrica, que em caso de emergência, o mesmo despeja água pressurizada rica em boro no circuito do reator para efetuar o resfriamento.

Com 22 toneladas e cerca de 14,2 metros de comprimento, cada um dos equipamentos tem capacidade máxima em operação de 34m³ e 56 toneladas.

Além dos acumuladores, a Nuclep também está construindo para a usina nuclear Angra 3 os condensadores, componentes responsáveis pelo resfriamento do circuito secundário (água que não passa pelo reator).

Confira abaixo o vídeo dos acumuladores deixando o pátio da Nuclep rumo a usina nuclear Angra 3

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos