A construção da Pista Ascendente da Rodovia dos Imigrantes nos anos 70 foi uma façanha da engenharia. Descubra qual foi o principal equipamento de terraplanagem na construção da Rodovia dos Imigrantes e as tecnologias que venceram a Serra do Mar.
A Rodovia dos Imigrantes, vital ligação entre São Paulo e o litoral, é um marco da engenharia brasileira. Sua Pista Ascendente (ou Pista Norte), inaugurada em 1976, representou um desafio colossal ao transpor a Serra do Mar. Contrariando a ideia de que tratores comuns seriam suficientes, a obra exigiu maquinário pesado e especializado.
Este artigo analisa o principal equipamento de terraplanagem na construção da Rodovia dos Imigrantes (Pista Ascendente) e as tecnologias de perfuração usadas nos seus complexos túneis, com base em informações históricas e técnicas.
A Serra do Mar: um obstáculo geográfico e geológico monumental para a engenharia rodoviária
Transpor a Serra do Mar foi o desafio primordial. Esta formação geológica apresenta topografia acidentada, encostas íngremes e vales profundos, coberta por densa floresta tropical. A complexidade geológica, com variações na estabilidade de rochas e solos, exigiu métodos construtivos inovadores, resultando na opção por um extenso sistema de túneis e viadutos para minimizar o impacto ambiental e vencer a diferença de altitude. No contexto do “Desenvolvimentismo” dos anos 70, o Brasil já contava com grandes empreiteiras e acesso a maquinário avançado, como o da Caterpillar.
-
Um arranha-céu torcido de US$ 1 bilhão e mais de 70 andares, criado para resistir a furacões — mas atualmente boa parte dos apartamentos continua vazia
-
Isolado há décadas, Jalapão só agora iniciou a construção de um novo aeroporto para atender turistas e moradores
-
Túnel subaquático brasileiro vai usar mesma tecnologia da megaobra que conecta Dinamarca e Alemanha — entenda os planos da nova infraestrutura
-
As 10 melhores cores para pintar a parede externa e ter uma fachada incrível
Operações de terraplanagem na Imigrantes: mais que tratores, uma frota especializada em vencer o terreno
As operações de terraplanagem para a Pista Ascendente foram de grande magnitude. Máquinas Caterpillar, incluindo motoniveladoras (motor graders), tiveram um papel fundamental na conformação do leito estradal. Embora os ‘scrapers’ (motoniveladoras transportadoras) fossem comuns em grandes projetos rodoviários da época para movimentar grandes volumes de terra, seu uso como principal equipamento no trecho íngreme e rochoso da Serra do Mar para a Pista Ascendente não é explicitamente confirmado nas fontes consultadas, sendo mais provável seu emprego nas seções de aproximação.
É praticamente certo o uso de outros equipamentos pesados indispensáveis, como tratores de esteira (bulldozers) para desmatamento e abertura de caminhos, e conjuntos de escavadeiras/pás carregadeiras e caminhões basculantes de grande porte para escavação e transporte, especialmente em áreas confinadas. Os “tratores comuns” da época seriam inadequados para a escala da obra.
A complexa construção dos túneis da Pista Ascendente e a tecnologia de perfuração
A Pista Ascendente original incorporou 11 túneis, totalizando 3.825 metros de extensão. Um dos aspectos mais inovadores foi a introdução pioneira no Brasil do Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM), que utiliza a própria rocha como principal elemento de suporte, com revestimentos flexíveis de concreto projetado e tirantes.
Embora as fontes não detalhem os modelos exatos, a aplicação do NATM na década de 1970 implica fortemente o uso de perfuratrizes de rocha hidráulicas, provavelmente montadas em “jumbos”, que ofereciam maior eficiência e taxas de penetração que as antigas perfuratrizes pneumáticas. A construção dos túneis foi complexa devido à geologia variável da Serra do Mar, à escala da escavação e à logística subterrânea.
Outras inovações tecnológicas que marcaram a construção da Pista Ascendente da Imigrantes
O arrojo tecnológico da Pista Ascendente foi além da terraplanagem e tunelamento. Foram empregadas fôrmas deslizantes para viadutos elevados, tecnologias de cimbramento em balanços sucessivos, fabricação e lançamento de vigas pré-moldadas protendidas, uso intenso de cura eletrotérmica do concreto e a introdução de estacas-raiz para consolidação de taludes. Essas inovações demonstram uma abordagem holística para a adoção de engenharia avançada.
Pista Ascendente e o principal equipamento de terraplanagem na construção da Rodovia dos Imigrantes
A construção da Pista Ascendente da Rodovia dos Imigrantes demandou, inquestionavelmente, o emprego de uma frota de maquinaria pesada e especializada. Confirma-se o uso de motoniveladoras, e infere-se fortemente o papel crucial de tratores de esteira, escavadeiras e caminhões basculantes como parte do principal equipamento de terraplanagem. Em relação aos ‘scrapers’, sua utilização principal provavelmente se deu nas seções de aproximação, e não de forma disseminada no trecho mais íngreme da serra.
As perfuratrizes hidráulicas, no contexto do método NATM, foram críticas para a execução dos complexos túneis. A Pista Ascendente permanece um projeto emblemático, um catalisador para novas tecnologias construtivas no Brasil e um testemunho da capacidade da engenharia nacional em superar desafios formidáveis.