Hatch europeu chega em versão híbrida e dá “spoilers” do que esperar para os futuros modelos fabricados no Brasil.
O Fiat Grande Panda estreia sua versão híbrida leve na Europa. O modelo serve de base para o novo Fiat nacional, que será feito em Betim (MG) a partir de 2026. Além disso, o hatch europeu adianta detalhes do sistema híbrido que equipará futuros modelos da Jeep no país.
O hatch europeu que revela o futuro do novo Fiat nacional
O Fiat Grande Panda lançado na Europa é a principal inspiração para o novo Fiat nacional. A produção está confirmada para a fábrica de Betim (MG), com chegada prevista para 2026. Este carro foi projetado para ser o sucessor do Fiat Argo no mercado brasileiro.
Com 3,99 metros de comprimento, o modelo europeu já oferece indícios claros do que podemos aguardar. As formas e a plataforma servirão de base para o projeto que está em desenvolvimento avançado no Brasil.
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Design retrô e espaço interno: uma inspiração no passado
O design do Grande Panda chama a atenção pelo formato retangular. Suas linhas retas lembram o saudoso Uno, valorizando o espaço interno e conferindo um ar de “crossover” ao hatch. Os faróis de LED pixelados remetem a jogos dos anos 1980, enquanto as lanternas se inspiram na fábrica de Lingotto.
O interior é simples, com plástico duro, mas a montagem é sólida. O espaço é um ponto forte. Graças ao formato da carroceria, o porta-malas atinge 412 litros, um ótimo volume para a categoria. A ausência de uma grande bateria, como na versão elétrica, também ajuda a ampliar o conforto para os ocupantes.
Motor híbrido inovador: a tecnologia que estreará na Jeep
Esta versão híbrida leve de 48V é inovadora. Ela combina um motor 1.2 turbo a gasolina de 101 cv com um propulsor elétrico de 29 cv. Juntos, entregam 110 cv de potência. O sistema é tão eficiente que funciona como um híbrido pleno (HEV), permitindo ao carro rodar até 1 km em modo totalmente elétrico.
A parte elétrica deste conjunto é idêntica à que será adotada no Jeep Commander nacional. O câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, chamado e-DCT, também é uma novidade importante que veremos no Brasil.
Ao volante: como anda o Grande Panda Híbrido?
O Grande Panda Hybrid se mostra ágil, especialmente nas retomadas. O motor elétrico oferece um impulso extra que compensa qualquer atraso do motor a combustão. Segundo a Fiat, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,2 segundos.
A direção é leve, ideal para o uso urbano. A suspensão equilibra bem estabilidade e conforto, sendo mais macia que a da versão elétrica. O câmbio merece elogios pelas trocas suaves entre a propulsão elétrica e a térmica. Em um teste de 156 km, o consumo registrado foi de 13,8 km/l.
O que esperar do sucessor do Argo para 2026?
O desenvolvimento do novo Fiat nacional está em fase avançada. O modelo já é testado no Brasil com sua carroceria definitiva. Ele chegará em 2026 com opções de motor 1.0 aspirado e 1.0 turbo, com as versões mais baratas custando menos de R$ 100 mil.
Seu posicionamento será de um carro de entrada, podendo ser o substituto do Argo e até do Mobi. O nome final ainda não foi definido. As opções incluem manter Argo, resgatar Novo Uno ou lançar uma alcunha inédita, sendo esta última a hipótese mais provável no momento.