1. Início
  2. / Construção
  3. / O primeiro trem da Linha 6-Laranja chegou para a maior obra da América Latina, um projeto de 15 km que ligará a Zona Norte ao Centro
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

O primeiro trem da Linha 6-Laranja chegou para a maior obra da América Latina, um projeto de 15 km que ligará a Zona Norte ao Centro

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/07/2025 às 12:12
Chegou o Primeiro Trem da Linha 6-Laranja; Veja Fotos e a Nova Data de Inauguração
Chegou o Primeiro Trem da Linha 6-Laranja; Veja Fotos e a Nova Data de Inauguração
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Após mais de uma década de atrasos, a maior obra de infraestrutura da América Latina começa a se tornar realidade com a chegada da primeira composição, mas a operação completa ainda vai demorar.

O Governo do Estado de São Paulo recebeu, na manhã desta quinta-feira, 10 de julho de 2025, o primeiro dos 22 trens que vão operar na futura Linha 6-Laranja do Metrô. A chegada da composição é um marco para a obra, que acumula uma longa história de atrasos e paralisações desde que foi anunciada pela primeira vez.

De acordo com o Governo de São Paulo, o novo trem da Linha 6-Laranja será utilizado para a fase de testes a partir de setembro. A nova previsão é que a linha, que ligará a Zona Norte ao Centro da capital, comece a operar para o público em 2026, transformando a mobilidade de mais de 600 mil passageiros por dia.

O que é a Linha 6-Laranja? A “linha das universidades”

A Linha 6-Laranja é um projeto de metrô totalmente subterrâneo, com 15 estações e 15,3 km de extensão. Ela vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim (Linha 1-Azul), no Centro, passando por bairros como Perdizes e Higienópolis.

Apelidada de “linha das universidades”, seu trajeto vai atender importantes instituições de ensino, como a PUC-SP, a FAAP e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. A expectativa é que a linha atenda cerca de 630 mil passageiros por dia.

A longa história de uma obra: os atrasos e a retomada em 2020

O primeiro trem da Linha 6-Laranja chegou para a maior obra da América Latina, um projeto de 15 km que ligará a Zona Norte ao Centro

A história da Linha 6-Laranja é marcada por uma série de atrasos. Anunciada em 2008, a obra teve seu edital publicado apenas em 2013. As obras, que deveriam ter sido concluídas em 2020, foram suspensas em 2016 por dificuldades do consórcio responsável na época.

Após a rescisão do contrato em 2018, o projeto ficou paralisado. As obras só foram retomadas em 2020, quando a concessão foi assumida pela concessionária Linha Uni, liderada pela empresa espanhola Acciona.

A chegada do primeiro trem em julho de 2025

A chegada do primeiro trem da Linha 6-Laranja é o passo mais concreto para a conclusão da obra. A composição, fabricada pela Alstom em sua unidade em Taubaté (SP), foi entregue no Pátio Morro Grande.

Este é o primeiro de um total de 22 trens que irão compor a frota da linha. A partir de setembro de 2025, ele será usado para os primeiros testes operacionais nos trilhos já instalados.

A nova previsão de entrega: operação a partir de 2026

O primeiro trem da Linha 6-Laranja chegou para a maior obra da América Latina, um projeto de 15 km que ligará a Zona Norte ao Centro

Com os sucessivos atrasos, o prazo de entrega da obra foi adiado várias vezes. A previsão inicial era 2012, depois 2020 e, mais recentemente, 2025.

Agora, a nova estimativa oficial do Governo de São Paulo é que o trem da Linha 6-Laranja comece a operar em setembro de 2026. Devido aos atrasos, o contrato de concessão com a Linha Uni foi estendido de 25 para 28 anos.

Tecnologia de ponta: como serão os novos trens?

Os trens da Linha 6-Laranja serão os mais modernos em operação no Brasil. Eles contarão com a tecnologia “driverless”, ou seja, serão totalmente automatizados, sem a necessidade de um condutor na cabine.

As composições terão salão de passageiros contínuo (sem divisão entre os vagões), ar-condicionado, e um design moderno. A operação automatizada permitirá uma maior frequência de trens e mais eficiência no serviço.

E você, acredita que a nova data de entrega da Linha 6-Laranja será cumprida? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x